Seguimento Interior Norte e Centro - Novembro 2022

Chuva fraca aqui, com 8ºC e 1.2mm acumulados.

Algumas estações do concelho atingiram os 200mm mensais, ao longo do dia de ontem.
A estação de Viseu(centro de coordenação) segue nos 205mm até às 6 horas de hoje, mas apenas soma 817mm em 2022, 63.6% da média(1284mm).

November 22, 2022

HighLowAverage
Temperature11.8 °C8.2 °C10.0 °C
Dew Point11.6 °C7.9 °C9.7 °C
Humidity99 %94 %99 %
Precipitation3.61 mm -- --
HighLowAverage
Wind Speed6.4 km/h0.0 km/h0.5 km/h
Wind Gust11.1 km/h--0.9 km/h
Wind Direction -- -- West
Pressure1,020.52 hPa1,018.22 hPa --

Estará a nevar na Serra? Ou ainda resistirá alguma neve? O meu nariz e orelhas detectaram uma certa aragem que normalmente está associada ao elemento branco.
A previsão indicava isto:

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu muito nublado ou encoberto.
Chuva persistente, em especial a partir da manhã, que poderá ser por
vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego.
Queda de neve acima de 1400/1600 metros de altitude até ao meio
da manhã.
(...)

Na webcam do MeteoEstrela não se vê grande neve e na Torre e estão uns "quentinhos" 4,8ºC. ;)

A previsão indicava isto:

REGIÕES NORTE E CENTRO:
Céu muito nublado ou encoberto.
Chuva persistente, em especial a partir da manhã, que poderá ser por
vezes forte no litoral a norte do Cabo Mondego.
Queda de neve acima de 1400/1600 metros de altitude até ao meio
da manhã.
(...)

Na webcam do MeteoEstrela não se vê grande neve e na Torre e estão uns "quentinhos" 4,8ºC. ;)
Saí de casa eram 8h15 e as minhas orelhas e nariz detectaram neve. Ou a cair ou já caída! Não é que não possam enganar-se, como a dona, mas o histórico é favorável às extremidades! :D

Por aqui vamos com algumas horas de chuva fraca a moderada, 11.6mm acumulados e 11.8ºC.

São João do Monte nos 41mm hoje, 512mm em Novembro.

14.2ºC
Chuva fraca na últimas horas, o vento tem-se intensificado.
14.8mm acumulados.

Os acumulados estão a ficar interessantes por todo o distrito, mesmo em zonas mais interiores, no fim do mês coloco uma tabela.

Estará a nevar na Serra? Ou ainda resistirá alguma neve? O meu nariz e orelhas detectaram uma certa aragem que normalmente está associada ao elemento branco.
Nevou até ao princípio da manhã na Estrela, que foi substituída por chuva assim que o sector frio instalado começou a ser substituído pelo sector quente do sistema frontal, como já era esperado. Ainda pintou de branco qualquer coisa, mas foi em pouca quantidade.

São João do Monte nos 41mm hoje, 512mm em Novembro.
Vai nos 60mm até ao momento e com 531mm em novembro, que autêntico "penico"! :rain: Parece certo que irá ultrapassar os 600mm mensais, incrível.

Nevou até ao princípio da manhã na Estrela, que foi substituída por chuva assim que o sector frio instalado começou a ser substituído pelo sector quente do sistema frontal, como já era esperado. Ainda pintou de branco qualquer coisa, mas foi em pouca quantidade.
Extremidades 1 - Cláudia 0 :D

Vai nos 60mm até ao momento e com 531mm em novembro, que autêntico "penico"! :rain: Parece certo que irá ultrapassar os 600mm mensais, incrível.
O Caramulo é impressionante, da costa até lá não há uma única elevação digna de registo. Isso contribui para um efeito orográfico potente, e apesar de ter apenas 1100m de altitude, tem uma proeminência muito significativa.
Mesmo em localidades de baixa altitude, a Oriente da mesma, como Tondela, Santa Comba Dão, esse efeito sente-se imenso.
Viseu ronda os 200mm este mês, mas por exemplo Tondela ou Santa Comba Dão, mais próximas do sopé do Caramulo já rondam os 300mm.

Em Várzea da Serra o acumulado de hoje está nuns tímidos 10,0mm.

Mas Mirandela segue 0mm. E acho que o pluviómetro não está entupido. Portanto, não são só notórias as diferenças entre o norte e o sul, mas também entre o litoral e o interior.

Eu acho que a estação do ipma castelo branco deve estar a registar mal a precipitação.. Todo a hora a choviscar é nem chega a 1mm?? Ou está roto o pluviometro ou estão a registar em polegadas.. É o piso esteve sempre molhado e a escorrer,nao entendo!
É possível, a de Viseu(cidade) sei que está a registar mal, segue apenas nos 120mm este mês, quando nenhuma das estações wunderground da cidade e arredores, ou as do ipma no aeródromo, se encontram abaixo dos 170mm, a maioria ronda os 190/210mm.
E também regista temperaturas estranhas, principalmente mínimas.

Entretanto a chuva intensificou-se na última hora, 20mm.