Seguimento - Julho 2006

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Boa-noite a todos

Voltei hoje do Trafal e encontrei uma Lisboa bem mais fresca e húmida do que o Algarve.
Dia 24 a água estava a 23º C de levante e em 2 dois virou a sudoeste vindo a arrefecer uns grauzitos (lembra-me as águas de Verão do Magoito :lol: ) com uma brisa insistente (dando origem a algumas onditas para variar) mas perfeitamente suportável até 1 hora dentro dela.
De manhã estava uma brasa (perto dos 30º às 10 da matina) até às 16:30 e dps vinha , e vem (para quem for para lá), uma brisa morna do lado do mar noite dentro.
Uns amigos que estiveram em Olhão, dia 28, a montar stands num encontro de associação da vida selvagem, disseram-me que às 3 da tarde estavam perto de 37º debaixo de árvores junto à marina.
Quem for lá para baixo vai derreter durante o dia, mesmo que não esteja ao sol, e muita atenção ao cancro da tosta ... não se esqueçam da mostarda, digo, do bloquedor total.:hehe: :hehe: :hehe:
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Minho disse:
Espero que isto não seja o prenúncio de uma "tropicalização" do nosso clima, com o predomínio das estações das chuvas e estação seca....

está mais para isso do que para outra coisa dizem uns e outros dizem seca e fria....
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Luis França disse:
Boa-noite a todos

Voltei hoje do Trafal e encontrei uma Lisboa bem mais fresca e húmida do que o Algarve.
Dia 24 a água estava a 23º C de levante e em 2 dois virou a sudoeste vindo a arrefecer uns grauzitos (lembra-me as águas de Verão do Magoito :lol: ) com uma brisa insistente (dando origem a algumas onditas para variar) mas perfeitamente suportável até 1 hora dentro dela.
De manhã estava uma brasa (perto dos 30º às 10 da matina) até às 16:30 e dps vinha , e vem (para quem for para lá), uma brisa morna do lado do mar noite dentro.
Uns amigos que estiveram em Olhão, dia 28, a montar stands num encontro de associação da vida selvagem, disseram-me que às 3 da tarde estavam perto de 37º debaixo de árvores junto à marina.
Quem for lá para baixo vai derreter durante o dia, mesmo que não esteja ao sol, e muita atenção ao cancro da tosta ... não se esqueçam da mostarda, digo, do bloquedor total.:hehe: :hehe: :hehe:

è o que falta ao Norte uma água assim.... pq a temperatura tem estado o ideal para não tripar com as noites sem dormir...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
ai temos o calorzinho de volta hoje ainda não se notou muito aqui no litoral o mesmo não se pode dizer do interior!!tive hoje uma mínima de 19,6ºC e uma temperatura máxima de 29,7ºC nos próximos dias vai ser bem pior e não me parece que seja só um bocadinho mais como ouvi na Tv. hoje!!:rolleyes: a ver vamos...neste momento tenho 28,3ºC e 1012hpa:)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Yup Miguel!
Não vai ser como a do início de Julho mas vai durar o suficiente para ser classificada como onda de calor standard:p
Depois na 2ª quinzena quando estivermos a caminhar para a lua velha a mudança;)

http://www.wetterzentrale.de/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://www.wetterzentrale.de/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png

Coloco aqui as carta que não são para considerar e fiar, contudo é para animar a discusão e se assim fosse tinhamos outra situação potencial de seca, acho que este Outono não o vai ser, isto na minha opinião...:D

Mas um Setembro molhado e um Outubro quente poderão ser indicadores de um bom Inverno;)
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/glbT2mMonNorm.gif

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/people/wwang/cfs_fcst/images/glbPrecMonNorm.gif
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Dan disse:
O mês de Julho foi mais quente que o normal em quase toda a Europa, particularmente em países como a Alemanha, Bélgica, Holanda ou Polónia.

Muito quente e seco, com algumas excepções.

Estou a interpretar mal o mapa ou na região de Bragança e interior alentejano cairam 200% mais precipitação do que é normal em Julho? Só pode haver um erro.... como é que as trovoadas podem dar uma abrangência tão grande em termos de precipitação. O modelo usado para extrapolar os dados é que não deve ser o melhor....
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Claro que os mapas deixam muito a desejar em rigor geográfico. Estas áreas de forte anomalia positiva abrangem várias estações meteorológicas em Portugal e Espanha. Espero que todas as estações localizadas nestas áreas tenham acumulado valores de precipitação dessa ordem.
Em Bragança isso aconteceu. Com um valor médio de precipitação para o mês de Julho de 17mm (normal 1961-1990), neste último mês acumulou perto de 60mm, isso dá mais de 200%.
A região de Portalegre também foi afectada por trovoadas com precipitação e como os valores normais para o mês de Julho são ridículos, qualquer trovoada mais intensa provoca estas anomalias positivas.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
É notório um exagero no mapa do NOAA. Estive a ver o mapa de precipitação para o mês de Julho do INM e nesse mapa aparece uma anomalia positiva de 125% - 150% na região de Castela Leão que confina com o norte do distrito de Bragança. Claro que não há dados para a parte portuguesa.
A correspondência entre estes dois mapas não muito evidente, mas existem alguns pontos comuns.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Sim Dan isso é verdade basta uma convectividade para distorcer os valores normais para os 30 anos da média, contudo os ddos também não sei se estão correctos, contudo o nosso IM é que podia exibir este tipo de informação, sem ser a pagar...:D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Acho que isso são só valores extremos, porque segundo os dados que possuo, o mês de Julho mais chuvoso de sempre em Bragança foi em Julho de 1971 com 121 mm, e o dia de Julho mais chuvoso de sempre foi no dia 7 de Julho de 1949 com 71,7 mm.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Fil disse:
Acho que isso são só valores extremos, porque segundo os dados que possuo, o mês de Julho mais chuvoso de sempre em Bragança foi em Julho de 1971 com 121 mm, e o dia de Julho mais chuvoso de sempre foi no dia 7 de Julho de 1949 com 71,7 mm.

Tens toda a razão, grande erro meu :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Fil disse:
Acho que isso são só valores extremos, porque segundo os dados que possuo, o mês de Julho mais chuvoso de sempre em Bragança foi em Julho de 1971 com 121 mm, e o dia de Julho mais chuvoso de sempre foi no dia 7 de Julho de 1949 com 71,7 mm.

Grande ano esse 1949;) :D