Seguimento Litoral Centro - Abril 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
O pós-frontal parecia ter bom aspeto ao início da tarde, mas a partir de então parece que se está a esfumar ao largo da costa. Cá para mim isto cheira a um novo fiasco, o que não seria a primeira vez também... :dry:

Sigo com céu limpo e vento moderado neste momento. :)

Efectivamente a frente só passou na RLC já de manhã, de forma que às 12:00 utc se encontrava no interior, a meio caminho da fronteira. Nesta carta está assinalada uma linha de instabilidade pré-frontal e terá sido essa que entrou na costa ainda ontem à noite:

hkWrIDN.gif

A animação das imagens, da reflectividade do radar de Coruche, permite observar que houve primeiro uma linha relativamente bem organizada embora pouco intensa. Foi mal interpretada como sendo a frente, mas realmente até nem se prolongava pelas latitudes da região sul embora nas cartas a verdadeira frente sempre esteve definida de forma mais extensa para sul. A linha de instabilidade depois de entrar mais para o interior intensificou-se.

O pós-frontal parecia ter bom aspeto ao início da tarde, mas a partir de então parece que se está a esfumar ao largo da costa.

Está mesmo, pelo menos estas primeiras células tornaram-se cada vez mais escassas e isoladas. Há uma linha que está prestes a entrar pelo litoral oeste:

ZNBQReJ.jpg

Mas mesmo nessa as células estão a perder força, os ecos de radar são quase residuais, excepto ao largo da costa ocidental da Região Sul. Talvez tenham mais sorte pelo Alentejo e Algarve.
uOKiXYG.jpg

DW5f5TZ.jpg

Última edição:
O aviso amarelo no que toca a precipitação para o distrito de Setúbal, parece-me desajustado. Mantenho os 4,8mm de acumulado e a tarde até ficou soalheira e duvido que até às 24h a situação se altere para que o dito aviso se justifique.

O distrito de Setúbal inclui os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Sines e Santiago do Cacém, além do próprio concelho:

b3cz5Ph.jpg

o9Z09Iz.jpg

Há várias estações com acumulados superiores a 10 mm e até à volta dos 20 mm. O regime de aguaceiros previsto poderia dar, e deu, acumulados pontuais que justificavam o aviso amarelo. Infelizmente ainda não há avisos por concelho. Almada foi, efectivamente, um dos concelhos com estações de acumulados menores, inferiores a 5 mm, mas os avisos têm de ser dados por distrito e visar as situações que embora locais atinjam os critérios do aviso.

O distrito de Setúbal inclui os concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Sines e Santiago do Cacém, além do próprio concelho:

b3cz5Ph.jpg

o9Z09Iz.jpg

Há várias estações com acumulados superiores a 10 mm e até à volta dos 20 mm. O regime de aguaceiros previsto poderia dar, e deu, acumulados pontuais que justificavam o aviso amarelo. Infelizmente ainda não há avisos por concelho. Almada foi, efectivamente, um dos concelhos com estações de acumulados menores, inferiores a 5 mm, mas os avisos têm de ser dados por distrito e visar as situações que embora locais atinjam os critérios do aviso.
Sim eu sei que o distrito de Setúbal tem mais concelhos além de Almada e que pontualmente tenha havido acumulados de 10mm ou mais e continuo a achar que não se justificava, mas atendendo a que os avisos são tão abrangentes lá tiveram que o colocar.

Sim eu sei que o distrito de Setúbal tem mais concelhos além de Almada e que pontualmente tenha havido acumulados de 10mm ou mais e continuo a achar que não se justificava, mas atendendo a que os avisos são tão abrangentes lá tiveram que o colocar.

Mesmo que houvesse avisos por concelho, seria praticamente impossível acertar onde iriam haver os maiores acumulados, especialmente numa situação de aguaceiros e instabilidade. Para já, no geral, é verdade que a actividade no litoral tem sido inferior ao esperado. Mas na meteorologia ninguém é mágico ou adivinho, e os meteorologistas têm esta responsabilidade de avisar para a POSSIBILIDADE de ocorrência de um determinado fenómeno. Cair 10 mm em uma hora (critério para aviso AMARELO) era uma possibilidade em qualquer parte do país, na verdade, perante a situação sinóptica prevista, corroborado pelos modelos, globais ou de mesoescala. Os avisos têm uma função preventiva, e reforço que teve lógica o seu lançamento, mesmo não se verificando depois em muitos locais.

Além do mais, é apenas um aviso amarelo. Não estamos a falar de uma aviso laranja ou vermelho. Aí sim, é necessário ter mais confiança que esse determinado fenómeno pode efectivamente ocorrer, apesar de na meteorologia sabermos muito bem da incerteza associada e dos desafios que tomar decisões acarreta.

Boas.
Mantenho o que disse no post anterior. O aviso amarelo no que toca a precipitação para o distrito de Setúbal, parece-me desajustado. Mantenho os 4,8mm de acumulado e a tarde até ficou soalheira e duvido que até às 24h a situação se altere para que o dito aviso se justifique.
Estás a basear-te no que caiu aí para referir que o aviso não se justifica?