Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2010



Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
no meteotomar
a estação regista -0,3
:thumbsup:
e só estamos por aqui a +- 100m altitude

Acho que a altitude não está a ter muita influencia nas temperaturas..

Ontem, saí de tomar em direção a casa (Ferreira do zezere) ás 4h da manhã, e no meu carro marcava 0,5ºC em tomar.. Quando cheguei aqui á minha terra o meu carro marcava 4ºC e situa-se a 350m d altitude, Uns 200m a mais que tomar e a apenas 18 km de distancia.. :huh:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Bragança, IPB: -2ºC
Bragança, Flor da Ponte (Z13): -2,2ºC
Bragança, Vale Churido (Fil): -0,8ºC
Bragança, Samil: -0,5ºC

Os dados estão lançados
gfs-7-24_kyt1.png

gfs-7-30_txv7.png

gfs-7-36_spj6.png


Agora é só seguir os satélites e radares;)

EUMETSAT_MSG_AMV-westernEurope.png



image.ashx
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
O vento e a nebulosidade apareceram fazendo a temperatura disparar dos 0.5ºC de há hora e meia para os actuais.:(:sad:

Actuais 2.5ºC e 74%HR...
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
Acho que a altitude não está a ter muita influencia nas temperaturas..

Ontem, saí de tomar em direção a casa (Ferreira do zezere) ás 4h da manhã, e no meu carro marcava 0,5ºC em tomar.. Quando cheguei aqui á minha terra o meu carro marcava 4ºC e situa-se a 350m d altitude, Uns 200m a mais que tomar e a apenas 18 km de distancia.. :huh:

olá mix
na estação do meteotomar a essa hora estavam -1.2º e a estação localiza-se numa zona bem mais baixa do que a cidade
a altitude tem realmente influencia nas temperaturas porem existem sempre mais não sei quantos factores que tb podem influenciar
não costumo ter dados de comparação entre ferreira e tomar(infelizmente) porem devido há altitude de ferreira e não sei se é o caso eu diria que ferreira teria sempre temperaturas mais baixas que tomar devido há diferença de 250m em altitude o que já é algo significativo
ps. quem me dera que tomar estivesse a 350m em altitude
:thumbsup:
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
olá mix
na estação do meteotomar a essa hora estavam -1.2º e a estação localiza-se numa zona bem mais baixa do que a cidade
a altitude tem realmente influencia nas temperaturas porem existem sempre mais não sei quantos factores que tb podem influenciar
não costumo ter dados de comparação entre ferreira e tomar(infelizmente) porem devido há altitude de ferreira e não sei se é o caso eu diria que ferreira teria sempre temperaturas mais baixas que tomar devido há diferença de 250m em altitude o que já é algo significativo
ps. quem me dera que tomar estivesse a 350m em altitude
:thumbsup:

Apesar de ferreira estar a uns 250 m de altitude a mais que tomar, nas ultimas vezes que nevou aqui, acho que tambem caiu em tomar.. Certo ? :huh:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
olá mix
na estação do meteotomar a essa hora estavam -1.2º e a estação localiza-se numa zona bem mais baixa do que a cidade
a altitude tem realmente influencia nas temperaturas porem existem sempre mais não sei quantos factores que tb podem influenciar
não costumo ter dados de comparação entre ferreira e tomar(infelizmente) porem devido há altitude de ferreira e não sei se é o caso eu diria que ferreira teria sempre temperaturas mais baixas que tomar devido há diferença de 250m em altitude o que já é algo significativo
ps. quem me dera que tomar estivesse a 350m em altitude
:thumbsup:

Em noites de inversão térmica, a altitude é um factor pouco ou nada importante!

As razões prendem-se com a orografia do terreno! Nestes dias, os vales acumulam frio em detrimento das zonas elevadas na proximidade. O ar frio pode ser interpretado como um fluido que vai escoando para as zonas mais baixas. Numa noite propicia à inversão térmica, o ar frio mais denso, mantém-se à superfície e escoa para um vale ou bacia/cova.

Castelo branco é pouco propício a inversoes térmicas, encontra-se numa zona planaltica com falhas a oeste e a este para onde escoa algum ar frio. No caso da covilhã na zona do aerodromo reúne condições propicias para inversão térmica, pois está situado no local mais baixo da covilhã inserido na cova da beira! Permite que no aerodromo a 450m ocorra quase a mesma temperatura do que na parte alta da covilhã a 750m.
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
Em noites de inversão térmica, a altitude é um factor pouco ou nada importante!

As razões prendem-se com a orografia do terreno! Nestes dias, os vales acumulam frio em detrimento das zonas elevadas na proximidade. O ar frio pode ser interpretado como um fluido que vai escoando para as zonas mais baixas. Numa noite propicia à inversão térmica, o ar frio mais denso, mantém-se à superfície e escoa para um vale ou bacia/cova.

Castelo branco é pouco propício a inversoes térmicas, encontra-se numa zona planaltica com falhas a oeste e a este para onde escoa algum ar frio. No caso da covilhã na zona do aerodromo reúne condições propicias para inversão térmica, pois está situado no local mais baixo da covilhã inserido na cova da beira! Permite que no aerodromo a 450m ocorra quase a mesma temperatura do que na parte alta da covilhã a 750m.

ora nem mais
boa explicação
:thumbsup: