Seguimento Interior Norte e Centro - Setembro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
21ºC, 60%hr, mínima de 15.6ºC.
Baixou dos 10ºC em algumas estações amadoras do do concelho, que terão hoje grande amplitude térmica.

Grandes diferença de mínimas entre as zonas puras de inversão e o resto do território.
-3ºC no Cotelo, o mais baixo dos meus loggers esta noite, entrou nos negativos às 0h45.
cotelo.jpg
O Cotelo parece que fica num frigorifico, a ver a que valores chega no inverno.

Continuam os dias de deserto. Hoje as mínimas são da ordem de 9ºC. As máximas devem chegar a 35ºC. Pelo menos já não tem sido necessário o AC ou deixar as janelas abertas de noite.

10,3ºC de mínima aqui.

Grandes amplitudes térmicas! :cold::calor:

Lembro-me que quando vivi em Bragança eram comuns grandes amplitudes térmicas principalmente em Maio, com manhãs de geada com -1ºC e tardes de mais de 20ºC. Curiosamente nesta época de final de Verão não me recordo de ser assim tão comum haver grandes amplitudes.

Summary
September 17, 2025

HighLowAverage
Temperature27.4 °C11.5 °C13.7 °C
Dew Point19.2 °C11.2 °C12.9 °C
Humidity99 %59 %95 %
Precipitation0.00 mm -- --
HighLowAverage
Wind Speed1.1 km/h0.0 km/h0.0 km/h
Wind Gust1.8 km/h--0.0 km/h
Wind Direction -- -- WNW
Pressure1,022.72 hPa1,021.13 hPa --

Grandes amplitudes térmicas! :cold::calor:

Lembro-me que quando vivi em Bragança eram comuns grandes amplitudes térmicas principalmente em Maio, com manhãs de geada com -1ºC e tardes de mais de 20ºC. Curiosamente nesta época de final de Verão não me recordo de ser assim tão comum haver grandes amplitudes.

A amplitude hoje na estação do IPMA chegou quase a 26ºC.

Aqui foi ligeiramente mais baixa. 10,3ºC / 32,3ºC

26ºC, 46%hr.
Extremos do dia: 33.4ºC/17.9ºC

O Cotelo parece que fica num frigorifico, a ver a que valores chega no inverno.
Este inverno espero atingir -15ºC num dos meus dataloggers, graças a eles saberei sempre onde me deslocar e a que horas para presenciar essa temperatura ao vivo, e registar também com sonda e MT.
O inverno passado foi muito ameno, tinha menos dataloggers e em zonas menos frias dos respectivos vales, mesmo assim já registei -12.3ºC num logger e -11.6ºC de MT.
Um novo Janeiro de 2021 há-de regressar, até lá é ir apurando e expandindo a minha rede, para estar preparado para registar grandes valores, eventualmente uns -20ºC a muito longo prazo.

Última edição:
Hoje o ambiente está péssimo, super seco e doentio, algumas poeiras pelo ar.
31.6ºC, 16%hr.
Mínima de 19.6ºC.

11ºC de diferença numa distância de 3km em linha recta, hoje de manhã por volta das 8h30.
Alto a 500 metros de altitude à esquerda, vale a 411m à direita.
temps.jpg

Há zonas aqui em redor em que ainda conseguiria maior diferencial, mas não houve tempo para grandes voltas.
Foi uma daquelas manhãs em que até um metro de desnível fazia grande diferença.
O Cotelo teve mínima de -2.4ºC, e já estava em -0.4ºC às 0h.

Última edição:
Ontem Mirandela teve uma amplitude de 30.6ºC (37.3ºC/6.7ºC)

30.5ºC, 31%hr.
Céu amarelado.

Extremos do dia até ao momento: 32.4ºC/22.7ºC