Seguimento Litoral Centro - Abril 2015

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Muito boas as fotos!:thumbsup:

Aqui em Carcavelos continua a chuva pouco consistente de pingos relativamente grandes, batida pelo vento moderado de sul por vezes com rajadas. O grosso da precipitação e das nuvens pesadas tem passado a SSE e foi atingir a península de Setúbal. Mais escuro agora para oeste.
Os acumulados variam mas não são superiores a 4mm, há estações a zero mas pode ser por mau funcionamento.

Obrigado.
De manhã apanhei um bom aguaceiro em Pero Pinheiro.
Por volta das 15horas caiu um aguaceiro fraco na localidade de Picanceira,Mafra.
A partir das 17:40 começou a chover bem no 2º local de seguimento, chuva essa que me acompanhou até chegar a Alcabideche.
Em termos de temperatura o valor mais baixo coincidiu com o ponto de maior altitude (280 mts) ao longo da viagem, 13ºC na Carapinheira, logo a saída de Mafra.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A parte generosa da precipitação, aqui à volta da foz do Tejo, continua a contemplar nas últimas horas especialmente a península de Setúbal!
kAoTGBY.jpg

3EWHlqN.jpg


31dTtO2.jpg


O vento em Carcavelos tem vindo a aumentar de força, sopra moderado a forte.
A estação que tinha entrado em funcionamento recentemente, mesmo aqui no bairro ao lado, não está a funcionar.
 

RickStorm

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
356
Local
Oeiras
Boa noite

Aqui na minha zona já chove há um bom tempo (esteve encoberto o dia todo). Mas não me parece que vá haver trovoada (embora houvesse alguns dias algo abafados). Isto digo eu claro, uma pessoa que não percebe de meteorologia. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
sim isso eu reparei :p queria saber era se vinha alguma chuvada ou não, via modelos a dar a frente pelos país todo e agora vejo a frente a aparecer do nada já a sul daqui

Penso que essa zona de precipitação não é a frente. Pela imagem de satélite parece estar ainda a desenvolver-se a oeste:
INDWA2l.jpg


A persistência do vento forte de sul aqui em Carcavelos junto à praia também está de acordo com a frente ainda estar para passar.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A frente ainda nem está activa...

A frente vai passar em Lisboa pelas 2am, neste momento a única evidencia dela é uma linha ténue de Cu/TCu que está bem a oeste...no entanto já surgiram mais células imediatamente á sua frente que vão entrar por Aveiro.

Aquilo que passou há bocado e que está a ir para sul é apenas uma área de convergência de humidade em especial nos níveis médios, com alguma convecção embebida, mas será nas próximas 3-4h que os valores de CAPE vão aumentar rapidamente gerando condições para a ocorrência de células mais fortes que aproveitarão melhor a disponibilidade de humidade nos niveis baixos.