Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2009



*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Por aqui a temperatura lá fora parece não querer baixar, pelo contrário, até sobe ligeiramente, pois está nos 25.7°C, o que continua baixa é a HR que é inferior 20%. Outro dado interessante é o aparecimento de nebulosidade.

Boas.
A nebulosidade faz com que a temperatura não desça tão rápido e por vezes fá-la subir até.
Durante a noite a terra emite calor... mas se houver nuvens esse calor fica "aprisionado" cá.

A mínima aqui não foi além dos 23,3ºC :shocking:.

Agora sigo com:
T: 27,6ºC
HR: 47%
PA: 1017,5mb/hPa
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Alguns cumulus e 30,8ºC


Manhã muito quente com 20,9ºC mínima (a mínima mais alta desta Verão).
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Por aqui já está bem quente (para as horas que são), mas tenho a impressão de que não devo subir muito mais.
Estou a ser "invadido" de Norte por nuvens baixas (estratocúmulos, se não me engano) de média dimensão.

T: 31,7ºC
HR: 33%
PA: 1016,8mb/hPa

Não Dave, não são stratocumulus.
Pelo que tenho visto pelas imagen sde satélite, a vista daqui e até webcams, são cumulus e altocumulus...

Por cá vou passar o resumo para a noite, porque o cenário está animador...:p

Por aqui o dia acordou com atlocumulus a W e a s, que em manhãs quentes de Verão são pronúncio de tempesatdes durante o dia! É um meio de previsão, que falha pouco.:D
O céu está maioritariamnete nublado por altocumulus, muito desenvolvidadc verticalmente, talvez com mais de 2/3km de altura entre a base( a cerca de 4km) e o topo( +/- a 7km) e cumulus comngetus e humilis, a evoluírem para cumulunimbus, assim como as altocumulus.
Se isso acontcer(as altocumulus evoluirem para cumulunimbus), surgirão cumulunimbus de média altitude, que são anda mais poderosos que os normais.

Actuais 32.9ºC, 20% de Hr e 1012hPa.;)
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Por aqui as nuvens negríssimas de N e E começam a aproximar, e já consigo ver clarões pouco nítidos ao longe,(assim como ouvir os trovões) que contrastam muito com o negro profundo...:w00t:

A temperatura ciu um pouco, masa a Hr subiu para os 26%, que já é um bom pronúncio, assim como a descida da pressão atmsoférica.

Actuais 32.5ºC e 1011.5hPa.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Cá fica o link para a foto panorâmica (o centro é voltado para Este).

Aqui já subiu mais um bocado.

T: 34,3ºC
HR: 27%

Piis bem,mas nada do que se compare com oque eu aqui tenho...:p

Por cá já muitas cumulus e altocumulsu continuam a aevoluír vertivcalmente, surgindo já algumas cumulunimbus, com a típica bigorna, a vir na minha direcção...:S
Vêm-se jáaguaceiros ao longe, e bem fotes, acerca de 60/70km daqui, mas a a aproximarem-se...:w00t:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Por cá já muitas cumulus e altocumulsu continuam a aevoluír vertivcalmente, surgindo já algumas cumulunimbus, com a típica bigorna, a vir na minha direcção...:S

Desvia-te da bigorna... pode-te cair em cima :lol:.

Por aqui ainda não se reuniram as melhores condições, mas estou confiante lá mais para o final da tarde.

T: 34,3ºC
HR: 26%
PA: 1015,4mb/hPa
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas
esta muito calor por aqui eu nao tenho os valores da temperatura
o ceu esta a ficar encoberto por uma bigorna muito bem formada:w00t::w00t: pos lados de seia\ oliveira do hopital.
ja se ouvem trovoes e o vento esta a ficar moderado
vamos ver o qua vai dar :D