Seguimento Litoral Centro - Abril 2009

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Confirmo Vitamos...Impressionante a quantidade de granizo que caiu e tou perto de Taveiro. até parece que nevou.:surprise:

Aqui tou na parte sul (polo II) a chuva entretanto começou a cair forte pelo que se nota pouco já o granizo.

EDIT: Volta a granizar (vou ter que sair, quando voltar digo como está a cidade)

Hoje é o dia do Norte e Centro como tem sido todos os dias alias...Amanha é a vingança do Sul :p

Aqui tem brilhado o sol toda a manha e não espero nada de mais no dia de hoje para esta zona...16.5ºC, 51%HR, 1016hpa e vento fraco a moderado...

Espantado com o valor duvidoso, mais uma vez obtido esta madrugada e após agumas verificações, constatei que acomulei cerca de 34mm originados por uma forte chuvada acompanhada por vezes de granizo.

Aqui deixo uma imagem do meu pluviometro bem cheio, sendo que cada ponto a meio da fita de medição corresponde a 5mm de chuva.
http://img8.imageshack.us/img8/9481/dsc00986m.jpg

Já fui verificar através do site do IM a chuva acomulada, onde dei por correcto somar a quantidade de chuva acomulada de hora a hora, prefazendo um total de 30mm, aproximadamente.

Neste momento faz sol e estão 15,2ºC e 70% Hr.

Explica lá melhor sff, não percebi.

De qualquer forma tanto o teu valor de ontem como de hoje parecem exagerados.

No radar do IM existe uma opção para ver a chuva acomulada em uma hora. Vai daí, decidi somar a quantidade de precipitação acomulada em cada run, o que através das minhas contas dá por volta de 25 a 30mm.
Tambem acho valores bem exagerados, mas possiveis.

Há cerca de uma hora atrás ouvi uns bons trovões, mas a célula passou a Norte. Mas pelo que vejo, a Norte continua escuro que nem breu.

O pessoal de Penacova e Vila Nova de Poiares é que poderiam relatar o que se acontece por lá.

Há cerca de uma hora atrás ouvi uns bons trovões, mas a célula passou a Norte. Mas pelo que vejo, a Norte continua escuro que nem breu.

O pessoal de Penacova e Vila Nova de Poiares é que poderiam relatar o que se acontece por lá.

Há uma estação no wunderground em Penacova.
Vai com 15,0mm acumulados desde as 0h de hoje.

Por aqui caiu há meia hora um aguaceiro que elevou a precipitação acumulada para os 6,3mm.

No radar do IM existe uma opção para ver a chuva acomulada em uma hora. Vai daí, decidi somar a quantidade de precipitação acomulada em cada run, o que através das minhas contas dá por volta de 25 a 30mm.

Um erro comum de raciocínio.
A intensidade de precipitação é medida em mm/h, mas não significa que caiam 30 mm por hora, apenas atinge essa intensidade momentaneamente e não de forma contínua.
Por isso, a intensidade momentânea podia até ser de 100 mm/h e não serem acumulados mais de 10 mm, sequer.