Seguimento Litoral Centro - Abril 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa noite,

O fim de semana Pascal foi passado fora, portanto vou apenas reportar os extremos:

6ª feira, 15 de Abril
27.0ºC / 12.1ºC

Sábado, 16 de Abril
29.4ºC / 12.2ºC

Domingo, 17 de Abril
24.0ºC / 12.7ºC

Dia de céu praticamente limpo até final da tarde, altura em que surgiu alguma nebulosidade baixa que corria ao sabor da forte nortada
Descida da temperatura máxima, 20.3ºC. A mínima vai ser feita até à meia noite.

Sigo com céu pouco nublado, 13,8ºC, vento moderado com rajadas de N/NE.
Rajada máxima até ao momento, 49.7 km/h, um valor interessante para esta zona abrigada, mas tendo em conta a tareia que o pessoal das zonas mais litorais está a levar é quase uma "brisa" :lol:
Com excepção da temperatura, esta parece ser uma noite de Junho/Julho, aliás a sinóptica é semelhante à que se costuma verificar nesses meses.

EDIT: mínima de 13.7ºC

Última edição:
Boas,
De passagem apenas pra deixar as minhas "queixas" de uma primavera mal instalada.
Em Peniche (centro) o vento sopra muito forte e com rajadas. As ruas parecem corredores de aceleração. Anda tudo no ar pela rua.
E frio, pois está claro.

Dia previsível de vento e para onde iria hoje caminhar ? ora claro está, para o inferno ventoso, a volta pelo triangulo Azoia - Abano - Peninha - Azoia ,

não sei se já está aberta a época das nortadas, mas que já está a bombar, já

vento com fartura desde casa, IC19 alguns abanões no carro, até chagar a Azoia,

as imagens falam por si,

e claro, na Peninha a mostrar o que vale e que não brinca em serviço, onde seguramente o vento estaria bem mais forte do que o que consegui medir,
os 10.8º de temperatura, com um windchill a chegar aos 2º, e sem luvas as minhas mãos gelaram rapidamente, tendo em conta que até chegar ao carro é sempre a descer, o corpo não gera quase nenhuma energia térmica, mas faz parte,

actualmete tenho 12,3º e 69% Hr, o vento vai soprando, mas sem grande intensidade.

Dia previsível de vento e para onde iria hoje caminhar ? ora claro está, para o inferno ventoso, a volta pelo triangulo Azoia - Abano - Peninha - Azoia ,

não sei se já está aberta a época das nortadas, mas que já está a bombar, já

vento com fartura desde casa, IC19 alguns abanões no carro, até chagar a Azoia,

as imagens falam por si,

e claro, na Peninha a mostrar o que vale e que não brinca em serviço, onde seguramente o vento estaria bem mais forte do que o que consegui medir,
os 10.8º de temperatura, com um windchill a chegar aos 2º, e sem luvas as minhas mãos gelaram rapidamente, tendo em conta que até chegar ao carro é sempre a descer, o corpo não gera quase nenhuma energia térmica, mas faz parte,

actualmete tenho 12,3º e 69% Hr, o vento vai soprando, mas sem grande intensidade.

:bombar::winner: isto é mesmo o polo do vento! Ir à Peninha assim é épico!

Belas fotos, o mar está fabuloso. Caminhada que valeu pelo menos o dobro dos quilómetros na luta contra o vento.

A situação por essa altura foi esta, restos esfarrapados de uma frente dissipada e isóbaras meridianas apertadas:

erOdLSQ.gif

Boas,
De passagem apenas pra deixar as minhas "queixas" de uma primavera mal instalada.
Em Peniche (centro) o vento sopra muito forte e com rajadas. As ruas parecem corredores de aceleração. Anda tudo no ar pela rua.
E frio, pois está claro.

Cabo Carvoeiro tem desde há mais de cinco horas valores médios do vento acima dos 50 Km/h!
Claro que na cidade deve haver valores incríveis nos corredores de vento das ruas.
A temperatura todo o dia esteve praticamente igual à da superfície do mar, entre 14ºC e 15ºC, mas desceu aos 13,4ºC nas últimas horas.

wrjUHb4.jpg

A estação WU de Atouguia da Baleia, já longe da costa tem agora vento médio de 40 Km/h e as rajadas chegam aos 60 Km/h.
Em Peniche haverá certamente rajadas nos 80 Km/h ou mais.

Mais a sul, uma estação em Santa Cruz teve até à meia-noite mais de 55 Km/h de vento médio e rajadas até 70 Km/h.

Actualização: São Pedro de Moel tem vindo a registar um aumento regular da intensidade do vento, está agora com cerca de 55 Km/h.

h5LVsWU.jpg

Última edição:
Cabo Carvoeiro tem desde há mais de cinco horas valores médios do vento acima dos 50 Km/h!
Claro que na cidade deve haver valores incríveis nos corredores de vento das ruas.
A temperatura todo o dia esteve praticamente igual à da superfície do mar, entre 14ºC e 15ºC, mas desceu aos 13,4ºC nas últimas horas.

wrjUHb4.jpg

A estação WU de Atouguia da Baleia, já longe da costa tem agora vento médio de 40 Km/h e as rajadas chegam aos 60 Km/h.

Mais a sul, uma estação em Santa Cruz teve até à meia-noite mais de 55 Km/h de vento médio e rajadas até 70 Km/h.

Actualização: São Pedro de Moel tem vindo a registar um aumento regular da intensidade do vento, está agora com cerca de 55 Km/h.

h5LVsWU.jpg
Essas zonas levam uma tareia de vento que é uma coisa impressionante. Não era capaz de viver em Peniche ou noutro local qualquer junto ao mar, principalmente no litoral centro que é o mais massacrado pela nortada. :wacko:
Grandes praias, mas o tempo que faz é para esquecer.

Vento a aumentar no litoral Oeste:

7VzWC7l.jpg

dOm1qxU.jpg

CkKcGZu.jpg

São Pedro de Moel e Cabo Carvoeiro estão com vento de intensidade de Depressão Tropical (51 a 62 Km/h, Beaufort força 7), mas as rajadas podem atingir valores da categoria de Tempestade Tropical (63 a 117 Km/h, Beaufort 8 a 11) como já foi registado em algumas estações.

Cabo Carvoeiro tem vento de intensidade de Depressão Tropical desde as 19h de ontem, portanto 9 horas neste regime.

Última edição:
Essas zonas levam uma tareia de vento que é uma coisa impressionante. Não era capaz de viver em Peniche ou noutro local qualquer junto ao mar, principalmente no litoral centro que é o mais massacrado pela nortada. :wacko:
Grandes praias, mas o tempo que faz é para esquecer.

Aqui até chegam a mudar de casa e reforçar telhados e janelas. É de loucos.

wrjUHb4.jpg

h5LVsWU.jpg
Eu estou na Atouguia num primeiro andar virado a norte (é sina) e sem abrigo, durante o dia, e sinceramente não sei onde está pior. Escusado será pentear o cabelo antes de sair de casa!
A noite em Peniche foi jeitosa para quem tinha vasos nas varandas...