Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2010

Xurro

Cirrus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
9
Local
Miratejo, Alcains - Castelo Branco, Covilhã
Boa tarde a todos os membros do fórum!

Trajecto Alcains (Castelo Branco) - Covilhã (UBI) pela Estrada Nacional 18:
- temperatura medida através do termómetro do carro oscilou entre os 3ºC e os 0ºc;
- chuva desde Alcains até Soalheira;
- água-neve a partir da Soalheira;
- neve com acumulação a partir de Alpedrinha;
- Serra da Gardunha, a subir e a descer, coberta de neve;tractor a fazer de limpa neves;
- a partir do Hotel Príncipe da Beira água-neve novamente;
- na A23 até à Covilhã apenas chuva; vislumbra-se acumulação de neve nas encostas como já foi demonstrado por outros membros.

Cumprimentos
 


white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boa tarde a todos.

Por informações de amigos meus que estão em Cinfães, a neve começou a cair por volta das 11h da manha, :D com pouca acumulação na Vila, a serra de Montemuro está cortada ao transito desde o inicio da tarde. ;) Em fornelos, uma aldeia de cinfães, a neve começou a cair por volta da 1h da tarde, mas por pouco tempo, agora chuva miudinha, :unsure: mas com nuvens muito mas muito carregadas.... :rolleyes: diz-se sentir uma sensação térmica bem agreste :cold: Via telefone a pouco soube, tambem que em Castelo de Paiva, caía agua neve...:cool:
Pena ser 2ºf, pois estive la por essas zoans no weekend:sad: mas havera oportunidades futuras, pois isto ainda so ta a começar!! :p

saudações
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
estive novamente no fundão e está lá a cair um grande nevão acumula inclusive nas estradas um fenomeno nada habitual já que na zona baixa da covilha não acumula ainda mais estranho que na autoestrada mesmo ao lado cerca de 2 3 km não há nada

o gfs na run das 12 já recuou em relação ao frio a 850 vamos esperar que volte a recuar e o frio se aguente até á precipitação esta madrugada

hirlam muito bom para a madrugada

ww_ita8w218.gif


e aimda melhor para a manha
ww_ita8w2d1.gif


muita discrepância com o gfs
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Neve cortou estrada em Oleiros e fechou escolas em Viseu e na Guarda

A estrada nacional 351, no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, está encerrada devido à queda de neve na região. Em Viseu, as escolas mandaram os alunos para casa depois do almoço por precaução. Também na Guarda as aulas foram suspensas.

A neve levou ao encerramento da Estrada Nacional 351, no concelho de Oleiros, entre os quilómetros 19 e 29, na zona da localidade de Isna, segundo disse ao JN fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Já no distrito de Guarda, segundo a mesma fonte, os acessos ao maciço central da Serra da Estrela permanecem encerrados desde as 9.30 horas de hoje, segunda-feira. A ligação entre a cidade da Covilhã e a Torre está aberta à circulação automóvel.

Citando as indidações das corporações de bombeiros locais, a fonte do CDOS de Castelo Branco adiantou que os "flocos ligeiros" de neve alternam com a queda de chuva, pelo que, "derretem ao tocar o chão" não causando perturbações maiores, nomeadamente nas cidades da Covilhã e Fundão.

No concelho da Guarda, as aulas foram suspensas em várias escolas devido à queda de neve. Segundo uma nota da autarquia, a decisão foi tomada devido ao registo de "condições meteorológicas adversas (gelo e neve)".

Por motivos de segurança, "algumas ruas da cidade e estradas municipais encontram-se encerradas", adianta a autarquia, que solicita aos habitantes da cidade que "andem, preferencialmente, a pé".

A autarquia também recomenda que as pessoas se mantenham atentas "às informações veiculadas via rádio e internet" e "evitem congestionar as linhas telefónicas dos serviços de protecção civil municipal".

Segundo Eduardo Matas, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, a neve começou a cair a meio da manhã "com alguma intensidade mas, por enquanto, a circulação rodoviária ainda se faz com segurança".

Alunos de Viseu enviados mais cedo para casa

A queda de neve levou ao encerramento de escolas do Caramulo (Tondela) e do Norte do distrito de Viseu, mas as estradas mantêm-se transitáveis.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, "a neve não tem sido muito intensa" e não cortou ou condicionou estradas até à hora de almoço, mas algumas escolas optaram por mandar os alunos para casa, por precaução.

"Temos muitas aldeias espalhadas pela serra e tivemos receio de que houvesse problemas no regresso a casa", justificou à Agência Lusa Luís Costa, director do agrupamento de escolas do Caramulo, que integra a escola básica 2/3 e os jardins de infância e as escolas do primeiro ciclo da vila e de S. João do Monte.

Neste âmbito, os 245 alunos do agrupamento "tiveram aulas até às 12 horas, almoçaram mais cedo" e foram transportados para casa, depois de avisados os pais, explicou.

Procedimento idêntico está a ocorrer no concelho de Tarouca onde, depois do almoço, as crianças serão levadas para casa. O mesmo acontece em Lamego, com a escola básica 2/3.

"Meios estão no terreno" em Vila Real


Durante a manhã a neve começou a pintar de branco alguns dos pontos mais altos do distrito de Vila Real, como a Serra do Marão, Alvão ou Padrela, atingindo ainda a capital de distrito, onde neva com alguma intensidade.

Nos concelhos de Vila Real, Boticas, Mesão Frio e Vila Pouca de Aguiar, os alunos das zonas mais altas estão a ser transportados mais cedo para casa.

No centro distrital de Operações de Socorro de Vila Real "chovem" chamadas de pedidos de informação sobre as condições de circulação nas estradas.

O comandante distrital, Carlos Silva, disse à Lusa que a passagem no Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto Espinho, na Serra do Marão, se está a fazer de forma condicionada, circulando-se mas com muitas preocupações. No local estão, segundo referiu, dois limpa neves a proceder a operações de limpeza da via.

A protecção civil aconselha ainda cuidados redobrados nas autoestradas A24 e A7.

O governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, garantiu que "os meios estão no terreno" e "está tudo a postos" para enfrentar a neve "sem grandes preocupações".

Dois limpa-neve estão no Alto de Espinho, Serra do Marão, para desobstruir o IP4 e garantir a fluidez de trânsito, havendo ainda, segundo o responsável mais veículos do género na zona de Murça (IP4), bem como na A24 (zona de Vila Pouca de Aguiar e Bigorne) e A7 (Ribeira de Pena).

A totalidade dos distritos do norte estão sob aviso amarelo, com Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco a apresentarem condições favoráveis para a ocorrência de vento forte e queda de neve, com excepção de Aveiro.

As previsões do Instituto de Meteorologia continuam a prever queda de neve a partir dos 600 metros até quarta-feira.

in: JN
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
eu coloco estes mapas aqui porque me parece importante para o pessoal do seguimento nesta altura

ukmo nova actualização e o frio não cede tal como o hirlam

UW24-7.GIF
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
estive novamente no fundão e está lá a cair um grande nevão acumula inclusive nas estradas um fenomeno nada habitual já que na zona baixa da covilha não acumula ainda mais estranho que na autoestrada mesmo ao lado cerca de 2, 3 km não há nada

Acumular a 450 m no Fundão e não a 450 m na Covilhã, 17 km a Norte, não é comum, mas, como se vê, não impossível! Poderá ter a ver com uma maior precipitação, no Fundão, nas horas iniciais do evento (quando havia mais frio instalado à superfície e em altura).

De qualquer forma, a Covilhã parece-me ter uma boa acumulação acima dos 600 m e, a 750 m, o Spiritmind já relata perto de 10 cm! Inédito, tanto quanto me recordo, e já lá vão 37 anos, em Novembro.
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
IP4 e A24 condicionadas devido à neve.
Estrada Nacional 101 Mesão Frio e EN 322 Campeã - Mondim de Basto cortadas

Escolas de Boticas encerraram depois de almoço, esta é uma consequência da neve.

Estrada Regional 311 está cortada ente os km 49 e 54, no concelho de Boticas.

Reitor decreta tolerância de ponto na UTAD devido às condições climatéricas!

Cai agora água-neve :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)