Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2015



ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas

dia de céu muito nublado, diminuindo a nebulosidade ao longo do dia. aguaceiros fracos durante a manha.
esteve frio de manha, tal como o dia também não aqueceu muito.

actualmente está pouco nublado, sem vento e sigo com 15.1ºC 87% humidade

temperaturas : 12.4ºC mínima \ 23.9ºC máxima
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Deixo aqui o resumo destes 2 dias de evento em 2 tabelas, relativamente à precipitação acumulada com a atribuição dos avisos corretos.

:thumbsup: bom trabalho! Este registo deve ser posto no seguimento climatológico. É um acumulado que quase seguramente constitui um valor excepcional para essa zona. Nos registos de que disponho, publicações do INMG, e pelos anuários parece-me que nunca houve uma estação em Tondela, a mais perto é em Nelas. O valor é extremamente elevado e isso tem a ver com estar mais perto do Caramulo do que Nelas que acumulou 84,7 mm. Portanto esse registo é o que há de mais aproximado do Caramulo e vem na mesma linha dos acumulados de Viseu.

Nas Normais de 1931-60 a estação do Caramulo apresenta um máximo diário de 99,4 mm para Setembro. Ora com Molelos/Tondela a registarem esses 100,7 mm nas 24 horas (até às 9h) é de esperar que lá em cima, altitude 810 m, tenha chovido bastante mais.

E os de hoje também são?

Sim, ainda é a corrente do pós-frontal.
 
  • Gosto
Reactions: keipha e Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
:thumbsup: bom trabalho! Este registo deve ser posto no seguimento climatológico. É um acumulado que quase seguramente constitui um valor excepcional para essa zona. Nos registos de que disponho, publicações do INMG, e pelos anuários parece-me que nunca houve uma estação em Tondela, a mais perto é em Nelas. O valor é extremamente elevado e isso tem a ver com estar mais perto do Caramulo do que Nelas que acumulou 84,7 mm. Portanto esse registo é o que há de mais aproximado do Caramulo e vem na mesma linha dos acumulados de Viseu.

Nas Normais de 1931-60 a estação do Caramulo apresenta um máximo diário de 99,4 mm para Setembro. Ora com Molelos/Tondela a registarem esses 100,7 mm nas 24 horas (até às 9h) é de esperar que lá em cima, altitude 810 m, tenha chovido bastante mais.

Sim, ainda é a corrente do pós-frontal.

Obrigado StormRic, lá colocarei as tabelas no seguimento climatológico. De facto é mesmo uma pena que o IPMA não se apresse a reparar a estação do Caramulo. Mas estou também crente que estes acumulados sejam históricos, muito embora não tenha dados das últimas grandes tempestades (Gong e Stephanie), talvez a Gong tenha tido valores idênticos, só não sei se foram em 24h:hehe:. Reparei que se enganou a digitar o valor acumulado em 24h que foi de 109.07mm;), a estação do Keipha só começou a acumular às 7:19h de dia 15, muito embora tivesse começado a chuviscar à roda das 5:36h.

Vou ainda editar a última tabela, porque uma vez que os aguaceiros de ontem pertencem ao evento, o acumulado total sobe para 114.07mm.

Entretanto olhar para as próximas 240h do GFS é um pesadelo secante... Nem uma gotinha. Espero que ainda hajam alterações, porque a distância temporal é elevada.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: keipha e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
100,7 mm nas 24 horas (até às 9h)

valor acumulado em 24h que foi de 109.07mm

Ambos os valores estão correctos, mas para efeitos de comparação com máximos climatológicos, registados por exemplo nas Normais, tem de ser tomado o total padrão das 9h às 9h. Assim perdem-se, para este efeito, os 2,0+6,4 mm das duas primeiras horas de acumulado no dia 15 (7h-8h e 8h-9h) e como nestas horas do dia 16 o acumulado é nulo, os 109,1 mm (arredondados) ficam realmente diminuídos, 109,1 - 8,4 = 100,7 mm.
Este é um problema com que eu sempre me debati e defendi que a partir da altura em que começaram a ser feitos registos horários com as estações automáticas (antes era recolhido e medido o balde do udómetro todos os dias às 9h pelo observador meteorologista), a busca dos máximos em 24 horas devia tornar-se flutuante e não ficar restrita ao antigo período padrão das 9h às 9h. Muitos valores bem mais altos do que os registados oficialmente ficaram na sombra em detrimento dos eventos que, por mero acaso, acertavam em cheio no período padrão. No caso extremo, como exemplo, um evento de 100 mm se teve o "azar" de começar às 21h e terminar às 21h, distribuindo-se de forma idêntica pelas duas metades deste intervalo de tempo, ficará registado como um máximo diário de apenas 50 mm e, portanto, irrelevante.
 
  • Gosto
Reactions: keipha e Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Ambos os valores estão correctos, mas para efeitos de comparação com máximos climatológicos, registados por exemplo nas Normais, tem de ser tomado o total padrão das 9h às 9h. Assim perdem-se, para este efeito, os 2,0+6,4 mm das duas primeiras horas de acumulado no dia 15 (7h-8h e 8h-9h) e como nestas horas do dia 16 o acumulado é nulo, os 109,1 mm (arredondados) ficam realmente diminuídos, 109,1 - 8,4 = 100,7 mm.
Este é um problema com que eu sempre me debati e defendi que a partir da altura em que começaram a ser feitos registos horários com as estações automáticas (antes era recolhido e medido o balde do udómetro todos os dias às 9h pelo observador meteorologista), a busca dos máximos em 24 horas devia tornar-se flutuante e não ficar restrita ao antigo período padrão das 9h às 9h. Muitos valores bem mais altos do que os registados oficialmente ficaram na sombra em detrimento dos eventos que, por mero acaso, acertavam em cheio no período padrão. No caso extremo, como exemplo, um evento de 100 mm se teve o "azar" de começar às 21h e terminar às 21h, distribuindo-se de forma idêntica pelas duas metades deste intervalo de tempo, ficará registado como um máximo diário de apenas 50 mm e, portanto, irrelevante.

Então peço desculpa pela insinuação:o. Estava por fora destes pormenores da climatologia. Obrigado pelo esclarecimento:thumbsup:. Mas de facto não sei de que estão à espera para rever essa política das 9h às 9h. Assim vão perder-se valores importantes e vai-se menosprezar dados eventos:(.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Então peço desculpa pela insinuação. Estava por fora destes pormenores da climatologia. Obrigado pelo esclarecimento

Ora essa, não há nada que pedir desculpa ;) , engano-me tantas vezes, agradeço todos os reparos até. O processo que foi usado para os 109,07 é efectivamente o mais lógico e correcto, que bem queríamos fosse usado oficialmente. Para manter a continuidade com o antigo método podiam nos registos oficiais passar a referir ambos os valores. Hoje em dia é tudo automático, não dá trabalho nenhum extra apresentar as duas maneiras.
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves