Seguimento Litoral Centro - Agosto 2015

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
E como o devido é prometido, ontem ( Sábado ) já de regresso a Lisboa, mas a dar a volta por Sintra :lol:, dia caracterizado por calor, de manhã ainda fui a Fonte da Telha, ora estava um bafo desgraçado, ou começava a soprar a nortada fresca o que me faz não ir a banhos apesar de a temperatura da agua estar amena, ah e nada de alforrecas hehehe,
a tarde rumei a serra de Sintra, claro, calor no caminho ( IC19 ) e na própria serra estava invulgarmente relativamente quente, tanto que desta vez não me embrunhei pelos caminhos, fui directo a Peninha, estava quase calor e a fábrica do vento estava avariada :lmao: ( podiam-me ter avisado e podia te-la reparado, hehehe ) ou seja vento NULO, é a primeira vez que suei neste local, mas a norte e em direcção ao mar, o cenário era outro,

fica aqui uma imagens,

estava a ver que ia falhar isto, porque num dos acessos as falésias, o caminho foi arranjado, confesso que por vezes não entendo estas opções, e só com um jipe bem preparado se ia lá, conclusão, os ligeiros já lá vão, só que um que apanhei a subir atascou o carro na barreira lateral e lá tive de o puxar, a sorte em trazer uma cinta, pois já era quase 20:00h bem poder acender uma velinhas por eu ter aparecido ( malta dos jipes ainda vão dando estes jeitos ), mas ainda fui a tempo de "caçar" isto, o resto já foi perto da Roca,
Afinal havia mais do que as que colocaste no tópico do PDS!
Vá, como foste um Bom Samaritano, os "Deuses" também te deram uma ajudinha, e a nós, por arrasto! :D
Estão deslumbrantes, adoro ver o nevoeiro a mover-se assim sobre o mar. :thumbsup:
 


Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:uau: magníficos, simplesmente, todos estes momentos! Ainda bem que lá foste e, mesmo com contratempos, conseguiste estas fabulosas fotos!

É muito raro a "fábrica" encerrar para férias, mas quando o faz no verão é que sentimos a energia que estamos habituados a gastar, naquelas subidas e na luta contra o wind chill, e no calor que geramos.

Esse caminho que dizes foi arranjado é o da Pirolita ou o outro mais abaixo (entrando pelo lado esquerdo dos moinhos da Azóia)? Espero que isso não signifique mais construções (ilegais) em perspectiva, porque as pressões são muitas e aproveitam-se ou despoletam os incêndios na zona ("já que ardeu, agora constrói-se").

Podes crer, mas acredita que me custou mais desta vez, do que quando faz vento e frio, pois estava a destilar bastante, ah e muita bicharada voadora ( pequenos insectos ) que se colavam a pele, estava uma calmaria absurda apenas quebrada pelo som longinquo do mar, estimo que que estivesse uns 27º ou mais, não o referi na altura, mas a nível térmico esteve sempre agradável, só na Roca é que esteve mais fresco, mas aguentava-se bem de manga curta,

o caminho é a seguir a Biscaia antes da Pirolita, na cartografia militar tem descrito Marco Joinal, terminava num pequeno largo, mas cortaram os arbustos a fresaram o caminho ( tem dois caminhos, uma sinuoso, mas mais direito e outro mais inclinado, mas mais directo ) até uma parte, o resto ficou como estava quase até uma praia de apenas pedras, como referiu o dono ( acho eu ) do carro, construções ? pois espero que não.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
A máxima foi mesmo os 25,4ºC mas a mínima está a ser revogada, pois a temperatura já vai nos 21,6ºC (a anterior mínima da manhã era 22,1º). Notável os 84% de humidade neste momento.

Ao pôr-do-sol entrava a neblina rasteira ao oceano mas em terra pouco avançou.

Dois pequenos apontamentos do início e do fim do dia, com a circulação de SSW nos níveis médio e alto a manter-se. Altocumulus pela manhã.
Neblina espessa sobre o mar foi a constante.





Presumindo que o numero 200444, tenha sido a hora, minuto e segundo do começo, nos primeiros minutos do video, estava lá em baixo, claro a "disparar" :lol:.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
E ontem (Domingo ), fui fazer a tradicional caminhada entre a Cruz Quebrada e Carcavelos, pensava eu que iria tirar uma meia dúzia de fotos apenas para meu arquivo, mas tinha de ter havido algo de um pouco mais de interesse, e parece que esta ultima semana foi a semana dos nevoeiros :lol:,

em termos de temperatura foi quase linear, arranquei do carro +- pelas 18:30h com 23º C e cheguei +- pelas 21:40h com 22º C, ao longo dos +- 18 Km inicialmente algum vento, mas a parar quase totalmente ao chegar a Carcavelos, onde quase normalmente é o contrario, e aparece nevoeiro rasteirinho a adensar-se um pouco, no regresso foi minha "companhia" o percurso todo, acho que nunca assisti a algo neste trajecto que faço a mais de três anos, mas dissipava-se assim que entrava em terra, muita humidade, cheguei ao carro com a camisola toda molhada,

como as promessas fizeram-se para não se cumprir :lmao:, vou colocar algumas fotos embora não sendo nada de especial ( acho eu ), pois o pessoal que gosta, gosta mesmo ;),

21025682191_b389b5d11a_o.jpg
21018127595_389e1fdc85_o.jpg
20991867176_3fca72c03f_o.jpg
21008217852_f5b7878a21_o.jpg
20991866846_de4ab7ce3c_o.jpg
20831323649_eab2426c5c_o.jpg


a lua a dar o ar da sua graça entre o nevoeiro, ao lado "anemómetro e cata-vento" de Paço de Arcos :lol: ( que estava em festa ) ( um corte do original com qualidade da treta ) sinal que o vento era quase nulo,

20991866586_4a8237d9eb_o.jpg
20991866236_155ebdc863_o.jpg


já a chegar a Cruz Quebrada, a lua no seu "power" quase total, faltou-me a DSRL com uma boa objectiva pois estava "grande",

20830215938_d46c696c2d_o.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
parece estar com movimento para E, aguenta-se até cá? tem estado a crescer

1zfraee.png


11v1xm9.png

Dando uma olhada pelo GFS, essa célula parece encontrar-se no ponto de colisão entre a frente fria (que está já a trazer nebolusidade mais baixa para o Continente) e uma pequena frente quente que está sobre o oceano da qual surge uma frente oclusa não muito vigorosa a meu ver.

A região onde se encontra a célula tem bastante CAPE disponível e alguma humidade aos 700hpa (que não sei muito bem qual a sua origem, mas penso que a própria região depressionária a esteja a introduzir, e talvez o mar naquela zona esteja a dar uma ajudinha, a água está bem quente, e o cisalhamento da zona talvez faculte a advecção de ar húmido). A célula talvez ainda consiga entrar em terra algures entre Peniche e Lisboa, mas a sua deslocação lenta talvez estrague tudo, é que esta frente fria está introduzir alguma humidade que lhe podia ser últil em conjugação com os cerca de 1450j/kg de cape e Li de -5 ao largo da costa de Lisboa. Ainda assim os mais entendidos que dêem a sua opinião . Esperemos para ver:rolleyes:
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Dando uma olhada pelo GFS, essa célula parece encontrar-se no ponto de colisão entre a frente fria (que está já a trazer nebolusidade mais baixa para o Continente) e uma pequena frente quente que está sobre o oceano da qual surge uma frente oclusa não muito vigorosa a meu ver.

A região onde se encontra a célula tem bastante CAPE disponível e alguma humidade aos 700hpa (que não sei muito bem qual a sua origem, mas penso que a própria região depressionária a esteja a introduzir, e talvez o mar naquela zona esteja a dar uma ajudinha, a água está bem quente, e o cisalhamento da zona talvez faculte a advecção de ar húmido). A célula talvez ainda consiga entrar em terra algures entre Peniche e Lisboa, mas a sua deslocação lenta talvez estrague tudo, é que esta frente fria está introduzir alguma humidade que lhe podia ser últil em conjugação com os cerca de 1450j/kg de cape e Li de -5 ao largo da costa de Lisboa. Ainda assim os mais entendidos que dêem a sua opinião . Esperemos para ver:rolleyes:
Entretanto a célula enfraqueceu. Já não chega cá
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
vou colocar algumas fotos ... pois o pessoal que gosta, gosta mesmo

:thumbsup: podes crer! Estas três praias (Carcavelos, Torre e Santo Amaro) são avançadas em relação à linha de costa Lisboa/Cascais, por isso quando há nevoeiros e neblinas na costa e a entra a barra, ganham este cenário fantástico. Praticamente ficam só na praia e envolvendo o forte. Captaste todo o ambiente lindamente!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Entretanto a célula enfraqueceu. Já não chega cá

Por outro lado, pelo radar , parece que vem lá qualquer coisa que ainda pode molhar :intrigante:mas não sei até que ponto:

2TOltv0.jpg


Céu encoberto por nuvens baixas aqui em Carcavelos e não há nem cheiro, literalmente, de precipitação até ao momento.

21,1ºC e 86% estagnados na última hora. Vento nulo.