Seguimento Litoral Centro - Abril 2015

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
759
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Ontem na Cruz Alta da Serra de Sintra, depois do sol posto.

Monge e encosta norte:


Cabeço do Vento:


Monte Rodel:


Encosta sul do Monge:


Infelizmente, já não irei para essas bandas com a frequência com que ia, há o ditado que diz, "tantas vezes o cântaro vai a fonte que um dia parte-se", o "meu" não se partiu, mas ficou rachado :(, no entanto pedi um "milagre" mas como pouco acredito, não deverei recebê-lo,

é um local deveras interessante, mas fazer cento e tal Km´s só quando o tempo +- severo o justificar, excepto as idas para fotografar melhor as arribas costeiras, dado que os dias já estão mais longos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Por aqui, começou agora a chover, pingas grossas. Está ambiente de trovoada.

Célula visível no radar:

Célula que passou por Coimbra, às 19h30:

:thumbsup: Aí está o pólo da actividade deste domingo portanto! A par das células que passaram na Serra da Estrela. Só que a precipitação foi muito fraca, apenas consegui encontrar uns 0,1 mm em Coimbra (aeródromo) e em Anadia. De resto tudo a zeros.
Também não houve registo de DEA's embora tivessem sido referidos trovões.
Deve ter sido o único arco-íris fotografado hoje ;)
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
o percurso foi a volta de Peniche até a foz da lagoa de Óbidos

:palmas:Vistas bem bonitas, algumas que eu nunca tinha observado, cores lindas, realmente ontem achei que a luz e as cores estavam muito boas para fotografia.
Essa composição com a Berlenga em zoom ficou bem original. Favoritas as das falésias com um belo conjunto de cores do oceano e das rochas em perspectivas invulgares. É interessante que o dia apesar da neblina estivesse com tão boas cores.

e este pôr do sol

:thumbsup: linda ideia de composição sem dúvida, ficou tão bem que nem carece do sol que já não apanhaste. :D

Domingo fim de manhã, temperatura a rondar os 20 º, e pouco vento,

Também aqui a neblina não prejudicou as vistas, belos panoramas! :)

tive pena de não ter máquina com zoom, mas fica a tentativa de mostrar o pôr do sol neste enquadramento

Estava uma bela luz hoje em Carcavelos, essas vistas mostram-no bem. Mas favorita desta série é a da Cresmina, luz e cores que parecem um quadro e a bike é fotogénica seja lá qual fôr o cenário. :cool:

Pois eu acho que a tentativa foi bem sucedida, afinal está lá tudo incluindo as gaivotas, muito melhor do que eu vi aqui da varanda :D
 
  • Gosto
Reactions: Vitor TT

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia, caríssimos.

Madrugada marcada pela inserção de vento do octante NE, entre as 04h e as 05h, elevando a temperatura em 3ºC (até aos 16ºC, estabilizando até ao nascer do Sol), e reduzindo a humidade em aproximadamente 30%, no mesmo período.

Mínima de 12,7ºC.

Por agora, manhã agradável de céu limpo: 17,9ºC com 53% de humidade.

1020 hPa de pressão e vento fraco.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Boas!

Dia de céu limpo e temperatura agradável, amanha volta a animação! :D

Ontem foi dia de passeio pelo Norte do distrito de Santarém, deixo aqui uma foto de um bonito local que desconhecia por completo:

DSCN5790_zps5xbiaicu.jpg

Dornes, Ferreira do Zêzere.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,220
Local
Coimbra
:thumbsup: Aí está o pólo da actividade deste domingo portanto! A par das células que passaram na Serra da Estrela. Só que a precipitação foi muito fraca, apenas consegui encontrar uns 0,1 mm em Coimbra (aeródromo) e em Anadia. De resto tudo a zeros.
Foram apenas uns chuviscos, que mal deu para molhar o chão.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Céu esbranquiçado pela neblina (e talvez pela poeira). Alguns fractocumulus aqui por cima e estratocumulus para o lado de terra, Leste.

Vento nulo até há pouco! Raridade numa tarde de sol Carcavelense.

Neste momento virou tipicamente para Oesnoroeste, é a brisa marítima a fazer-se sentir, resultado do aquecimento do interior.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,171
Local
Belas
Resumo do dia de hoje: Dor de cabeça só de estar ao sol

Dia começou fresco, uma boa brisa e um casaco combinavam bem. Pela hora de almoço já se ia de t-shirt, os poucos minutos que passei ao sol punha-me a cabeça a arder e a doer, logo o auge de hoje foi arranjar uma boa sombra num café. Pela tarde e a chegar a casa, pela pior hora de calor, 17h, tudo o que fazia sombra era o paraíso. Autocarro e comboio marcavam 27ºC, só o ar condicionado me salvou...

Mínima: 13,4ºC
Máxima: Por revelar

Diria que foi um bom dia de Verão, ainda me lembro de no Verão do ano passado as temperaturas também rondarem maioritariamente os 27ºC.
Amanhã já há chuva moderada com 27ºC! Clima tropical! Check

Por mais estranho que pareça, o litoral Norte ganha hoje!

GNdsZVa.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,316
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por mais estranho que pareça, o litoral Norte ganha hoje!

O que teve como consequência o rebentar de uma situação de trovoadas e células bem interessantes. Com a "panela ao lume", ferve!
ERkMC6c.jpg


Notável a definição de três zonas, cabendo aqui à região de Lisboa a transição já a desenhar-se para amanhã, com a aproximação recente de nuvens altas vindas de sudoeste cruzadas com o fluxo ainda de Leste nos níveis baixos e as formações cumuliformes humildes.