Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2015



Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Fsxul1Ol.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite.

O dia foi essencialmente de céu limpo e vento fraco, se bem que o início da manhã e madrugada foram de nevoeiro e neblina, sendo que a mínima foi só obtida às 8h:42m.

Temperaturas mínimas registadas na passada madrugada:

Mínimas do rs de rolo:
Sensor La Crosse: 3.4ºC
Sonda Auriol p/auto 1: 4.2ºC
Sonda Auriol(nova): 4.1ºC

Mínima externa ao rs de rolo:
Sonda Auriol p/auto 2: 4.2ºC

Mínima Estação Molelos/Keipha (http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IVISEUDI3#history) :4.5ºC

Atualmente céu limpo e brisa fraca mas constante a não permitir a descida da temperatura.

Temperaturas atuais:
Dentro do RS de rolo
- Sensor La Crosse WS 9251(mais recente) : 10.0ºC
Fora do RS de rolo
- Sensor La Crosse WS 9135 (mais velho): 9.2ºC

Estação Molelos/Keipha- 9.8ºC
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
A natureza vai dando a resposta às alterações climáticas. No final desta tarde descobri algo alarmante na minha cerejeira, refiro-me a 2 flores a 24 dias do início do Inverno, receio que se o AA se mantiver por muito mais tempo a árvore comece a sua floração, o que na minha opinião (pois percebo pouco do assunto) poderá ser mau para o ciclo de vida da própria árvore, pois provavelmente para o próximo ano quando chegar a Primavera não vai dar flores nem folhas e muito menos frutos, e as flores e folhas que surgirem agora vão morrer com a geada:buh::sad:. Por isso pede-se urgentemente a vinda do mau tempo para reduzir o fotoperíodo, para que árvore desenvolva mais ácido abscísico e iniba este processo.
Peço desculpa pela falta de qualidade, mas já era escuro e não consegui fazer melhor:
pr0UcBZ.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
No final desta tarde descobri algo alarmante na minha cerejeira, refiro-me a 2 flores a 24 dias do início do Inverno

:confused: é como se a árvore sentisse que o pico do inverno já passou, como se fosse fevereiro ou princípio de março. Será que é possível ter duas épocas de floração no mesmo ano agrícola? Será interessante marcar esse ramo e verificar se ele volta a florir na época normal (se houver "época normal"...).
 
M

Membro excluído 274

O AA vai manter-se... contudo mesmo que as condições não sejam as melhores... as temperaturas mínimas tendem a descer... as geadas são possíveis e essa floração estará condenada... contudo não deixa de ser um registo interessante e inquietante!
2015 está prestes a terminar e não deixará saudades... ano demasiado monótono e desinteressante em todos os aspectos, que parece se vai pautar pelo desinteresse mesmo até ao fim... uma coisa é certa, vai compensar... não sei quando... mas vai!
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
A natureza vai dando a resposta às alterações climáticas. No final desta tarde descobri algo alarmante na minha cerejeira, refiro-me a 2 flores a 24 dias do início do Inverno, receio que se o AA se mantiver por muito mais tempo a árvore comece o seu período de florescimento, o que na minha opinião (pois percebo pouco do assunto) poderá ser mau para o ciclo de vida da própria árvore, pois provavelmente para o próximo ano quando chegar a Primavera não vai dar flores nem folhas e muito menos frutos, e as flores e folhas que surgirem agora vão morrer com a geada:buh::sad:. Por isso pede-se urgentemente a vinda do mau tempo para reduzir o fotoperíodo, para que árvore desenvolva mais ácido abscísico e iniba este processo.
Peço desculpa pela falta de qualidade, mas já era escuro e não consegui fazer melhor:
As plantas estão todas trocadas, tenho reparado em muitas situações semelhantes este ano aqui no Porto; macieiras que ainda nem perderam a folha e magnólias que florescem em janeiro e fevereiro já a florir, castanheiros-da-índia com as gemas a abrir, enfim, podia continuar...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
A natureza vai dando a resposta às alterações climáticas. No final desta tarde descobri algo alarmante na minha cerejeira, refiro-me a 2 flores a 24 dias do início do Inverno, receio que se o AA se mantiver por muito mais tempo a árvore comece o seu período de florescimento, o que na minha opinião (pois percebo pouco do assunto) poderá ser mau para o ciclo de vida da própria árvore, pois provavelmente para o próximo ano quando chegar a Primavera não vai dar flores nem folhas e muito menos frutos, e as flores e folhas que surgirem agora vão morrer com a geada:buh::sad:. Por isso pede-se urgentemente a vinda do mau tempo para reduzir o fotoperíodo, para que árvore desenvolva mais ácido abscísico e iniba este processo.
Peço desculpa pela falta de qualidade, mas já era escuro e não consegui fazer melhor:
pr0UcBZ.jpg
Também reparei que aqui as árvores antes das geadas tinham flor, até mesmo os campos estavam cheios de flores, agora já morreu tudo...a queda da folha das árvores está muito atrasada, os plátanos por exemplo ainda estão cheios mas as folhas já estão secas, pereiras, macieiras, romeiras, pessegueiros etc ainda tinham muita folha verde mas agora devido ás geadas as folhas estão todas "queimadas" e já caem com qualquer ventinho que haja...com estas pequenas coisas dá para perceber que algo não está bem...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
A noite já vai avançada, o céu continua limpo, mas o vento fraco está muito persistente pelo que a temperatura continua sem conseguir descer. Pelo andamento e se a madrugada continuar assim a mínima deverá ser bem alta hoje.

Temperaturas atuais:
Dentro do RS de rolo
- Sensor La Crosse WS 9251(mais recente) : 9.5ºC
Fora do RS de rolo
- Sensor La Crosse WS 9135 (mais velho): 8.8ºC
 
  • Gosto
Reactions: StormRic