Seguimento Interior Norte e Centro - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa minima em Miranda do Douro. :cold:
11b3e5s.jpg

_______

Gimonde terá tido quanto?
Qual é a diferença entre Bragança e Gimonde em termos de temperaturas minimas,em noites de inversão?

Boa minima em Miranda do Douro. :cold:
11b3e5s.jpg

Qual é a diferença entre Bragança e Gimonde em termos de temperaturas minimas,em noites de inversão?

2,7 ºC segundo o IPMA :thumbsup:

Acho que já não existe lá nenhuma estação meteorológica, mas já existiu.

No dia 12 de Fevereiro de 1983, quando a estação de Bragança registou -11,6ºC, uma estação que funcionava em Gimonde registou -15,6ºC.

Em situações de inversão térmica são facilmente registadas diferenças de 3/4ºC.

Esta noite não foi favorável a inversões térmicas, pelo menos por aqui.

• Gosto
Reactions: jonas_87
Acho que já não existe lá nenhuma estação meteorológica, mas já existiu.

No dia 12 de Fevereiro de 1983, quando a estação de Bragança registou -11,6ºC, uma estação que funcionava em Gimonde registou -15,6ºC.

Em situações de inversão térmica são facilmente registadas diferenças de 3/4ºC.

Esta noite não foi favorável a inversões térmicas, pelo menos por aqui.

Obrigado Dan pela informação, então confirma-se que é um local mais frio, mesmo comparado com a zona baixa de Bragança.
Gimonde é interessante, a meu ver, as inversões térmicas funcionam desta maneira.
x5cpbk.jpg

Aquela junção de varias linhas de água, por norma, explica muito sobre a inversão e a respectiva intensidade da mesma.O ar frio vem de muitos locais, é todo despejado ali, para alem do ar que drena das vertentes claro.Até acho normal aqueles rios congelarem,dado que é um sitio onde as inversões aparentam ser potentes, pelo menos condições orográficas para tal não faltam. :cold:

Boa noite.

Por Viseu, hoje foi um dia de muito sol, algumas nuvens pela tarde, e vento fresco, fraco a moderado.

Atual 10,9°C e mínima de 6,7°C.