Seguimento Litoral Centro - Agosto 2015

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 1 Ago 2015 às 07:38.

1. João Pedro

João Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Jun 2009
    Local:
    Porto, Campo Alegre (50m)
    Afinal havia mais do que as que colocaste no tópico do PDS!
    Vá, como foste um Bom Samaritano, os "Deuses" também te deram uma ajudinha, e a nós, por arrasto! :D
    Estão deslumbrantes, adoro ver o nevoeiro a mover-se assim sobre o mar. :thumbsup:

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Vitor TT

Vitor TT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    Odivelas ( 160 mts )
    Podes crer, mas acredita que me custou mais desta vez, do que quando faz vento e frio, pois estava a destilar bastante, ah e muita bicharada voadora ( pequenos insectos ) que se colavam a pele, estava uma calmaria absurda apenas quebrada pelo som longinquo do mar, estimo que que estivesse uns 27º ou mais, não o referi na altura, mas a nível térmico esteve sempre agradável, só na Roca é que esteve mais fresco, mas aguentava-se bem de manga curta,

o caminho é a seguir a Biscaia antes da Pirolita, na cartografia militar tem descrito Marco Joinal, terminava num pequeno largo, mas cortaram os arbustos a fresaram o caminho ( tem dois caminhos, uma sinuoso, mas mais direito e outro mais inclinado, mas mais directo ) até uma parte, o resto ficou como estava quase até uma praia de apenas pedras, como referiu o dono ( acho eu ) do carro, construções ? pois espero que não.

StormRic gostou disto.
  3. Vitor TT

Vitor TT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    Odivelas ( 160 mts )
    Presumindo que o numero 200444, tenha sido a hora, minuto e segundo do começo, nos primeiros minutos do video, estava lá em baixo, claro a "disparar" :lol:.

guisilva5000 e StormRic gostaram disto.
  4. Vitor TT

Vitor TT
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    21 Jan 2014
    Local:
    Odivelas ( 160 mts )
    E ontem (Domingo ), fui fazer a tradicional caminhada entre a Cruz Quebrada e Carcavelos, pensava eu que iria tirar uma meia dúzia de fotos apenas para meu arquivo, mas tinha de ter havido algo de um pouco mais de interesse, e parece que esta ultima semana foi a semana dos nevoeiros :lol:,

em termos de temperatura foi quase linear, arranquei do carro +- pelas 18:30h com 23º C e cheguei +- pelas 21:40h com 22º C, ao longo dos +- 18 Km inicialmente algum vento, mas a parar quase totalmente ao chegar a Carcavelos, onde quase normalmente é o contrario, e aparece nevoeiro rasteirinho a adensar-se um pouco, no regresso foi minha "companhia" o percurso todo, acho que nunca assisti a algo neste trajecto que faço a mais de três anos, mas dissipava-se assim que entrava em terra, muita humidade, cheguei ao carro com a camisola toda molhada,

como as promessas fizeram-se para não se cumprir :lmao:, vou colocar algumas fotos embora não sendo nada de especial ( acho eu ), pois o pessoal que gosta, gosta mesmo ;),

[​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG] [​IMG]

a lua a dar o ar da sua graça entre o nevoeiro, ao lado "anemómetro e cata-vento" de Paço de Arcos :lol: ( que estava em festa ) ( um corte do original com qualidade da treta ) sinal que o vento era quase nulo,

[​IMG] [​IMG]

já a chegar a Cruz Quebrada, a lua no seu "power" quase total, faltou-me a DSRL com uma boa objectiva pois estava "grande",

5. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    parece estar com movimento para E, aguenta-se até cá? tem estado a crescer

6. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras
    Tenho acompanhado essa célula há 1h e tal e parece que é resistente, mas não sei não...é melhor manter as expectativas baixas

StormRic gostou disto.
  7. Mr. Neves

Mr. Neves
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Tondela-290m
    Dando uma olhada pelo GFS, essa célula parece encontrar-se no ponto de colisão entre a frente fria (que está já a trazer nebolusidade mais baixa para o Continente) e uma pequena frente quente que está sobre o oceano da qual surge uma frente oclusa não muito vigorosa a meu ver.

A região onde se encontra a célula tem bastante CAPE disponível e alguma humidade aos 700hpa (que não sei muito bem qual a sua origem, mas penso que a própria região depressionária a esteja a introduzir, e talvez o mar naquela zona esteja a dar uma ajudinha, a água está bem quente, e o cisalhamento da zona talvez faculte a advecção de ar húmido). A célula talvez ainda consiga entrar em terra algures entre Peniche e Lisboa, mas a sua deslocação lenta talvez estrague tudo, é que esta frente fria está introduzir alguma humidade que lhe podia ser últil em conjugação com os cerca de 1450j/kg de cape e Li de -5 ao largo da costa de Lisboa. Ainda assim os mais entendidos que dêem a sua opinião . Esperemos para ver:rolleyes:

#787 Mr. Neves, 31 Ago 2015 às 04:39
    Última edição: 31 Ago 2015 às 05:03
    guisilva5000, StormRic e Tiagolco gostaram disto.
  8. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras
    Entretanto a célula enfraqueceu. Já não chega cá

Mr. Neves e StormRic gostaram disto.
  9. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    :thumbsup: podes crer! Estas três praias (Carcavelos, Torre e Santo Amaro) são avançadas em relação à linha de costa Lisboa/Cascais, por isso quando há nevoeiros e neblinas na costa e a entra a barra, ganham este cenário fantástico. Praticamente ficam só na praia e envolvendo o forte. Captaste todo o ambiente lindamente!

Vitor TT e guisilva5000 gostaram disto.
  10. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Por outro lado, pelo radar , parece que vem lá qualquer coisa que ainda pode molhar :intrigante:mas não sei até que ponto:

Céu encoberto por nuvens baixas aqui em Carcavelos e não há nem cheiro, literalmente, de precipitação até ao momento.

21,1ºC e 86% estagnados na última hora. Vento nulo.

guisilva5000 e Tiagolco gostaram disto.
  11. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Pingos grossos e 21 graus por Cascais

StormRic e guisilva5000 gostaram disto.
  12. Chasing Thunder

Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    13 Mai 2008
    Local:
    Couço
    Bem por aqui muitas nuvens mas chuva nada, nem esperança tenho.

StormRic e guisilva5000 gostaram disto.
  13. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)

eu acordo vejo isto no telémovel, vou a correr lá fora e vejo nada! estava só a cair uns pingos grossos que não passou disso e não via estrutura nenhuma no céu :huh:

14. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    e agora choveu, durou pouco mas foi o suficiente para molhar o chão todo e o radar tem um aguaceiro fraco, se calhar à bocado passou foi de raspão dai ter caido só uns pingos

15. david 6

david 6
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Jan 2013
    Local:
    Fajarda - Coruche(57m)
    afinal parece que o ponto vermelho de Coruche não era mesmo praticamente nada, coruche acumulou 0 na ultima hora e nem descargas teve, não percebi aquela célula.. (ou o radar)

0.2mm acumulado

StormRic, guisilva5000 e Tiagolco gostaram disto.

Partilhar esta Página