Seguimento Litoral Centro - Agosto 2015

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,665
Local
Espinho, Aveiro
Praia de Carcavelos - live beachcam.sapo.pt

Dia cinzento com nuvens

Olha as gaivotas

GzjnIdn.png
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,382
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Mínima: Outra vez 19,9ºC :D Considero tropical na mesma :p

A mesma temperatura fez aqui ao nascer do sol. Mas perto da meia noite já tinha sido registado 19,8ºC que é assim até ao momento a mínima do dia.

Panorama a Norte não está muito bonito.
Vista para W/NW:

:thumbsup: boas fotos, bem ilustrativas de como o céu tem estado, tal como aqui em Carcavelos.

Por Carcavelos já pingou! Nem me apercebi... mas fui à varanda de casa e estava molhada!

Parece que aqui junto à praia não chegou. Continua um céu de cobertura variável, a 7/8 em geral, principalmente estratos e estratocumulus, alguns poucos cumulus humilis, altostratos e alto cumulus e também cirrus com rastos agora. Um pouco de tudo, portanto, mas estratificadas em geral. Cabo Espichel com nuvem bandeira que se arrasta por Sesimbra até à Arrábida. Vento fraco de oeste.

A máxima foi 24,3ºC por volta do meio-dia, com outros extremos inferiores de 24,2ºC e 24,1ºC pouco depois das 14h e às 16h, respectivamente. Humidade variou entre os 81% da madrugada e os 63% do meio-dia.
22,6ºC ainda oscilantes nesta altura.

Não detectei, com já referi, indícios de precipitação.

O habitual time-lapse do amanhecer, corrente de norte a rodar para noroeste, estratocumulus leves e pouco compactos. Nota-se o cruzamento com a direcção das poucas nuvens médias que apareceram e que vinham de Oes-sudoeste.



No litoral centro, até às 18 horas só foi registado acumulado de precipitação nas estações do IPMA de Colares (0,1mm) e Lousã (0,2mm).
 
Última edição:

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,481
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Às 18h07
Da Berlenga para norte...
Não pude tirar mais fotos pois só tinha o tlm comigo e desligou-se. Está avariado :( depois ainda dava fotos melhores mas a cada clic ele desligava e não dava nada. Ficam estas, as possiveis.

c73deaf773ded9d56d870ffb6481dd0b.jpg

28b8a54b0950bca3ef05745bc4c5cfac.jpg

3982557027cde7b2923a0a1b502b3c21.jpg

c6498c8f885d5e1380ecf8213a4eab87.jpg

f5e9b6d7fc26d0a2cc64cad7a5f89db4.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,481
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
:D sem dúvida:

TLMEk1B.jpg


Já tinha passado mais, além destes ecos, outros cerca de vinte minutos antes.

Esses outros que passaram antes não me apanharam, devem ter passado mesmo de raspão. E eu estava na marginal. Ah, houve uns pinguitos mas quase parecia da maresia, mas sim vinha de cima :D
A partir dessa hora os vidros do carros começaram a embaciar bastante o que me levou a crer que a temperatura deveria estar a baixar. Não consegui ver a temperatura, pois os cristais do visor do carro andam xonés e não consigo visualizar nada...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui está um inicio de noite o o céu bem escuro, como uma moite de inverno, pena é nao deitar uma pinga de água.
A nortada prossegue com rajadas por vezes moderadas.
Vai ser também uma noite fresca, já sigo com 23.5ºC
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,382
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esses outros que passaram antes não me apanharam, devem ter passado mesmo de raspão. E eu estava na marginal. Ah, houve uns pinguitos mas quase parecia da maresia, mas sim vinha de cima

:thumbsup: boas fotos, parece inverno, tecto das nuvens muito baixo. Aqui e ali vê-se os aguaceiros. Boa visibilidade para as Berlengas no entanto.

Boa noite! :)
Há cerca de 10 minutos caiu um valente aguaceiro que deu para lavar a rua.
O mar está um autêntico espelho!
Ainda caem algumas pingas, nada de especial...

Confirmado pela estação de S.Pedro de Moel do IPMA (a ligação é para uma página oculta, não listada, o nome da estação está errado): das 19 às 20h tem 0,6mm e na hora seguinte ainda deve vir a ter mais qualquer coisa.

As outras estações do Litoral Centro que têm acumulados são:

Cabo Carvoeiro: 0,2+0,5 mm nas duas horas até às 20h;
Dois Portos: 0,1 mm às 19h;
Lousã: 0,2+0,1 mm até às 19h;
Colares: 0,1 mm às 17h.
 
  • Gosto
Reactions: Aspvl e Mr. Neves