Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2012



ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
tenho uma temperatura de 5.3ºC
65% HR


Na Torre estão -3.4ºC

O meu colega falou-me agora que houve abusos com pessoal a quebrar as barreiras e avançaram para a Torre mesmo com a estrada por limpar, incrível!! a gente burra

Boa tarde Norther,

Só em Portugal é que a gente capaz de fazer uma coisa dessas: quebrar as barreiras e avançarem para a Torre com estrada por limpar.... Duvido que sejam turistas estrangeiros, acredito que seja gente de cá.

Isso já não é "gente burra", é gente parva...... O problema é se acontece mesmo algo de trágico, não podem dizer que não foram avisados ou que não viram as barreiras!!!!.

As entidades responsáveis estão salvaguardadas nesta situação caso aconteça alguma coisa a essas pessoas......
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Mas está gente lá em cima na Torre mesmo durante este tempo de frio e neve não? A Turistrela podia tomar conta das coisas de outra maneira.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pouca frequencia de neve?
Neva todos os anos! somos dos paises da Europa com mais precipitação no Inverno...em certos anos podemos ter inclusivé varios metros de neve durante algum tempo a cotas que nem são muito altas...1300, 1600m.. ( lá por não o termos há alguns anos não quer dizer que não venha a acontecer..)
Não entendo, temos cidades em que neva todos os anos por vezes mais de 20cm de cada vez..Guarda, Bragança..

:confused: :maluco:
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Boa noite,
Concordando com a grande maioria dos comentários que aqui têm sido apresentados e discutidos, que vão desde a falta de recursos, até à falta de civismo, passando até por um certo "Voyarismo" facebookiano subscrevo quase todas essas apreciações. Mas, deixem de criticar o Stormy, que tanto faz pela dinamização e elevação da discussão meteorológica neste fórum.
Quanto ao evento que parece que estamos a presenciar, só me apraze dizer "antes de o ser, já não o era".
Um abraço a todos
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

Vince, já percebi, exagerei quanto á questão da neve, já estou mais elucidado.
É que a região nordeste do pais não é propriamente o local de Portugal sobre o qual eu tenha uma experiencia de vida/conhecimento propriamente extensos..

Em todo o caso a neve não é nada de invulgar no pais (continente), ao contrario do que muitos julgam.



Quanto á precipitação, podes comprovar aqui:
http://www.climate-charts.com/world-index.html

Portugal é mesmo e efectivamente um dos paises mais chuvosos da Europa no Inverno, é que mesmo a região sul tem em Nov, Dez, Jan,Fev médias que chegam aos 70-120mm/mês, enquanto boa parte da Europa mal anda nos 30, 40,50mm.

Se Portugal tivesse montanhas um pouquinho mais altas teriamos neve aos pontapés...e aqueles eventos de 4m ou 5m de neve que já ocorreram na estrela seriam mais ou menos o "pão nosso de cada dia"...era fixe:lol:
 

bigfire

Cumulus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
415
Local
Vila Real/Coimbra
Por Vila Real a neve foi mesmo pouca, pela informação de um amigo meu que tava de prevenção a neve, ela caio em forma de água-neve durante a tarde de quinta-feira na zona da Serra do Marão, e em forma de neve na sexta-feira a partir das 6 da manhã, acumulando só nos pontos mais altos da serra
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
boas, está madrugada cerca das 2h00 há registo de queda de água neve na vila de Côja, concelho de Arganil, altitude média, 100 metros.

Se querer estar a duvidar do teu relato, parece-me muito improvável que possa ter caído água-neve a cotas tão baixas, não terá sido granizo. ;)

PS: segundo o googlearth a altitude de Côja ronda os 200m e não 100.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Se querer estar a duvidar do teu relato, parece-me muito improvável que possa ter caído água-neve a cotas tão baixas, não terá sido granizo. ;)

PS: segundo o googlearth a altitude de Côja ronda os 200m e não 100.

pois, o problema é que eu não vi, apenas me disseram isso e que mal caia no chão derretia imediatamente. talvez freezing rain.