Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2015



keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
boas

por Nelas foi o festival entre as 17h e as 18h relâmpagos bem potentes e roncos bem fortes ouvia-se dentro da fabrica mesmo com o barulho das maquinas, infelizmente estive a trabalhar, houve uns micro-cortes de energia, enquanto reiniciavam os sistemas, dava para ir ver á rua o que se passava. estava negro para a estrela.agora para as 18h já se tinha afastado. choveu pouco em nelas, vim todo o IC12 com alguma chuva.

agora aqui em Santa Comba, confirmo o incêndio são Vários mas pequeninos, o heli já tratou deles, o meu vizinho disse que caíram uns 4 raios naquela zona, e entre as aldeias Granjal e Gestosa, chuva aqui nem vê-la

esta aqui uma foto da situação actual.(ve-se algum fuma em baixo) a foto não e grande coisa
Cfqn5JU.jpg
E estiveram destacados também os dois dromadair estacionados no aeródromo de Viseu. Valeu a intervenção inicial bem musculada
 

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
401
Local
Casal Sancho(375 m)
Aqui ainda choveu bem(ia com 6 mm, por volta das 18:00 num daqueles aparelhos velhos não digitais). A trovoada que afetou Viseu aqui não foi tão forte mas ouviu-se e viu-se relampejar durante muito tempo. Depois existiu uma acalmia e voltou a trovejar, desta feita mais para os lados Mangualde/Nelas. Nesta segunda vez existiram algumas falhas de energia, mas quase não choveu e a trovoado não esteve tão forte como da primeira vez
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Foi o caos no centro da cidade. A Alberto Sampaio parecia um rio. Às 19h, quando saí do trabalho, parecia que nada tinha acontecido, com excepção dos amontoados de folhas em alguns sítios, levadas pela chuva torrencial.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
E estiveram destacados também os dois dromadair estacionados no aeródromo de Viseu. Valeu a intervenção inicial bem musculada

Sim também os vi, principalmente a passar em cima do IC12, não sabia o nome daquilo... mas este telemóvel e uma treta para fotos :facepalm:
 
  • Gosto
Reactions: keipha

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
Agora actualmente está tudo calmo, céu praticamente limpo, sem vento e sigo com 17.5ºC

temperaturas: 13.3ºC mínima \ 27.4ºC máxima
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Foi o caos no centro da cidade. A Alberto Sampaio parecia um rio. Às 19h, quando saí do trabalho, parecia que nada tinha acontecido, com excepção dos amontoados de folhas em alguns sítios, levadas pela chuva torrencial.


Penso que a estação do IPMA, com 26,4 mm, não estava mesmo na área de maior intensidade. Os efeitos visíveis nos relatos e reportagens indicam mais do que 26 mm numa hora, Viseu não é Lisboa, está habituada a mais chuva.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Penso que a estação do IPMA, com 26,4 mm, não estava mesmo na área de maior intensidade. Os efeitos visíveis nos relatos e reportagens indicam mais do que 26 mm numa hora, Viseu não é Lisboa, está habituada a mais chuva.

Apesar de estar longe de ser perita na matéria, não me parece que, onde eu me encontrava, 26mm numa hora causassem o que vi. Esse era o registo da estação da cidade (que fica junto à escola agrária, julgo) ou do aeródromo?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
Penso que a estação do IPMA, com 26,4 mm, não estava mesmo na área de maior intensidade. Os efeitos visíveis nos relatos e reportagens indicam mais do que 26 mm numa hora, Viseu não é Lisboa, está habituada a mais chuva.
Correcto. A estação do IPMA está localizada na zona E da cidade. Mas pelos fotos e relatos o pior foi mesmo a NE-N e centro da cidade.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Apesar de estar longe de ser perita na matéria, não me parece que, onde eu me encontrava, 26mm numa hora causassem o que vi. Esse era o registo da estação da cidade (que fica junto à escola agrária, julgo) ou do aeródromo?

É o da estação junto à escola agrária. O aeródromo teve um valor insignificante, o que mostra a enorme variação espacial da chuva neste evento, logo só por um grande acaso a estação terá ficado situada no local de máxima intensidade.
O pico terá sido bem superior aos 30mm.
 

keipha

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
450
Local
Ermida - Tondela
É o da estação junto à escola agrária. O aeródromo teve um valor insignificante, o que mostra a enorme variação espacial da chuva neste evento, logo só por um grande acaso a estação terá ficado situada no local de máxima intensidade.
O pico terá sido bem superior aos 30mm.
Tenho também relatos de episódios de granizo em redor da cidade e alguns locais do distrito. Não esperava nada disto hoje. Aliás nem acreditava assim em tanta instabilidade. Pensei que mais uma vez ia passar tudo ao lado, mas afinal desta vez Viseu foi o epicentro.