Trovoada ateou fogos que a chuva apagou
Várias trovoadas provocaram, ontem, quinta-feira à tarde, incêndios florestais em alguns distritos do Centro do país. A chuva que caiu a seguir ajudou a apagar todos os fogos. Bombeiros tiveram de intervir apenas em inundações.
Em Castanheira de Pêra e Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, registaram-se vários focos de incêndio provocados pelas trovoadas. A chuva que caiu de imediato apagou-os, mas no concelho de Pedrógão Grande originou 12 inundações. "O céu ficou escuro e começou a chover torrencialmente" assegurou fonte dos bombeiros, revelando que em poucos minutos várias ruas e garagens ficaram inundadas. Ao início da noite a situação estava em "fase de resolução", assegurou a fonte.
No distrito de Santarém registaram-se "descargas eléctricas" de trovoadas nos concelhos de Mação, Sardoal, Abrantes e Coruche, que provocaram pequenos incêndios. "Os bombeiros nem chegaram a actuar já que a chuva que caiu depois acabou por apagar os fogos" disse ao JN fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro, revelando que as trovoadas ocorreram entre as 15.15 e as 16.30 horas. Ao final da tarde mantinha-se de prevenção uma brigada de Bombeiros em Coruche.
"Os bombeiros estão no terreno apenas como prevenção, mas até ao momento não houve necessidade de intervir, apesar de terem sido inicialmente mobilizadas equipas para os locais", disse a mesma fonte.
JN