Seguimento Interior Norte e Centro - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Na da Covilhã.
Já de verão tiveste precipitação sem chover e isso da k pensar.Eu sei k é uma boa estação meteorológica mas pode haver algum erro com o pluviômetro. :thumbsup:

Mas isso no Verão foi um problema no pluviômetro que foi substituído por um totalmente novo em garantia, na altura apontei esse facto. Uma coisa é certa não ando a regar a Davis com a mangueira :) A precipitação aqui junto a encosta será sempre superior. Agora se a vossa precipitação recolhida é inferior também podemos pensar que os pluviômetros não tem a definição de recolha de 0.2mm mas sim de 1mm.

Boas só agora deu para responder, quanto a precipitação das penhas ainda aceito que existam erros pois é uma wmr 100 e o pluviômetro esta sujeito a rajadas de vento e pode aumentar a precipitação quando abana dai ir colocar lá uma vue para acabar com as dúvidas. Agora quanto a da Covilhã penso que não exista erro algum não podemos estar a comparar uma Davis com uma Auriol pois a resolução do pluviômetro não tem nada a ver. E a EMA do aeródromo registou 60mm portanto não acho descabido o valor de precipitação aqui em cima.

A minha dúvida não é tanto na precipitação que a Covilhã acumula, que àquela altitude já deve rondar os 1700mm anuais, mas a "pouca" precipitação acumulada nas Penhas da Saúde. Tenho reparado que a estação por vezes está off, e isso pode fazer que a mesma não conte toda a precipitação.
Vais lá pôr uma Davis Vue, é? Boa!!

Estive a consultar os dados da tua estação e há um dado que me levantou dúvidas.
Pelas 7.25h o acumulado estava em 28,2 mm. 5 minutos após (7.30h) o acumulado saltou para os 56,9 mm, um salto de 28,7 mm.
Não haverá um erro nos dados? 28,7 mm em 5 minutos faz-me pensar num dilúvio de consequências graves pela montanha abaixo.

Quanto a isso, Panda, acho que o erro não é da estação, mas do WU.

Ora repara:

8jqx.png

Depois das 8h51 o evoluir da precipitação voltou ao "normal".

A minha dúvida não é tanto na precipitação que a Covilhã acumula, que àquela altitude já deve rondar os 1700mm anuais, mas a "pouca" precipitação acumulada nas Penhas da Saúde. Tenho reparado que a estação por vezes está off, e isso pode fazer que a mesma não conte toda a precipitação.
Vais lá pôr uma Davis Vue, é? Boa!!

Quanto a isso, Panda, acho que o erro não é da estação, mas do WU.

Ora repara:

8jqx.png

Depois das 8h51 o evoluir da precipitação voltou ao "normal".

Sim Andre a estação das Penhas foi colocada tipo "experiência" para ver como se comportava a uma altitude superior, muitas das vezes fica offline devido aos problemas de Internet, falta sim o registo de muita precipitação que caiu ao longo do mês. Outra coisa que já reparei nela foi em dias com muita chuva e humidade a temperatura começa a subir :( Assim em breve terei uma Davis sim lá em cima ;) Quanto a Davis da Covilhã continuo a afirmar que nada de anormal de passou, caso isso acontece-se era a primeira pessoa a reportar esse facto pois se gosto de dados fiáveis não andava a investir em estações DAVIS, aconselho assim a seguirem os dados da estação em http://www.meteocovilha.com/ e não no wunderground.

Abraços :thumbsup:

• Gosto
Reactions: CptRena
Sim Andre a estação das Penhas foi colocada tipo "experiência" para ver como se comportava a uma altitude superior, muitas das vezes fica offline devido aos problemas de Internet, falta sim o registo de muita precipitação que caiu ao longo do mês. Outra coisa que já reparei nela foi em dias com muita chuva e humidade a temperatura começa a subir :( Assim em breve terei uma Davis sim lá em cima ;) Quanto a Davis da Covilhã continuo a afirmar que nada de anormal de passou, caso isso acontece-se era a primeira pessoa a reportar esse facto pois se gosto de dados fiáveis não andava a investir em estações DAVIS, aconselho assim a seguirem os dados da estação em http://www.meteocovilha.com/ e não no wunderground.

Abraços :thumbsup:

Também reparei nisso da temperatura, mas até pensei que devido às más condições atmosféricas, tinham posto o sensor dentro de casa. :p

Mas já que falamos de temperaturas, hoje a mínima nas Penhas da Saúde foi de 3,7ºC. Bem fresco!

• Gosto
Reactions: ACalado
Também reparei nisso da temperatura, mas até pensei que devido às más condições atmosféricas, tinham posto o sensor dentro de casa. :p

Mas já que falamos de temperaturas, hoje a mínima nas Penhas da Saúde foi de 3,7ºC. Bem fresco!

Sim hoje já foi bem fresco, vamos ver em pleno Inverno como será eheh, ela quando existe pouca humidade a temperatura fica normal mas quando chove muito a temperatura passa-se :D Por agora 10.5ºc :cold:

boas

por Gouveia o dia foi de céu pouco nublado, com o sol quentinho depois de uma manha fria.
não houve vento por aqui.

temperaturas:

8.8ºC minima
19.0ºC máxima

atualmente o céu está pouco nublado, não ha vento e sigo já com 16.0ºC