Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2010

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A estação do Soito nunca me inspirou muita confiança, mas não digo que não...

Porquê?

Comparação da evolução da temperatura na estação do Soito e do Sabugal (estação mais próxima).

semttulo40.png


semttulo3n.png
 


PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
A estação do Soito nunca me inspirou muita confiança, mas não digo que não...

Pedro,

Os valores das estações amadoras devem sempre ser vistos com algum cepticismo pois, por norma, não terão o mesmo índice de fiabilidade da rede oficial do IM.

Mas convém notar que o Soito fica numa zona planáltica, a mais de 800 m de altitude, com condições muito favoráveis para a formação de geada.
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
Pela Covilhã, tudo estável aos 3.0ºC.

Vamos ver se continua assim noite dentro...

Penso que reportas da zona da Rua da Saudade e, nestas madrugadas de geada, a zona alta da Covilhã, como aquela em que te encontras, ou o Spiritmind, ficam sempre a perder para a zona baixa, menos ventosa e mais húmida.

Repara que de acordo com a rede do IM, às 21 h, a temperatura no aeródromo da Covilhã era de apenas 1,1ºC, com uma humidade de 77%.
O Spiritmind, por exemplo, neste preciso momento, tem 3,7ºC e uma humidade de apenas 58%.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
-------------------------------
A estação do Soito nunca me inspirou muita confiança, mas não digo que não...

Conheço bem essa zona, e o Soito e aldeias vizinhas (Aldeia do Bispo, Lageosa, Aldeia Velha, Foios) são muito frios e dados a fortes inversões térmicas...
Eu não estou a conseguir aceder aos dados de temperatura no soito.net...:huh:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Penso que reportas da zona da Rua da Saudade e, nestas madrugadas de geada, a zona alta da Covilhã, como aquela em que te encontras, ou o Spiritmind, ficam sempre a perder para a zona baixa, menos ventosa e mais húmida.

Repara que de acordo com a rede do IM, às 21 h, a temperatura no aeródromo da Covilhã era de apenas 1,1ºC, com uma humidade de 77%.
O Spiritmind, por exemplo, neste preciso momento, tem 3,7ºC e uma humidade de apenas 58%.

Essas diferenças já foram registadas ainda não há muitos dias, em que eu tinha cerca de 1.5ºC abaixo da estação do spiritmind, embora a distancia da Saudade até à estação dele não seja muito grande.

Quando fizer a "sonda" com o data logger, vou dar um passeio pela Covilhã e visitar alguns sítios... um bastante interessante é a rotunda do rato, onde nestes dias, mesmo a pé (a temperatura desce gradualmente junto a nós), nota-se que há uma queda bastante significativa na temperatura. Mas isso são dados e conclusões para tirar noutra altura...

Covilhã (Saudade): 2.8ºC (osc. -+0.1ºC)

;);)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Segundo o Zoelae, às 23:09 estava a nevar na aldeia dele, perto de Vinhais. ;)

------------

EDIT (23:40).

Entretanto já falei com ele.
Segundo o que ele me contou, foi um aguaceiro de neve. Na altura do aguaceiro estava com 0,0ºC.
Entretanto o aguaceiro passou, já se vêem estrelas novamente e a temperatura está nos 0,9ºC.

Imagem de satélite, com bastante nebulosidade visível na fronteira.

semttulo3mi.jpg
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Vai ficando fresco, muito graças à ausência do vento...:D

Actuais 1.4ºC e 82%HR.

-------------------------------
A estação do Soito nunca me inspirou muita confiança, mas não digo que não...

Posso afiançar que tanto o Souto como o Sabugal, são zonas de microclima frio, por influência na orientação montanhosa desde espanha e de uma ribeira nesse local. Apesar da altitude, esses 2 locais comportam-se quase todo o ano como se situassem na Guarda, relatimente frio no inverno ou fresco no verão.

Também chamo a atenção que nas estações amadoras devemos assegurar que a temperatura é lida pelo menos a 1.5m do solo! Senão vamos estar a medir outras coisas, da mesma forma que não se deve colocar termômetros junto a paredes, tectos ou debaixo das árvores! Às vezes é difícil, não dá escolha possível, mas é sempre preferível colocar no local mais normal/standard!
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Essas diferenças já foram registadas ainda não há muitos dias, em que eu tinha cerca de 1.5ºC abaixo da estação do spiritmind, embora a distancia da Saudade até à estação dele não seja muito grande.

Quando fizer a "sonda" com o data logger, vou dar um passeio pela Covilhã e visitar alguns sítios... um bastante interessante é a rotunda do rato, onde nestes dias, mesmo a pé (a temperatura desce gradualmente junto a nós), nota-se que há uma queda bastante significativa na temperatura. Mas isso são dados e conclusões para tirar noutra altura...

Covilhã (Saudade): 2.8ºC (osc. -+0.1ºC)

;);)

Dave, já deves ter percebido que a zona onde resides, que até tenho bastante saudade :), está localizado no último terço mais elevado da covilhã, susceptível a mais brisas. Por essa razão tem temperaturas mais baixas que no aerodromo, mas em dias de inversão térmica fica susceptível ao vento podendo a temperatura subir quando pensamos que devia continuar a descer. Eu nasci na covilhã, e vivi aí 6 anos quando estudei na UBI, e pude constatar que das zonas mais frias,apesar de mais abrigada era aquele vale da UBI onde depois segue a subir para santo antónio! Muito frio mesmo, essa subida no inverno fica à sombra a partir das 11h da manhã, nem descongela a geada! :) experimenta medir algures aí com a tua sonda! E depois conta-nos as conclusões a que chegaste!
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Sim... a subida para Stº António é tramada...

No nevão do ano passado (pelo menos num deles, já não me lembro em qual...) tive de ir à reitoria e o carro ainda se "negou" algumas vezes durante a subida... embora não seja nada de muito íngreme, o gelo fazia com que o carro fosse sempre a patinar...

Já que conhece a UBI, aqui fica outro local que de certo se lembrará também, que é o espaço entre o polo I e a fase 6... :cold:


Quanto à "sonda", já pedi o "cérebro" daquilo, mas supostamente só mo enviaram por volta de 23 de Dezembro... cá não há e de fora, tenho de me sujeitar (pois trata-se de um sample)...



;);)
 

FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Aqui por Castelo Branco a temperatura também anda baixa.
Estão 1.7ºC e o céu estrelado.
Está a cair uma boa geada lá fora, os carros já estão branquinhos!! :D
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Conheço bem essa zona, e o Soito e aldeias vizinhas (Aldeia do Bispo, Lageosa, Aldeia Velha, Foios) são muito frios e dados a fortes inversões térmicas...
Eu não estou a conseguir aceder aos dados de temperatura no soito.net...:huh:

o meu avô é de vale de espinho (cerca de 900 m) e também conheço bem essa zona. penso que o soito seja sensivelmente a 875 m e que a aldeia com altitude mais elevada seja os Foios (950 m).
já lá apanhei -10ºc e o côa totalmente gelado.
de noite em dias de calma é uma zona mais fria que a Guarda (1050 m na zona mais alta) mas em dias de neve normalmente mais seco e com temperaturas máximas mais elevadas que a guarda (por isso a neve fica mais dias no solo junto da serra da estrela)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Manhã fresca com muita e grossa geada, parece que nevou... vento fraco e céu limpo com neblina.

Mínima de -1.9ºC. :D