Seguimento Litoral Centro - Abril 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa Tarde

Desculpem a minha ausência :hmm:

Abril segue com tempo geralmente soalheiro e fresco/ameno, com exceção de ontem em que esteve bastante desagradável devido ao frio e com alguma chuva fraca.
As noites tem sido algo frias, acredito em valores na ordem dos 5/6ºC.
O vento tem alternado entre o quadrante norte e leste, soprando sempre com maior intensidade durante as tardes.

Março despediu-se com aguaceiros fracos, que ainda molharam o chão durante a madrugada. Como estou sem estação, não sei qual o acumulado por estas bandas, mas posso dizer que foi um mês muito bom, tendo em conta os anteriores :thumbsup:

Notou-se uma explosão de verde nos campos e a fauna ganhou vida. A terra apresenta alguma humidade na superfície, mas esta diminui consideravelmente de dia para dia com o aumento da evapotranspiração. É preciso muito mais chuva e resta-nos colocar a esperança neste abril, que promete ser um mês variável como é habitual :hmm:

Entretanto, depois de um dia calmo, o céu tornou-se nublado e voltou o vento, um claro sinal de mudança. Nos próximos dias teremos uma corrente de oeste, associada a um rio atmosférico que deverá afetar o Norte de Portugal, seguida de uma depressão que afetará o tempo no fim-de-semana. Por aqui não devo acumular nada durante o rio atmosférico (somente a partir de domingo, com a frente prevista) :rain:, no entanto o tempo estará algo doentio, com céu muito nublado e pouca atividade - o que vale, e isso é positivo, é que a temperatura deverá aumentar e aproximar-se de valores mais normais para a época (incluindo as mínimas). De facto, com a entrada da massa de ar húmida, a temperatura mínima de amanhã deverá ser registada perto da meia-noite. :sono:

As várias estações à volta seguem com uma temperatura a rondar os 10 a 11ºC. :)

Bom dia.
Início de manhã com céu encoberto. Vento fraco de oeste.
Panorâmica a W/SW a partir do Cais do Sodré:
SvOapWO.jpg

Boa noite

Ontem e hoje foram dias geralmente nublados e cinzentos.
Alguns aguaceiros dispersos, mas muito pouco frequentes.
O vento rodou para SW e soprou com alguma intensidade durante a tarde.

Vamos lá ver o que aí vem :rain:

Frente a estagnar o movimento que tinha para Sul e a enfraquecer segmentando-se.
A componente oeste é agora preponderante.
Não sei se chegará a Lisboa.

lI3ymgX.gif

gtBrXIQ.jpg
e8M7Te1.jpg

Hoje a tarde foi mais morna e húmida, com vento predominando de Oeste, moderado.
Máximas de 18,1ºC e 17,7ºC, na Escola e em Meteo Santa Iria, respectivamente.

Ontem o céu estava muito nublado com predominância de Estratocumulus:

SE 17:46:29 utc
w17YVyb.jpg

Hoje além daquelas nuvens também houve Cumulus mediocris e algumas nuvens médias.

NE 17:09:23 utc
NZiYUlF.jpg

Última edição:
Boa noite,
Depois de um dia de céu nublado, com boas abertas durante a tarde e tempo calmo na maioria do dia (e com uma temperatura bem amena e primaveril), a noite segue com o céu totalmente limpo por aqui e uma temperatura a rondar os 15ºC em estações em redor. De facto nem parece que está a chover a apenas 100 km a norte de casa! Surreal. :surprise:
O vento aumentou na última hora, mas continua fraco. :)
Não sei se chegará a Lisboa.
Pelo que vi nos modelos não chegará quase nada (ou mesmo nada) a Lisboa. Aquilo que chegar à capital será neste sábado à tarde, e nem sequer será a frente da ex-tempestade Diego (a de ontem) mas sim a frente da ex-tempestade Evelyn, que ontem afetou os Açores - e será muito pouca coisa. Chuva mais a sério e com maior abrangência territorial somente a partir de segunda! :rain: