Seguimento Litoral Centro - Agosto 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

Volta Verão, estás perdoado...

madrugada, belo cordão de nuvens sobre a Arrábida
hGrWBmc.jpg


à tarde, um dia de Verão com excelente visibilidade e o regresso da nortada
cK01hli.jpg


Pormenores das nuvens no horizonte
JH9rJAO.jpg

podem ver-se um pequeno cordão de nuvens sobre a arriba da Caparica (Fonte da Telha exactamente) e depois o principal sobre a Arrábida
jI7H0GV.jpg


e a excelente luminosidade à medida que o céu foi limpando para a tarde
atmiMck.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa noite

Para terminar o dia uma curiosidade:
Um crepúsculo com ténues nuvens na alta troposfera e raios de sol produzidos pelo poente que à hora desta imagem estaria já afastado cerca de 600Km para WNW. A existência destes raios denuncia nuvens com opacidade e extensão vertical: uma forma de saber que existiria uma frente sensivelmente a essa distância. Efectivamente ela está presente nas imagens de satélite e na carta sinóptica. A observação do horizonte, antes de existirem satélites, era particularmente útil na previsão a curto prazo, como é óbvio. :)
vSilM07.jpg
 

overcast

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
210
Local
Cascais
Boa noite

Para terminar o dia uma curiosidade:
Um crepúsculo com ténues nuvens na alta troposfera e raios de sol produzidos pelo poente que à hora desta imagem estaria já afastado cerca de 600Km para WNW. A existência destes raios denuncia nuvens com opacidade e extensão vertical: uma forma de saber que existiria uma frente sensivelmente a essa distância. Efectivamente ela está presente nas imagens de satélite e na carta sinóptica. A observação do horizonte, antes de existirem satélites, era particularmente útil na previsão a curto prazo, como é óbvio. :)
vSilM07.jpg

Esta fotografia está brutal. Até a ponho repetida. :thumbsup:
Entretanto a Nortada segue moderada. Segue-se uma semana com Nortada moderada a forte talvez. Cuidado na A16 e na A5 :D
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Por curiosidade, fui ver a que altitude se encontra esse marco geodesico, 357 metros, bela vista.
:thumbsup:

Obrigado, ah e até já nevou :lol::lol: tenho registos disso claro, mas ainda não andava por cá,
também já teve direito a um "capacete" hehehe, ainda tirei umas fotografias na segunda feira passada de manhãzinha quando tive de ir ao HBA, é pena que da minha casa não visualizo a serra, se não dava lá mais uns pulinhos, talvez comece a ir na bike.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Boas tardes

Volta Verão, estás perdoado...

atmiMck.jpg

Como ainda não posso andar de bike a longo curso, ando a pé, onde começo na Cruz Quebrada e termino junto ao forte na rampa de acesso á praia, hoje cheguei pelas 20:00 h a este local,

temperaturas amenas talvez 22-23º, não senti frio ( fui t-shirt ), mas algum vento ao longo do trajecto, reduzindo de intensidade quando me aproximei do carro pelas +- 21:15h.

Excelente dia que deve ter estado para a fotografia ( ausência de neblina ) que raramente apanho quando dou umas voltas por ai fora para o efeito mais junto ao litoral.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Um dia de Verão infelizmente já com condições propícias à eclosão de incêndios:

Data Hora Local Concelho Distrito Ponto Situação Tipo
4/8 14:27 Azoia / Sesimbra Sesimbra Setúbal Em Curso Inc. em Mato
4/8 15:30 Comandante das Operações de Socorro (COS): Comandante do Corpo de Bombeiros de Sesimbra.
4/8 15:31 Incêndio ativo com duas frentes.
4/8 15:32 Acionado Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF01) de Lisboa.
4/8 15:35 Estrada Nacional 379 cortada entre Estalagem dos Zimbros e Aldeia Pinheirinhos.
4/8 16:15 Posto de Comando Operacional (PCO) instalado na Estalagem dos Zimbros (N 38º 26' 46'' W 009º 09' 10'').
4/8 16:40 Incêndio ativo com uma frente.

gQbsyBt.jpg

y1lUGob.jpg

eFji6cJ.jpg



4/8 17:25 Acionados dois Aviões Bombardeiros Médios Anfíbios.
4/8 17:30 Incêndio ativo com uma frente.

está a demorar muito e a espalhar-se, meios aéreos tardios, continuo a ver duas frentes

4/8 17:58 Acionado Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF02) de Lisboa.

iPpX0rF.jpg


esta mensagem deverá talvez ser transferida para um tópico de seguimento de incêndios (?)

4/8 18:27 Acionado Veículo de Planeamento, Comando e Comunicações (VPCC) de Lisboa para o Teatro de Operações (TO).
4/8 18:30 Incêndio ativo com uma frente.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=722376
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=722400
http://www.publico.pt/local/noticia/incendio-obriga-a-corte-de-estrada-em-sesimbra-1665377

o vento não está a ajudar, a frente primária parece estar em rescaldo, outros dois focos estão activos, um não está de todo controlado, vêem-se os AVB em acção.

os AVB não páram, 19:30, mas a frente sul mantém-se e o fumo engrossou e está mais escuro, quantas árvores perdidas...

4/8 19:25 Comandante das Operações de Socorro (COS): Comandante Operacional Distrital de Setúbal.
4/8 19:30 Incêndio ativo com uma frente. Operações de combate a decorrerem favoravelmente.

as últimas passagens dos AVB mudaram a cor do fumo, situação mais favorável agora 19:45

4/8 19:44 Incêndio Dominado.
4/8 19:44 Vereador do Serviço Municipal de Protecção Civil de Sesimbra no Posto de Comando Operacional (PCO).

zgkgh3N.jpg

2NT57je.jpg

CjTzX2a.jpg

m6u8XIF.jpg

WrjY6pq.jpg

3JKM0vj.jpg


Esta mensagem deve ser transferida para outro tópico, peço a quem o possa fazer, eu não sei como fazer.
 
Última edição: