Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2010



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Boa tarde.

Por aqui 9,6ºC e um pequeno aguaceiro que acabou de passar trazia algum granizo no início.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Para termos mais ou menos uma noção da cota de neve na webcam de S.Lourenço, Penhas Douradas, a ~1280m de altitude:

lqwhg2kz.jpg


Aos 1650m parece haver neve. No entanto poderá apenas ser o reflexo do sol nas rochas molhadas.

Ainda a dizer que há instantes, a estação do Xurés do meteogalicia, junto a Pitões das Júnias e a 1058m de altitude, estava com 1,9ºC.
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
Para termos mais ou menos uma noção da cota de neve na webcam de S.Lourenço, Penhas Douradas, a ~1280m de altitude:

lqwhg2kz.jpg


Aos 1650m parece haver neve. No entanto poderá apenas ser o reflexo do sol nas rochas molhadas.

Ainda a dizer que há instantes, a estação do Xurés do meteogalicia, junto a Pitões das Júnias e a 1058m de altitude, estava com 1,9ºC.

André verifica novamente a imagem da web cam agora. será neve?
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
André verifica novamente a imagem da web cam agora. será neve?

É difícil distinguir.
O que é certo é que a temperatura em Manteigas desceu para os 6,8ºC.

Mas se foi neve não acumulou, visto o placard continuar bem visível. Com neve, deixar-se-à de ver a rica azul do placard.
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
pois tens razão. deve ter sido um valente aguaceiro que ali passou. se se manter assim a precipitação terão grandes hipóteses de serem contemplados pelo elemento branco. a temperatura neste momento vai baixando
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Actualmente na Pousada S. Lourenço (Manteigas), na webcam não se vê rigorasamente nada, muito nevoeiro. Talvez após a passagem deste aguaceiro se possa ver alguma neve, caso tenha caído.

http://www.asestrela.org/webcam/#

Por Castelo Branco, muito sol e poucas nuvens.

Mesmo que nestes aguaceiros esteja a cair alguma neve, que é possível, mas difícil discernir pelas imagens da webcam, dificilmente estará a acumular, pois a temperatura deve estar um pouco acima dos 0º àquela altitude, e além do mais está tudo molhado e húmido da muita chuva da noite passada, teria de arrefecer ainda bastante mais até alguma neve conseguir pegar penso eu de que..
 

FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Mesmo que nestes aguaceiros esteja a cair alguma neve, que é possível, mas difícil discernir pelas imagens da webcam, dificilmente estará a acumular, pois a temperatura deve estar um pouco acima dos 0º àquela altitude, e além do mais está tudo molhado e húmido da muita chuva da noite passada, teria de arrefecer ainda bastante mais até alguma neve conseguir pegar penso eu de que..

Sim realmente tens razão! A neve não combina muito com o chão molhado, e eu que o diga x)

Aqui o Céu está parcialmente encoberto, e a temperatura vai descendo, 11.3ºC
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Deixo aqui como curiosidade estes dados de uma estação Galega, penso que bem perto de Sanabria:

Não faz parte da mesma geografia da Serra da Estrela mas a sensação térmica é espectacular... :cold::cold:

xares.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,210
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Que temperatura estará nessa zona da Pousada de S. Lourenço?

P.Douradas (1380m) estava com 1,4ºC às 16h.
Manteigas (800m) com 6,8ºC às 17h.
Eu diria que na Pousada de S.Lourenço (1280m) a temperatura rondará os 2-3ºC.

Agora não sei se é neve ou se é a webcam molhada.

ase54.jpg


Se calhar é tudo à mistura. :p