Seguimento Interior Norte e Centro - Março 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
na parte mais alta da covilha neva com mais frequencia mas quando neva no fundão são sempre maiores as acumulações e a cotas mais baixas

Tens razão, tenho observado isso também ao longo dos anos, hoje tiveram acumulação aos 400m enquanto nós acima dos 550m e com mais quantidade, e em relação ás cotas já ouve vezes mais desfasadas. É um belo microclima, aquela zona entre Valverde / Fundão / Souto da Casa.

o Fundão devia promovido a cidade neve é a cidade a mais baixa altitude e mais a sul que conheço que tem sempre os maiores nevões

O Fundão como está (entalado entre a serra da Gardunha e Serra da Estrela) na base da Serra da Gardunha, quando ocorre neve desde que não sejam entradas do quadrante norte, talvez consiga reter ar mais frio à superfície do que a Covilhã e daí maiores nevões, julgo eu. Afinal, como o próprio nome indica Fundão fica num sítio mais abaixo do que a Serra e a Covilhã fica numa encosta. São só suposições da minha parte. :)

Boa tarde, Covilhã 7.4°c no auriol a 610mts que é a máxima que registei hoje.
Dia prometeu de manhã , mas acabou por ser enfadonho com muitos chuviscos e encoberto que nem deu praticamente para ver a encosta da Serra.
Praticamente sempre assim:
07d9954871d7201a2f771f09bf49a4da.jpg
f0b2a01da7fa834c67aef4a1866c82f3.jpg

Enviado do meu SM-J500FN através do Tapatalk

Última edição:
Em síntese, apesar do água-neve que assisti hoje e de "meia dúzia de flocos mais definidos" (ainda que bem ensopados...) num aguaceiro mais acelerado, considero que foi um dia para morrer na praia... A neve falhou-me talvez por cerca de 2ºC/1.5ºC, tendo a mínima diária chegado pela manhã aos 3.5ºC.

São situações destas que podem potenciar a neve aqui, mas mesmo assim parece que ainda faltou algum frio em altura desta vez. O vento de leste ajuda a que estes fenómenos ocorram conservando a vida dos flocos, mas de qualquer modo continuo sem compreender porque razão este buraco/eixo Tondela/Santa Comba Dão/Mortágua é tão quente nestas situações. É nestas condições que no Caramulo ocorre o reverso da medalha isto é passa a nevar mais na vertente sotavento e pouco ou nada na barlavento, como de resto se viu hoje também. No Caramulo a acumulação só era mais expressiva a partir dos 780/800m.

Ao contrário de 2010 em que a precipitação entrou já com frio acumulado e a precipitação provocou a restante descida (após um início de noite de céu limpo), desta vez o motor do frio foram os aguaceiros unicamente, tanto que a temperatura só começou a descer mais a sério assim que a precipitação intensificou, o que é normal devido ao aumentado arrefecimento evaporativo da massa ar superficial, característico deste encontro de massas de ar mais húmidas e quentes com outra mais seca e fria continental.

Por agora novos aguaceiros e temperatura em queda, 7.8ºC

Há um vídeo partilhado na página do "Meteo Trás os Montes", no Facebook, que comprova o fenómeno...

Como ainda tenho o relógio pela hora antiga, só saí de casa por volta das 9 da manhã, deve ter nevado entre as 7 e as 8 que é o custume por aqui, a temperatura mínima é atingida sempre por volta das 8, mas os dias já são maiores e agora o sol nasce mais cedo.

Não vi um único floco de neve aqui em CB, hoje :(, mas por volta das 9 da manhã quando fui comprar o jornal, estava um frio bem bom, o suficiente para me enregelar as mãos.

Como ainda tenho o relógio pela hora antiga, só saí de casa por volta das 9 da manhã, deve ter nevado entre as 7 e as 8 que é o custume por aqui, a temperatura mínima é atingida sempre por volta das 8, mas os dias já são maiores e agora o sol nasce mais cedo.

Não vi um único floco de neve aqui em CB, hoje :(, mas por volta das 9 da manhã quando fui comprar o jornal, estava um frio bem bom, o suficiente para me enregelar as mãos.
Eu vi numa página do fb em Castelo Branco, uns flocos de neve por volta das 5 da manhã...