Desculpem a minha ignorância, mas alguém pode explicar o que é que está a causar tanta nobulosidade e precipitação no leste de Espanha?
Será que é algum sistema frontal em fase de oclusão!?
Existe uma depressão no golfo da Biscaia com uma frente oclusa associada e um núcleo de ar frio em altitude. Essa depressão está deslocar-se para sul.
Como é normal, o sector mais activo da depressão é a área SE que está a afectar o leste de Espanha.
Esta noite a mínima no meu posto de observação (Covilhã - 775m) foi de 0 graus, mas cerca das 9,30 horas passei num local a 840m e ainda marcava 0,5 graus negativos, existindo muita geada nos campos.
Neste momento, na Covilhã (cota 500m) a temperatura ronda os 7 graus e está o céu limpo. Na Serra é visível neve a partir dos 1.500/1.600 metros.
Eu tive uma minima de -3,6ºC (inferior á da estação ) e uma máxima de 5,6ºC. Agora tenho 1,9 e dá-me a impressão que a minima desta noite será ainda mais baixa.
Eu tive -3,2ºC / 7,1ºC.
Neste momento já vai em 3,0ºC.
Hoje a geada, mesmo à sombra, não se manteve todo o dia, pelo menos por aqui. Apenas alguma água gelada conseguiu resistir até à noite.