O grosso da precipitação está sobre a Caparica e a passar aqui em frente mas a aproximar-se. Bermas das ruas já estão inundadas, corre bem a água pelo campo, nem parece que estava seco e gretado até há minutos atrás.
Eu aqui do Campo Grande vi o clarão! Mas ouviu-se o trovão com muita diferença após o relâmpago, sinal que foi muito longe daqui.
Está difícil de chegar aqui para os lados do Campo Grande. Pelo que estou a perceber, isto encaminha-se mais para litoral, provavelmente o grosso da coisa não passe por aqui.
Chuva diminuiu agora, apenas fraca, muito escuro a sudoeste e mais claro a SSE. A cobertura de nuvens mantém-se em 8/8 com nimbostratus de base dos cumulonimbus, não há formas ou detalhes especiais, apenas tudo cinzento. 11:50 novo trovão espantoso e arrastado, mais para sudoeste.
Por aqui nada de chuva agora e parece que vai passar ao lado, apenas o céu negro para os lados de Lisboa e Margem Sul junto ao litoral.
Como se vê pelo radar, o principal está a passar ao largo da costa: Vento nulo neste momento. Pouca chuva fraca.
Firefigther, está mesmo a passar ao lado, porque aqui em Palmela tem estado a chover desde pelo menos as 11h, com muita intensidade e depois acalma durante breves minutos e volta a carregar bem forte.
Das estações WU da margem norte do Tejo só Nova Oeiras acusou precipitação: 0,5mm. Várias estações perto da faixa de radar mais intensa, na margem sul registam à volta de 1 a 3mm. É pouco mesmo assim, a faixa é estreita. Aqui terão caído seguramente pelo menos 5mm pela forma como a água correu nas ruas e no campo. 11:57 Longo trovão, para sudoeste.
12:01 trovão longo mais afastado. Pelo arrastar do ribombar penso que estas descargas estarão muito inclinadas ou com múltiplos ramos. Tenho visto os relâmpagos mas sem distinguir os raios, muita chuva e nuvens a abafar a visão.
No site do IPMA a zona de Setúbal foi bem "regada". Entretanto aqui em Palmela parou agora de chover.