Seguimento Interior Norte e Centro - Outubro 2022

16°C
Começou a chover nos últimos 5/7 minutos, 1.8mm acumulados.

Chove bem agora.
Se se confirmarem as previsões de chuva no sábado, a coisa vai ser muito complicada na zona de Manteigas. Fui lá ontem caminhar (Vale Glaciar do Zêzere e Bosque de São Lourenço) e nota-se bem as zonas em que a água escolheu para descer a encosta do Glaciar. Eu andava na encosta contrária, no Caminho do Covões e Nave da Mestra e dali via-se super bem. Nas Faias , os caminhos de acesso estão repletos de cascalho das enxurradas, nem imagino como será no sábado...

14.8°C
Chuva mais intensa nos últimos minutos.
11.1mm acumulados.
Primeira rajada de vento a ultrapassar os 50km/h.

Vila Real:

13.1°C, sem chuva por agora.
Chuva ininterrupta das 7:40 às 11:20. Acumulado de 29.1mm.

Última edição:
Volta a chuva forte, depois de uma tarde sem chuva, mas fresca, com temperaturas a rondar os 14ºC.

16.4 °C

PRECIP ACCUM
42.19 mm

Chove bem agora.
Se se confirmarem as previsões de chuva no sábado, a coisa vai ser muito complicada na zona de Manteigas. Fui lá ontem caminhar (Vale Glaciar do Zêzere e Bosque de São Lourenço) e nota-se bem as zonas em que a água escolheu para descer a encosta do Glaciar. Eu andava na encosta contrária, no Caminho do Covões e Nave da Mestra e dali via-se super bem. Nas Faias , os caminhos de acesso estão repletos de cascalho das enxurradas, nem imagino como será no sábado...

Se puderes fazer registos fotográficos, poderão ser muito úteis para alertar.
Sameiro não parece ter sofrido enxurrada desta vez. O acumulado maior em 5 minutos foi de cerca de 3,6 mm, elevado mas sem continuação apesar do total do dia estar em 34,2 mm.
23,6 mm no colo entre a Batalha e o São Lourenço.
Nas Termas, 31,2 mm, também sem picos elevados de intensidade.

20,0 mm nas Penhas Douradas.

39,8 mm na Guarda.

Finalmente, um mudança radical, não tanto pela quantidade de chuva, mais pelos valores de temperatura e pela ausência de sol. Sempre nublado e com vários períodos de precipitação ao longo do dia. Acabou por ser o primeiro dia com valores de temperatura já próprios de um mês de outubro.

Extremos de hoje: 11,5ºC / 15,5ºC

Chuva moderada e 11,8ºC neste momento.

Bela rega pelo Nordeste também, em Azinhoso, na estação do aeródromo de Mogadouro ( 6 Km a NE da vila ) hoje segue com 26.16 mm e continua a chover.

Tem chovido ao longo de todo o dia, mas sem regimes demasiado fortes ou torrenciais, boa água para as terras e que tanta falta faz:

gltWkSF.jpg

Última edição: