Seguimento Litoral Centro - Abril 2013

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bons dias

Chove com bastante intensidade :rain:
___________________

Segundo o IPMA, aqui estão as duas descargas eléctricas mais potentes da ultima madrugada.

213 kAmp- A 1,2 kms a Norte de Chamboeira,Loures.(Zona de mato, como é normal)
289 kAmp- Junto á estação de metro dos Olivais,Lisboa.(incrível, mesmo numa zona bem urbana)

Descargas bastante potentes. :shocking:

descargaso.png
 


Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
Acordei pelas 2:00 com a trovoada e só consegui voltar a dormir decentemente depois das 3:00. Foi mesmo intensa :eek:
Pareceu-me pelo som que também caiu granizo, mas não saí da cama para confirmar :D

Neste momento chove com muita intensidade :rain::rain::rain:

Não sei quanto a vocês, mas eu já estou farta de tanta chuva :angry:
Ainda por cima tenho problemas de humidade em casa, principalmente na marquise. Estava toda contente que o IPMA previa uns dias sem chuva, mas claro que para (não) variar agora corrigiram para mais 10 dias regados.
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,609
Local
Almada
Bom dia a todos!
Também acordei por volta dessa hora com a trovoada e chuva.
Neste momento observo da minha janela e na direcção E/SE (Setúbal,Montijo)umas nuvens bem carregadas de chuva com certeza e talvez de alguma actividade eléctrica.Alguém me pode dizer se está a ocorrer alguma coisa para essas direcções?Obrigado.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia.

A madrugada/início de manhã renderem um acumulado de 27,7 mm. :D

De momento sigo com 9,9ºC, após mínima de 9,8ºC, e 91%.

Não chove. 1001 hPa de pressão.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Segundo o IPMA, aqui estão as duas descargas eléctricas mais potentes da ultima madrugada.

289 kAmp- Junto á estação de metro dos Olivais,Lisboa.(incrível, mesmo numa zona bem urbana)

Acordei com essa descarga fortíssima, muito perto de Moscavide.

Foi um misto de sobressalto e prazer por a ter ouvido. Tudo tremeu.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Acordei com essa descarga fortíssima, muito perto de Moscavide.

Foi um misto de sobressalto e prazer por a ter ouvido. Tudo tremeu.

Boas Daniel:thumbsup:

Acredito, descarga bem violenta, consigo imaginar, pois a 9 de Março deste ano,perto do Sobral da Abelheira(Mafra), assisti a uma descarga de 247 kAmp, e foi incrível.
____________

Neste momento não chove.
 

jotasetubal

Cumulus
Registo
21 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Setubal
Bom dia a todos!
Também acordei por volta dessa hora com a trovoada e chuva.
Neste momento observo da minha janela e na direcção E/SE (Setúbal,Montijo)umas nuvens bem carregadas de chuva com certeza e talvez de alguma actividade eléctrica.Alguém me pode dizer se está a ocorrer alguma coisa para essas direcções?Obrigado.

Entre as 09:00 e as 09:30 anoiteceu em Setúbal:surprise:! As nuvens negras que se abateram sobre a cidade eram assustadoras e descarregaram uma carga de água imensa!
Infelizmente, actividade eléctrica, nem por isso. Que tenha dado por isso, nem uma trovoada para amostra....
 

Dead Cowboy

Cirrus
Registo
18 Mai 2011
Mensagens
55
Local
Seixal / Monte de Caparica (Almada)
___________________

Segundo o IPMA, aqui estão as duas descargas eléctricas mais potentes da ultima madrugada.

213 kAmp- A 1,2 kms a Norte de Chamboeira,Loures.(Zona de mato, como é normal)
289 kAmp- Junto á estação de metro dos Olivais,Lisboa.(incrível, mesmo numa zona bem urbana)

Descargas bastante potentes. :shocking:


A da zona urbana ouviu-se, e bem, em Algés... a 15 km de distância... e com o vento contra... imagino o ataque cardíaco provocado a quem lá mora perto.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Neste momento aqui no Marquês céu com algumas nuvens mas está sol, vento fraco e 10ºC. Está friozinho ...
p.s. tb estive para vir ao computador esta noite mas acho que cá em casa, definitivamente, achavam que um tratamento no Miguel Bombarda seria declaradamente adequado. Ainda bem que hoje de manhã chego aqui e verifiquei que houveram vários corajosos que desafiaram a postura convencional e saíram da cama ;)
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
702
Local
Alfragide e Olivais Norte
A da zona urbana ouviu-se, e bem, em Algés... a 15 km de distância... e com o vento contra... imagino o ataque cardíaco provocado a quem lá mora perto.

Moro junto á estação da Encarnação, nos Olivais Norte, a apenas 3,4 kms da outra estação de metro onde aconteceu a descarga e sim, foi um belo de um estrondo...um grande estoiro...:D, mas depois passado meia hora ainda deu um trovão ou dois muito mais distantes e parou tudo a partir das 04.00 da manha...
Mas tenho a sensção que o volume de som, embora grandioso foi menos potente do que naquela vez há um mês atrás quando durante 3 noites consecutivas Lisboa foi fustigada com trovoadas, nesta madrugada já estava acordada á um quarto de hora, mas na outra foi acordada pelo estoiro enormeeeeee e ai quase morri de susto, acho que o meu coração só se acalmou passado uns 5 minutos...:shocking:

Mas é grandioso assistir a estas coisas, eu gosto muito...;)

Neste momento e depois de um começo de manha verdadeiramente diluviano, com granizo á mistura, não chove, e está encoberto...
A temperatura é que deve de ter baixado muito...
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
749
Local
Mafra
Eu também senti as janelas a tremer, deve ter sido quando caiu o raio no Casal de São Braz.
Aqui por Benfica já fez sol. Agora está encoberto mas aparentemente a chuva parou.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,317
Local
Fajarda - Coruche(57m)
estou em coruche e à pouco estava a chuviscar, quando me levantei às 7h tinha 5mm acumulado (agora já lá devo ter mais um pouco, porque o céu está muito nublado com alguns escuros à volta :p), durante a noite acordei com uma barulheira enorme porque começou a chover com toda a força até me assustei e acordei, mas foi de pouca duração dai só os 5mm :angry:
esperar pelas trovoadas o gfs prevê às 12h cape 709 e li -3.1, às 15h cape 645 e li -2.6 e às 18h cape 603 e li -2.1, portanto provavelmente daqui nada devo ter festa (espero eu) :D :trovao:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Foto hoje pelas 8h e tal em Oeiras, fraca qualidade do tlm, mais é para mostrar as nuvens meio assustadoras que rodeavam a zona de precipitação mais intensa. Depois no caminho vi ainda umas mais bonitas, mas não dava para tirar foto a conduzir.




Whale mouth cloud aparentemente é a "terminologia" do tipo de nuvens que vi, segundo me disse o Vince em conversa, há umas fotos bastante interessantes no google se meterem esse termo.
:)