Seguimento Litoral Centro - Abril 2021

Estou em São Martinho do Porto e vêem-se vários relâmpagos ao longe do lado do mar.
Trovões neste momento.
Mesmo em cima de Peniche!
d3b676f3ccef33fbc39f0dd5362b14d8.jpg

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Estava a filmar o terraço das traseiras para ver como se porta o escoamento pois temos andado em obras...
Nem é bom! A descarga foi tão grande que falei as línguas todas!
Entretanto houve mais e bastante fortes mas aquela foi mesmo a rasgar.
O vídeo não tem condições de ser publicado

Enviado do meu SM-A715F através do Tapatalk

trovoada mais perto, talvez em Peniche? Sucessão de trovões.

Mesmo em cima de Peniche!
d3b676f3ccef33fbc39f0dd5362b14d8.jpg

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Está agreste em Peniche

Obrigado, dava pra ver que devia ser por aí :D:trovao:Continua, mas agora menos intenso !

Muita actividade eléctrica na célula que veio precisamente daqui da Póvoa de Santa iria.

Nesta altura afasta-se para o largo:
V11bVXq.jpg

Estava a filmar o terraço das traseiras para ver como se porta o escoamento pois temos andado em obras...
Nem é bom! A descarga foi tão grande que falei as línguas todas!
Entretanto houve mais e bastante fortes mas aquela foi mesmo a rasgar.
O vídeo não tem condições de ser publicado

Deve ter sido esta, mesmo em cima do Cabo, -97 kA :eek:

f8BJMZ0.jpg

Última edição:
Litoral da Península de Setúbal e de Cascais/Sintra, talvez valha a pena irem até à costa para verem esta trovoada.
Parecia vir directa Sul-Norte mas tem-se detectado encurvamento de outras células para NNW e depois NW, à medida que sobem em latitude.
A não ser que se formem outras mais perto da costa alentejana, estas que estão a 50 Km ao largo não devem entrar em terra.
Mas pode haver surpresas...

63TqAR8.jpg

A webcam de São Torpes ilustra bem o festival de descargas registado, ainda que com algum exagero, p'lo Lightning maps. E é assim há várias horas.

Precisamente, estas são, por exemplo, as descargas registadas em apenas 10 minutos, da 1h13 à 1h23:

K9ZIgAs.jpg

Algumas são mesmo excessivas para a webcam:

PrlVF0j.jpg

Última edição:
Sorry mas só dá mesmo para partilhar isto. E tive de cortar pois não seria apropriado partilhar a saudação que fiz ao estalo
Estava a filmar através do vidro para ver o escoamento... andamos em obras no terraço.
Dá pelo menos para se ter a ideia do estalo que foi esta descarga.
Foram mais mas este foi o mais forte penso eu.

Sorry mas só dá mesmo para partilhar isto. E tive de cortar pois não seria apropriado partilhar a saudação que fiz ao estalo
Estava a filmar através do vidro para ver o escoamento... andamos em obras no terraço.

:shocking: que estouro, foi a poucas centenas de metros daí!

Na Beachcam de Melides também se vê, acho que está virada para SSW e vê-se o que parece ser o farol de Sines.
Na do Carvalhal vê-se do lado esquerdo.

Os outros foram idênticos mas não pareceram tão fortes. Ou então eu já não fui apanhada de surpresa.

Imagino como foi na Berlenga!...

Se o vídeo for visto em velocidade 0,25x dá para contar o tempo entre o relâmpago e o trovão: um pouco menos de 4 segundos, ou seja, ligeiramente menos de 1 segundo em tempo real, daí uma distância de cerca de 300 m. Pois... quanto menor esta distância mais intensa a "saudação"... :D

Última edição: