Seguimento Interior Norte e Centro - Maio 2025

Apanhei 29.7°C no vale do Dão, temperatura mais alta entre Viseu e Santar, Nelas
1000030837.webp

Por volta das 15h30 volto a passar o vale. Talvez por Alcafache, acho que é mais quente por lá.

30.1°C em Alcafache, algo suspeitos os 31°C de Viseu(cidade) 200 metros de altitude acima. Não passei dos 30.1°C em nenhum sítio nas últimas duas horas...
1000030855.webp

Vou passar por lá com o MT só por curiosidade.

1000030856.webp

No mesmo minuto o MT marcava menos 1.2°C e mais 3% de hr. Relativamente próximo, dou o benefício da dúvida à estação do ipma.
1000030863.webp

Última edição:
Que maravilha de paisagens! Belas fotos!!

Quais são as serras visíveis no horizonte, para lá das nuvens baixas, na foto do meio? Deve ser o maciço da Gralheira, depois do vale do Vouga?
Pode ser, e mais à direita o início do Montemuro, mas os perfis das serras confundem-se vistos dali, pois também pode ser a parte mais a sul da Estrela e a serra do Açor.

Última edição:
Pelo perfil não parece. As fotos foram tiradas Domingo de manhã e nessa vista o sol está na direcção contrária, acho que a vista terá de ser para os quadrantes NO-Norte. :unsure:
Talvez o Montemuro então. Parece-me muito distante para ser a Arada, mas a foto pode enganar.

Que maravilha de paisagens! Belas fotos!!

Quais são as serras visíveis no horizonte, para lá das nuvens baixas, na foto do meio? Deve ser o maciço da Gralheira, depois do vale do Vouga?
Sentido oposto.
Ia responder Estrela e Açor, mas vendo a foto e daquele local talvez seja Açor e Lousã. Penso que daquela perspectiva a Estrela estará ligeiramente mais à esquerda.

PS: vou ver se encontro fotos de outras visitas ao local, para tirar dúvidas.

Hoje fui à zona dos loggers remotos.
Novamente os tons amarelados das serras, desta vez na zona do Bustelo, Castro Daire.
Vista de Sul para o vale do Varosa, fotos tiradas a 880m.
Para Noroeste, Almofala ao fundo
1000030901.webp

Para Norte, zona do logger a azul(772m)
1000030900.webp

Para Nordeste
1000030902.webp

Complementando o mapa do wunderground com os dados dos meus loggers
adas.jpg

Grandes diferenças nestes inícios de noite de "Verão", como esperava.
asdas.jpg