Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2013

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Espanha qualquer "penico" alto tem neve :w00t::w00t::w00t:

Mais ou menos...mais ou menos.
Na zona centro, no maciço central as coisas não tem sido tão boas para queda de neve, embora este ano as coisas estejam mais compostas.
Nos caso de Manzaneda e Sanabria, as entradas de norte foram muito benéficas nos últimos tempos, mas também aí temos de ter atenção não só à altitude como à latitude, e também ao facto de serem cadeias montanhosas mais extensas que as nossas, propiciando o micro-clima de montanha tão necessário às quedas de neve mais abundantes.
Nesta altura, final de Março, até a Serra da Estrela está bem melhor do que noutros anos. E a previsão é de continuar a queda de neve a altitudes superiores a 1400 mts (por vezes um pouco menores) nos próximos dias.

No final dos anos 90, precisamente por esta altura, desloquei-me a Sanábria. Pelos 1500\1600 mts de altitude a altura de neve na estrada era tal, que os meios mecânicos de limpeza das estradas estavam todos a trabalhar - a essa altitude a altura de neve era superior a 4 metros. Uma barbaridade :D
 


olaria

Cirrus
Registo
21 Mar 2013
Mensagens
2
Local
Marinhais
Serra da estrela

Boa tarde, gostaria de saber se algum de vocês sabe dizer se existe possibilidade de nevar entre hoje e amanha na Serra da Estrela? Eu vou amanha de manha para a Serra pelo lado da Covilha e vou ficar no Sabugueiro mas tenho receio de encontrar a estrada cortada, se alguem souber alguma coisa agradeço. Obrigado
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Re: Serra da estrela

Boa tarde, gostaria de saber se algum de vocês sabe dizer se existe possibilidade de nevar entre hoje e amanha na Serra da Estrela? Eu vou amanha de manha para a Serra pelo lado da Covilha e vou ficar no Sabugueiro mas tenho receio de encontrar a estrada cortada, se alguem souber alguma coisa agradeço. Obrigado

Está prevista bastante precipitação esta noite. Segundo o modelo GFS a cota de neve andará pelos 1500/1600m. Independentemente disso as condições na zona da torre deverão estar adversas pelo que não é de excluir a hipótese de a circulação poder ser cortada. Durante o restante dia de 6ª a precipitação diminuirá pelo que, a ser cortada a circulação, é natural que seja restabelecida ao longo do dia.
 

olaria

Cirrus
Registo
21 Mar 2013
Mensagens
2
Local
Marinhais
Re: Serra da estrela

Está prevista bastante precipitação esta noite. Segundo o modelo GFS a cota de neve andará pelos 1500/1600m. Independentemente disso as condições na zona da torre deverão estar adversas pelo que não é de excluir a hipótese de a circulação poder ser cortada. Durante o restante dia de 6ª a precipitação diminuirá pelo que, a ser cortada a circulação, é natural que seja restabelecida ao longo do dia.

Obrigado pela resposta, eu vou logo de manha espero chegar perto das 10 da manha e antes de começar a subir vou me tentar informar da situaçao. Obrigado
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Nevão fecha estradas na Serra da Estrela
As estradas de acesso à Torre, na Serra da Estrela, estão encerradas hoje de manhã, disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve.

Um nevão que começou a cair desde o início da última noite obrigou a fechar as ligações a partir dos Piornos, na encosta da Covilhã, e desde a Lagoa Comprida, do lado de Seia.

As estradas foram encerradas pelas 00:30.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê queda de neve acima de 1200 metros para hoje e acima dos mil metros para sábado.

Continua a haver previsão de neve para domingo, mas só nos pontos mais altos da montanha, a partir dos 1200 a 1400 metros.

Lusa/SOL