Seguimento Litoral Centro - Abril 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia, :rain:

A manhã está a ser bem regada, com sucessivos aguaceiros na última hora e meia.
Está fresco.

baixa.png

Bom dia

Madrugada e manhã bem regadas, com aguaceiros em geral fracos a moderados, sendo um deles bastante intenso a meio da manhã.
O vento sopra fraco de SW, por vezes pontualmente moderado.

8,4 mm (evento) aqui na Póvoa de Santa Iria (Escola). Com maior intensidade cerca das 23h10 quando passou perto um eco amarelo, mas não mesmo em cima.
h2rrhUb.jpg

6,0 mm em Meteo Santa Iria (dos quais 1,3 mm dos aguaceiros de manhã entre as 8h e as 9h e 2,1 mm em apenas 5 minutos, cerca das 23h50);
rFHuigK.jpg

6,9 mm em Estacal (Santa Iria);

E ainda, 16,3 mm no Morgado de Vialonga. Apanhou com o eco amarelo mesmo em cima.

A passagem da frente oclusa pela RLC a terminar, fica aqui o filme da reflectividade do radar de Coruche, últimas 24 horas.
Boa tarde,

6.8 mm ontem e 6.9 mm hoje nada mau, hoje pareceu-me ter ouvido um trovão por volta das 11h/11h30 aqui perto de Massamá, mas posso ter feito confusão

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Boa tarde,

6.8 mm ontem e 6.9 mm hoje nada mau, hoje pareceu-me ter ouvido um trovão por volta das 11h/11h30 aqui perto de Massamá, mas posso ter feito confusão

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Também tinha dúvidas sobre ter ouvido um trovão ao longe durante a manhã, mas pelos relatos houve mesmo trovoada por essa hora. :trovao:
Depois da chuva à última hora do dia de ontem, que acumulou 1,5 mm ainda antes da meia-noite, não caiu praticamente nada até ao amanhecer. No entanto, a manhã foi o completo oposto, com chuva muito forte e aguaceiros intermitentes e constantes ao longo da primeira metade do dia. Desde a uma da tarde que o tempo acalmou e até já deu para ver um pouco o sol. Não deve ser por muito tempo, já que é visível os aguaceiros pós-frontais nas imagens de satélite. :rain:

Sigo com um acumulado de 8,6 mm, comprovado pelos valores das estações em redor. Está bem fresquinho o tempo! :cold:

Esta descarga foi algo pouco visto em Portugal!

Em que aspecto é "pouco visto"?

UJVpIyH.gif

Dentro desta situação de pós-frontal e instabilidade, assistiu-se à passagem durante esta madrugada e manhã de sucessivas linhas de células com precipitação irregularmente distribuída mas muitos acumulados significativos. No entanto raríssimas trovoadas e na verdade apenas uma descarga na RLC foi registada pelo IPMA, precisamente aquela.

aGkuEyO.jpg

Nesta altura a instabilidade está localizada mais a norte, a partir de Peniche, e mais a sul a entrar na península de Setúbal:

zDaN4iC.jpg
JEhQug3.jpg

Na AML os maiores acumulados ocorreram associados às células da manhã, especialmente aquela que produziu a DEA (notável pelo isolamento e por não ter sido "anunciada").
A pressão atmosférica continua em descida.

aMuUDzZ.jpg

Actualização: célula forte aproxima-se da linha de Cascais/Oeiras:
KS949PQ.jpg

Última edição:
Boa tarde pessoal,

Mais um aguaceiro forte por Azeitão, dia de Abril a fazer lembrar os que faltaram este Inverno :unsure: Dia fresquinho , com temperatura atual de 10.7ºc , e a máxima ainda não passou do 13ºc ! Acumulado segue nos 15.1mm :rain: Muito bom... :thumbsup:

8c5cc68d0f24b454114d68668fe0512c.jpg

Neste fluxo OSO/SO aparecem ocasionalmente ecos amarelos mas duram pouco. O alinhamento das células em corredores também produz lacunas na distribuição dos acumulados maiores.

OtNs0WY.jpg
XfEDbeR.jpg

O centro da depressão parece estar agora ao largo da costa entre a Figueira da Foz e Aveiro (longe, várias centenas de quilómetros) :unsure: (não é bem isso que o Windy mostra).

ASoQnQC.jpg

b2w7H1R.jpg

Última edição:
A tarde segue com aguaceiros moderados e algumas abertas.
Vento muito fraco de SW.