Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2012

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Montalegre recebe primeiro nevão do ano
30 Nov, 2012, 14:23

Em Montalegre, a última noite foi a do primeiro nevão deste final de ano. A queda de neve obrigou ao encerramento da estrada que liga a vila à fronteira com Espanha e já todos se preparam para um novo nevão ao final do dia.

Vídeo em rtp.pt
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa tarde a todos.

Acabado de chegar de Montalegre onde passei a noite.
Resumidamente chegueia Montalegre por volta das 4 da tarde. Não havia precipitação, apenas alguma neve acumulada nas montanhas a Norte em direção a Pitões das Junias, Fui ao Larouco e também tinha alguma ( pouca neve). Andaria com acumulação a partir dos 1100 metros.

A partir das 7 da tarde até ás 9 caiu um forte nevão e ai sim acumulou em Montalegre. Não muito, no máximo 5 cm. Como havia acumulção na parte baixa da Vila a cota rondou os 800/900 metros.

As 9 da noite parou a precipitação e mesmo durante o noite pouco deve ter caido.
De manhã a neve já estava a derreter em Montalegre...no entanto as Montamnhas a norte viradas para Espanhã e para os lados de pitões das junias tinha muita neve. Fui até a fronteira e um pouco ( até onde pude ) ao Larouco e posso dizer que tinha neve com mais de 10 cm ( no minimo).

Bem básicamente de Montalegre para os Pisões nada de nada nem precipitação..Vinha tudo de Espanha e ficava retido sobrando mesmo pouco para Montalegre.

Não sei as temperaturas, mas posso dizer que as estradas estiveram sempre transitaveis mesmo para Pitões que ai sim deveria ter muita neve. Desde as 7 da tarde estavam Bombeiros e viaturas da CÂmara de prevenção e desimpediram sempre as estradas mais problemáticas.
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Céu muito nublado no Sarzedo, com o termómetro a marcar 5.8ºC. Durante a noite ainda se viram uns flocos de neve no meio da chuva, mas ficou-se por aí, pelo menos que eu visse.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Está muito bonita a Serra da Estrela :thumbsup:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
...Como disse o André, e muito bem, as pessoas não se podem esquecer que o uso de salgema num Parque Natural tem consequências no ambiente; ainda assim, e com todas essas limitações, estou certo que o centro de limpeza gasta na casa das toneladas de salgema todos os Invernos.

Por outro lado, não se esqueçam que os condutores portugueses vão para a Serra da Estrela, como quem vai para o Algarve, ou seja, sem correntes para a neve e sem qualquer tipo de preparação sobre a forma de conduzir na neve.
:

Eu direi ainda mais.

Deveria ser expressamente proibido o uso de Salgema nos Parque Naturais.

Que Portugal é um país onde as pessoas tem atitudes estranhas isso já sabemos. Mas quando neva é ainda mais ridículo observar certos comportamentos.

Em 1º lugar, em países "normais", quando neva, a ÚLTIMA coisa que as pessoas fazem é ir para a Montanha. Em Portugal, em muitos casos, é a 1ª.

Trabalho num local a 500 m de altitude entre Brg e Gmr e, em 2009 tivemos o último "grande" (para a zona) nevão. Foi um festival de rir com o povo da cidade a dirigir-se de Fiat Punto e Opel Corsa para a Montanha para ver mais neve.

Acidentes em cadeia, carros presos 2 dias na Serra por causa do congelamento das estradas etc.

Após este festival as pessoas ainda vieram reclamar na rádio e medias locais acerca da falta de preparação das autoridades para estas situações.

A sério? Vão se meter com as latas na montanha após um nevão, numa região onde apesar de não serem coisa rara, está muito longe de ser frequente e em regime intenso, e a culpa é das autoridades?

Mesmo na Serra da Estrela, onde a câmara municipal já tem o dever de estar preparada, as pessoas tem de perceber que, ao ir para a Serra no inverno, com previsão de Neve, estão sujeitas a isso. Se vão sem preparação que não se queixem de nada pois a ignorância, hoje em dia, é indesculpável.

Eu, quando quero ir para o Gerês ver a Neve, peço um 4x4 emprestado a um amigo, levo algum equipamento mínimo e arranco. E mesmo assim não me arrisco e fico nos itinerários mais seguros.

Agora é claro que a vasta maioria vai passear de FDS, levam com um nevão que,provavelmente, já estava previsto, e depois ficam escandalizados por as estradas não estarem abertas para passarem meia dúzia de horas depois. E tantos lhes faz se o Sal é prejudicial para o meio ambiente. Por eles até podia queimar tudo. Eles só vão para estas zonas para exibirem as fotos no facebook aos amigos.
 
Registo
10 Jan 2009
Mensagens
34
Local
Pailly 700m (Suiça)
Eu direi ainda mais.

Deveria ser expressamente proibido o uso de Salgema nos Parque Naturais.

Que Portugal é um país onde as pessoas tem atitudes estranhas isso já sabemos. Mas quando neva é ainda mais ridículo observar certos comportamentos.

Em 1º lugar, em países "normais", quando neva, a ÚLTIMA coisa que as pessoas fazem é ir para a Montanha. Em Portugal, em muitos casos, é a 1ª.

Trabalho num local a 500 m de altitude entre Brg e Gmr e, em 2009 tivemos o último "grande" (para a zona) nevão. Foi um festival de rir com o povo da cidade a dirigir-se de Fiat Punto e Opel Corsa para a Montanha para ver mais neve.

Acidentes em cadeia, carros presos 2 dias na Serra por causa do congelamento das estradas etc.

Após este festival as pessoas ainda vieram reclamar na rádio e medias locais acerca da falta de preparação das autoridades para estas situações.

A sério? Vão se meter com as latas na montanha após um nevão, numa região onde apesar de não serem coisa rara, está muito longe de ser frequente e em regime intenso, e a culpa é das autoridades?

Mesmo na Serra da Estrela, onde a câmara municipal já tem o dever de estar preparada, as pessoas tem de perceber que, ao ir para a Serra no inverno, com previsão de Neve, estão sujeitas a isso. Se vão sem preparação que não se queixem de nada pois a ignorância, hoje em dia, é indesculpável.

Eu, quando quero ir para o Gerês ver a Neve, peço um 4x4 emprestado a um amigo, levo algum equipamento mínimo e arranco. E mesmo assim não me arrisco e fico nos itinerários mais seguros.

Agora é claro que a vasta maioria vai passear de FDS, levam com um nevão que,provavelmente, já estava previsto, e depois ficam escandalizados por as estradas não estarem abertas para passarem meia dúzia de horas depois. E tantos lhes faz se o Sal é prejudicial para o meio ambiente. Por eles até podia queimar tudo. Eles só vão para estas zonas para exibirem as fotos no facebook aos amigos.


Nem mais..:thumbsup::thumbsup:
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Nem mais GabKoost por mim ate deviam fechar a estrada para Torre e fazerem um teleférico diferente do antigo, assim as pessoas já não levavam tanto lixo, as lojas deslocavam-se para as aldeias de montanha como as Penhas da Saúde na cara sul e Sabugueiro cara norte, não imaginam a quantidade de lixo que vem pelas ribeiras é muito impressionante!! e assim o centro limpeza de neve já trabalhava melhor.

Stormy já fiz caminhadas para a Torre debaixo de nevões e algumas vezes decidimos vir pela estrada para ver os limpa neves a trabalhar, a estrada encerrada, e passava o limpa neves a deitar sal, ao fim de 2 3 min. cai uma bela pancada de graupel e a estrada desaparece, e das encostas desciam milhares de bolas graupel que faziam paredes ate ao meio da via e ai fiquei a conhecer a grande dificuldade de ter uma estrada aberta.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Eu direi ainda mais.

Deveria ser expressamente proibido o uso de Salgema nos Parque Naturais.

Que Portugal é um país onde as pessoas tem atitudes estranhas isso já sabemos. Mas quando neva é ainda mais ridículo observar certos comportamentos.

Em 1º lugar, em países "normais", quando neva, a ÚLTIMA coisa que as pessoas fazem é ir para a Montanha. Em Portugal, em muitos casos, é a 1ª.

Trabalho num local a 500 m de altitude entre Brg e Gmr e, em 2009 tivemos o último "grande" (para a zona) nevão. Foi um festival de rir com o povo da cidade a dirigir-se de Fiat Punto e Opel Corsa para a Montanha para ver mais neve.

Acidentes em cadeia, carros presos 2 dias na Serra por causa do congelamento das estradas etc.

Após este festival as pessoas ainda vieram reclamar na rádio e medias locais acerca da falta de preparação das autoridades para estas situações.

A sério? Vão se meter com as latas na montanha após um nevão, numa região onde apesar de não serem coisa rara, está muito longe de ser frequente e em regime intenso, e a culpa é das autoridades?

Mesmo na Serra da Estrela, onde a câmara municipal já tem o dever de estar preparada, as pessoas tem de perceber que, ao ir para a Serra no inverno, com previsão de Neve, estão sujeitas a isso. Se vão sem preparação que não se queixem de nada pois a ignorância, hoje em dia, é indesculpável.

Eu, quando quero ir para o Gerês ver a Neve, peço um 4x4 emprestado a um amigo, levo algum equipamento mínimo e arranco. E mesmo assim não me arrisco e fico nos itinerários mais seguros.

Agora é claro que a vasta maioria vai passear de FDS, levam com um nevão que,provavelmente, já estava previsto, e depois ficam escandalizados por as estradas não estarem abertas para passarem meia dúzia de horas depois. E tantos lhes faz se o Sal é prejudicial para o meio ambiente. Por eles até podia queimar tudo. Eles só vão para estas zonas para exibirem as fotos no facebook aos amigos.

Em países "normais", os automobilistas que não andam de 4x4 e que se aventuram na montanha em itinerários com elemento branco levam no mínimo pneus de "neve" ou então colocam as correntes.... Em Portugal são poucos os que realmente fazem isso e posso até dizer com alguma certeza que a esmagadora maioria corre riscos desnecessários (viaturas atravessadas ou presas na estrada criando congestionamento no local.....)....

Podemos gostar da natureza mas devemos respeitar-la e não devemos em nenhum caso subestimar os seus diversos perigos.....

Um bem haja a todos e viva o Elemento Branco :thumbsup: :cold: