Seguimento Interior Norte e Centro - Outubro 2023

Ainda é um belo vale até lá abaixo ao Douro em frente à régua. Não me lembro se além da central a albufeira também tem algumas condutas de rega.

Não conheço, já pus na lista de lugares a visitar, nem que seja de passagem. Bonito trecho de rio!

Este mês vai subindo no pódio dos Outubros mais chuvosos desde que há registo.
Deixo aqui o link com toda a informação sobre o trilho em si e a sua localização para quem tiver interesse em lá passar ;) https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/dos-passadicos-do-rio-uima-ao-parque-da-varzea-106935257

Deixo aqui o link com toda a informação sobre o trilho em si e a sua localização para quem tiver interesse em lá passar ;) https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/dos-passadicos-do-rio-uima-ao-parque-da-varzea-106935257
A parte inicial, a norte, é onde a Câmara Municipal da Feira organiza as observações noturnas de pirilampos, geralmente em junho. Já fui várias vezes e vale muito a pena. Esta ligação às Caldas é recente, penso que foi inaugurada este ano, salvo erro. Andei por lá uma vez antes da inauguração.

A parte inicial, a norte, é onde a Câmara Municipal da Feira organiza as observações noturnas de pirilampos, geralmente em junho. Já fui várias vezes e vale muito a pena. Esta ligação às Caldas é recente, penso que foi inaugurada este ano, salvo erro. Andei por lá uma vez antes da inauguração.
Este trajecto pelo que fui acompanhando foi feito por sectores por assim dizer, de inicio fizeram a zona que falas ainda em lobão, depois fizeram o resto do trajecto até chegar as caldas são jorge e por fim fizeram o resto do trajecto até nadais. Uma coisa é certa, tendo em conta a densidade de habitações que tem na parte inicial é fantástico o facto de no trilho não se ouvir ruído nenhum que tenha a ver com actividade humana.

O Outono a instalar-se em definitivo, hoje para além de chuvoso está bem fresco, com 10.4ºC.
Depois de umas horas de chuvisco e chuva fraca, chove agora moderadamente, 3.2mm acumulados desde as 0h.

sol até agora que estou a fazer esta postagem.A chuva aproxima-se ...já a avisto na encosta!

Chuva a abrandar, temperatura ainda em queda, 9.7ºC, 4.4mm.
Outubro nos 401mm.
Precipitações acumulados no concelho de Viseu, até às 11h de hoje:
precipita-ai.jpg

A mesma razão que me faz ter as mínimas mais quentes de todas as estações do concelho de Viseu(em situações de anticiclone), também me parece dar valores de precipitação particularmente elevados.
As elevações a Noroeste da cidade(Crasto(613m)/Santa Luzia(633) parecem provocar um efeito de sombra no vale do Pavia, estações com 273mm e 245mm, que estão a 450m e 443m de altitude respectivamente, valores mais baixos que outras estações do concelho a essa altitude, mas que podem ser explicados por a maioria das frentes ter orientação noroeste-sudeste.
Muitas das diferenças também podem ser explicadas simplesmente por aleatoriedade de alinhamento de frentes que favoreçam mais um corredor que outro, ou estações colocadas perto de árvores/telhados, que impeçam leitura correcta com determinada intensidade/direcção de vento.

Última edição: