Seguimento Interior Norte e Centro - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom céu muito nublado por cumulus congestus com pequeníssimas abertas, temperatura nos 15.1ºC, vento fraco. Tem sido um tempo morto desde o fim da tarde de ontem, estou a ver uma célula no radar que se prolonga até Lisboa, mas não sei se chega a Tondela com ''força'' suficiente para dar origem a trovoada, que vos parece?:huh: Talvez passe de raspão.

Céu nublado e 13,5ºC.

Os extremos do dia por aqui: 10,9ºC / 16,5ºC.

Hoje, ao fim da tarde.
15889817_neQHW.jpeg

Também tenho duvidas e acho que ja não é de agora, embora tenha uma Auriol e esteja a 4km sensivelmente em linha reta eu ainda não passei dos 45mm por dia e o Panda tambem anda rondar esses valores e olho para a estação do Spiritmind e vejo acumulados da ordem dos 80mm acho que poderá ter algum erro, que dizes Spiritmind?

Por outro lado, a EMA do aeródromo registou 60mm, ou seja, no mesmo dia, num raio de poucos km, existem valores significativamente diferentes; assim sendo, não descartando a possibilidade de haver efetivamente algum problema no pluviómetro da estação do Spiritmind, não é de estranhar que esta estação tenha, em certas situações, valores de precipitação bem superiores a outras estações, como as vossas, na zona do Tortosendo.
Isto porque, apesar da distância em linha reta ser muito curta, a diferença de altitude é relativamente significativa; se consultares mapas que mostram os valores médios de precipitação na nossa região, verás que esta aumenta drasticamente, com o aumento da altitude, ao longo da encosta da serra.

• Gosto
Reactions: ACalado
Boas só agora deu para responder, quanto a precipitação das penhas ainda aceito que existam erros pois é uma wmr 100 e o pluviômetro esta sujeito a rajadas de vento e pode aumentar a precipitação quando abana dai ir colocar lá uma vue para acabar com as dúvidas. Agora quanto a da Covilhã penso que não exista erro algum não podemos estar a comparar uma Davis com uma Auriol pois a resolução do pluviômetro não tem nada a ver. E a EMA do aeródromo registou 60mm portanto não acho descabido o valor de precipitação aqui em cima.

Aguaceiros fortes de momento com 14.4ºc.

Boas só agora deu para responder, quanto a precipitação das penhas ainda aceito que existam erros pois é uma wmr 100 e o pluviômetro esta sujeito a rajadas de vento e pode aumentar a precipitação quando abana dai ir colocar lá uma vue para acabar com as dúvidas. Agora quanto a da Covilhã penso que não exista erro algum não podemos estar a comparar uma Davis com uma Auriol pois a resolução do pluviômetro não tem nada a ver. E a EMA do aeródromo registou 60mm portanto não acho descabido o valor de precipitação aqui em cima.

Estive a consultar os dados da tua estação e há um dado que me levantou dúvidas.
Pelas 7.25h o acumulado estava em 28,2 mm. 5 minutos após (7.30h) o acumulado saltou para os 56,9 mm, um salto de 28,7 mm.
Não haverá um erro nos dados? 28,7 mm em 5 minutos faz-me pensar num dilúvio de consequências graves pela montanha abaixo.

Por outro lado, a EMA do aeródromo registou 60mm, ou seja, no mesmo dia, num raio de poucos km, existem valores significativamente diferentes; assim sendo, não descartando a possibilidade de haver efetivamente algum problema no pluviómetro da estação do Spiritmind, não é de estranhar que esta estação tenha, em certas situações, valores de precipitação bem superiores a outras estações, como as vossas, na zona do Tortosendo.
Isto porque, apesar da distância em linha reta ser muito curta, a diferença de altitude é relativamente significativa; se consultares mapas que mostram os valores médios de precipitação na nossa região, verás que esta aumenta drasticamente, com o aumento da altitude, ao longo da encosta da serra.

Estive a consultar os dados da tua estação e há um dado que me levantou dúvidas.
Pelas 7.25h o acumulado estava em 28,2 mm. 5 minutos após (7.30h) o acumulado saltou para os 56,9 mm, um salto de 28,7 mm.
Não haverá um erro nos dados? 28,7 mm em 5 minutos faz-me pensar num dilúvio de consequências graves pela montanha abaixo.

Mas estas a falar em que estação a da Covilhã ou das Penhas ?

Mas estas a falar em que estação a da Covilhã ou das Penhas ?
Na da Covilhã.
Já de verão tiveste precipitação sem chover e isso da k pensar.Eu sei k é uma boa estação meteorológica mas pode haver algum erro com o pluviômetro. :thumbsup:

boas

por aqui o dia foi de céu geralmente muito nublado, com algumas abertas da parte da manha.
de tarde esteve sempre encoberto.

temperaturas: 20.7ºC máxima
13.8ºC minima

atualmente estou em Gouveia desde as 19h, esta tudo calmo, caiu um aguaceiro forte a coisa de meia hora nao ha vento e sigo com 12.1ºC