Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2012

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Bom dia!


Bem que excelente rega tivemos hoje por aqui! Até me fez acordar, tal era o ruído da chuva e dos trovões,
por volta das 07H00.

Algumas ruas ficaram cheias de folhas, arrastadas pela chuva, embora sem vento.

Consultei os gráficos de precipitação acumulada (site IM), havendo 2.5mm a partir das 06H00 (o que acho pouco,
tendo em conta que eram aguaceiros moderados a fortes em alguns momentos). A partir das imagens
de radar do IM, constato que a precipitação mais forte e continua ocorreu na zona sul (onde resido)
da cidade. Daí que o local da estação do IM, não revele a chuvada que ocorreu por esta zona da
cidade, nomeadamente desde as 05H20 até às 08H30.

Mas decerto, virão mais aguaceiros ao longo do dia, com o aquecimento e consequente convetividade, favorecendo
o desenvolvimento vertical das nuvens.
 


ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boa tarde :).

Pelo que foi dito pelo Paulo H...é verdade,pelas 7h 20m acordei com o som da chuva e trovoada por cima do meu bairro,foram 40 minutos bem chovidos,e por vezes bem forte,como sabem o meu bairro tambem fica na zona sul da cidade,foi por onde passou a maior parte,atreve-mo a dizer foi para ai entre 10 a 15mm de :rain:,(o meu pluviómetro já algumas semanas que perdeu o contacto com a consola,ontem ao final da tarde tentei pô-lo a comunicar,mas não consegui :mad:),neste momento céu limpo e o ambiente vai aquecendo,com 29.9ºC e vento fraco.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Atenção às regiões do vale do Rio Douro: possibilidade de aguaceiros e trovoadas, pontualmente concentradas, nas próximas horas.

Acompanhar nos radares disponíveis.

EDIT: Concelhos de Lamego, Peso da Régua, S. Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa, Vila Real ...

Possibilidade de aguaceiros pontualmente fortes.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Grande célula se está aí a formar!! :thumbsup:

O ar está tão seco que há imensa virga, poucas são as pingas que chegam ao solo.

Continua a trovejar espaçadamente e cada vez mais perto.