Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2012

Registo
10 Jan 2009
Mensagens
34
Local
Pailly 700m (Suiça)
Acho que só em Portugal é que 5-10cm de neve são suficientes para cortar uma estrada, definitivamente não somos um país preparado para a neve, o que até é normal visto esta ser rara por cá, somos o país da Europa continental com menos ocorrências de neve.

Então pessoal de Bragança chegou a nevar alguma coisa por aí??

desculpem lá qualquer coisinha, mas voces as vezes dizem coisas tão pouco acertadas.. vivi 13 anos na suiça e vi a cortarem as estradas que davam acesso as montanhas e tambem com 10cm de neve e é um país que esta habituado a invernos bem piores que os nossos.. voces nao se podem esquecer que estamos em portugal. A grande maioria do acesso a torre é por estrada em boas condiçoes, mas a maioria da população nao usa pneus de neve e muito menos correntes. Na suiça é OBRIGATORIO uso de pneus de inverno.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pronto, Ok André, tens razão quanto ás questões ambientais e ao facto de haver poucas infraestruturas a mais de 1300m.

Quanto aos eventos com mais de 20cm em Bragança, acho que nos ultimos 10, 15 anos já devem ter ocorrido algumas vezes..mas não sei ao certo quantas.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Nevão fecha estradas na Serra da Estrela

Um nevão obrigou ao encerramento das estradas do maciço central da Serra da Estrela, disse à agência Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve nos Piornos.

Segundo a mesma fonte, a neve cai com intensidade desde as 05H30 e as estradas foram encerradas pelas 06H00.

Está fechada a principal via, entre Piornos, Torre e Sabugueiro, bem como a estrada entre Lagoa Comprida e Loriga.

A ligação entre Piornos e Manteigas está aberta, mas poderá ser encerrada em breve se a neve continuar a cair.

Nos Piornos, a temperatura pelas 08H45 era de um grau negativo.

Diário As Beiras
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Pouca frequencia de neve?
Neva todos os anos! somos dos paises da Europa com mais precipitação no Inverno...em certos anos podemos ter inclusivé varios metros de neve durante algum tempo a cotas que nem são muito altas...1300, 1600m.. ( lá por não o termos há alguns anos não quer dizer que não venha a acontecer..)


Não entendo, temos cidades em que neva todos os anos por vezes mais de 20cm de cada vez..Guarda, Bragança..

Mas bom...é bem que a malta se prepare para este Inverno pois a tendencia sazonal aponta para mais neve do que nos ultimos anos nas nossas serras..talvez ocorram uns bons nevões esta temporada, pois o padrão apesar de tender para o de 2009-10, será mais frio.. ( mais eventos de NW).

As áreas com mais de 1300m de altitude são muito poucas em Portugal e como disse o André têm muito poucas estradas e quase nenhumas populações. As nevadas nas cidades do Interior não são tão fortes como julgas, falando da realidade de Bragança que é a que conheço melhor, desde que fui para lá vai para 6 Invernos, nunca vi um nevão de mais de 20cm (nem 15cm acho eu), não quer dizer que não possam ter havido nevões maiores no passado mas não são frequentes.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Em Inglaterra neva mais e a neve também é sempre uma surpresa. :p



Espalha-se sal em centros urbanos e artérias principais. Não se espalha sal em estradas de montanha. E muito menos em parques naturais.
Já pensaste no custo que isso teria? Já para não falar das consequências ambientais.




Apenas 2% do território nacional está acima dos 1300m.
Estradas alcatroadas acima dessa cota, só na Serra da Estrela e no acesso às antenas do Marão.

De resto, só por trilhos ou por caminhos de terra batida (muito graças aos parques eólicos).

Povoações acima dos 1300m? Só na Serra da Estrela (Penhas Douradas e Penhas da Saúde).

Mas já agora faz lá uma lista de eventos com 20cm de neve acumulados em Bragança (cidade) nos últimos anos. eheh

Como todos já se aperceberam não nevou em Bragança...
Cada vez mais apercebo-me que entradas de Norte são sempre um fracasso... de Noroeste um fracasso a maior parte das vezes...de leste normalmente são secas.
Em 10 anos que vivo em Bragança não me recordo de nenhum nevão com 20 cm na cidade...as melhores hipóteses de nevar normalmente é quando existe bastande frio instalado e acontece uma entrada humida de sudoeste, é claro que o frio depois acaba por ser varrido, mas normalmente aqui aguenta-se bem. Depois existem também as entradas de oeste que se forem suficientemente frias podem originar boas acumulações. Esta descrição baseia-se acima de tudo no acompanhar atento e na observação dos invernos em bragança. Penso que em 2009 houve uma entrada pura atlântica que deixou boas acumulações uns dias antes do Natal mas como estava em Paris não sei precisar se atingiu 20cm.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Hummm.... discussão interessante...!:)

Em Bragança "cidade", nos últimos 30 anos tenho ideia de 3 (quanto muito 4 ) episódios com acumulações na ordem dos 20cm...

De qualquer forma, para fechar uma estrada bastam 7/8 cm de neve. (uma mão travessa) Pois a maioria dos automóveis com 1 eixo motriz e com pneus de verão apenas avançam em zonas planas, assim que sobe um pouquinho ficam atravessados. Além disso, depende das características de nevada... se estiver muito frio e a primeira neve colar à estrada gelada, bastam 3/4 cm para tudo complicar. Se a neve for muito húmida e a temperatura ligeiramente positiva, os carros têm bastante mais facilidade em avançar, mesmo com os 7 ou 8 cm de acumulação.

:hmm:
 

joberit

Cirrus
Registo
5 Nov 2012
Mensagens
8
Local
Porto
Hoje foi um dia com chuva durante a manhã e Aguaceiros durante a tarde. Neste preciso momento volta a cair outro relativamente moderado. Conta com essa possibilidade principalmente de manhã.

cumps

P.S - Castro Daire :)

Viva Miguel ,
Só aproveitar para agradecer a info . Fui fazer a caminhada prevista ás Minas de Castro Daire e esteve um dia impecável, um pouco de vento Norte mas até ajudou a refrescar.
Obrigado pela dica . :thumbsup:
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Penso que o Z13 disse tudo. Já fiquei totalmente parado em Pas de La Casa com 3/4 cm de neve... tudo porque estavam -10ºC e a estrada ficou uma autêntica pista de gelo, foi o caos completo e nem com sal a situação melhorou.
Também já subi a Serra Nevada a nevar bem (7/8 cm de neve na estrada) e consegui lá chegar a cima sem ter que por as correntes (era de noite e não vi passar um único limpa neves).
Quanto aos eventos de neve de 20 ou mais cms... a memória vale o que vale, mas na Guarda (zona que conheço bem) ocorrem 3/4 por década. lembro-me de um ano que ocorreram 2 nevões no espaço de 5 dias e aí sim houve problemas sérios na circulação. De resto, face à raridade deste acontecimento, não me parece que a EP ou as concessionárias das auto-estradas vão investir muito na limpeza da neve e aplicação de sal nas estradas...
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

manha de céu nublado, mas sem aguaceiros, corre uma brisa fria...

actuais:

céu nublado, não há vento e sigo com 9.2ºC
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
De facto, nevões com 20 cm, ou mais, não há assim muitos à cota a que estão a maioria das nossas cidades. Na Covilhã, e a memória vale o que vale, nevões com 20 ou mais cm recordo um no Carnaval de 83 e outro no Carnaval de 91. Em 2010, houve um com 10/15 cm.

Claro que na Covilhã há menos dias de neve do que em Loriga, Manteigas, Bragança ou Trancoso. E menos ainda que na Guarda ou em Montalegre, mas, mesmo assim, na Guarda não há muitos anos com nevões dessa ordem de grandeza.

Sobre o centro de limpeza de neve da Serra da Estrela deixem-me dizer apenas o seguinte...Como disse o André, e muito bem, as pessoas não se podem esquecer que o uso de salgema num Parque Natural tem consequências no ambiente; ainda assim, e com todas essas limitações, estou certo que o centro de limpeza gasta na casa das toneladas de salgema todos os Invernos.

Por outro lado, não se esqueçam que os condutores portugueses vão para a Serra da Estrela, como quem vai para o Algarve, ou seja, sem correntes para a neve e sem qualquer tipo de preparação sobre a forma de conduzir na neve. Por isso, estou certo que muitas vezes o centro de limpeza de neve fecha as estradas como forma de prevenir acidentes e, sobretudo, congestionamentos. Alguém imagina o que seria resgatar centenas de automóveis e camionetas, a mais de 1900 m de altitude, mesmo que com pouca neve nas estradas, se de repente começasse a nevar copiosamente?!

Abraços aos "meteoloucos" da neve, está oficialmente aberta a nossa época!:thumbsup: