Seguimento Litoral Centro - Agosto 2020

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia. Amanhecer na costa oeste Santa Cruz com céu pouco nublado e alguma neblina. Vento fraco de norte.
Panorâmica a NW:
tdWf8zS.jpg

Boa tarde

Fabulosa visão! :thumbsup:

Esta manhã foi muito ventosa e depois de uma ligeira acalmia está a intensificar-se novamente a nortada de NNW.

LB4pyEF.jpg


Atingiu-se rajadas na ordem dos 70 Km/h, com vento médio de 40 a 60 Km/h.

A temperatura mínima continua nuns frescos mas normais 16,9ºC.
HR subiu apenas aos 69%.

Nesta altura a temperatura estabiliza à volta dos 25ºC, 24,7ºC presentemente depois de já ter atingido 25,1ºC.

Há cirrus desde ontem, associados a sistemas frontais sem actividade, e nuvens baixas a Oeste trazidas pela nortada marítima.

ULExEcy.jpg


Curiosamente, as estações na área de Cascais e vertente sul da Serra não apresentam valores tão elevados de intensidade do vento, diria mesmo que são até bastante modestos em relação ao que é normal naquela zona. :intrigante:
 
Última edição:
Boa Tarde

Hoje andei por terras do litoral oeste, mais concretamente na zona do Bombarral e, mais tarde, Ericeira-Sintra. Como manda a tradição, o céu encoberto e a neblina marcaram presença :D
O vento é que vai lá vai. Nortada agreste com rajadas algo violentas, por momentos tive que abrandar na autoestrada, tal eram as guinadas que a ventania dava no carro :eek: Não quero exagerar, mas acredito que naqueles vales/montes ao longo da A8 tenha apanhado rajadas na ordem dos 80 Km/h, a "olho nu" claro. Foi assim durante toda a viagem, excepto na encosta norte de serra de Sintra, onde curiosamente o vento soprava de forma fraca :confused:

De resto, aqui pelo Montijo o dia foi soalheiro e com algumas nuvens altas. O vento também soprou com alguma intensidade, mas nada comparado com o que apanhei no outro "mundo" :D

Mínima: 19,1ºC
Máxima: 26,2ºC

T. Atual: 22,3ºC
HR: 69%
Vento: NW / 14,0 Km/h
 
Última edição:
Boa noite,
O vento por aqui foi bem mais forte, com rajadas máximas próximas a 40 km/h durante a tarde.:surprise: Houve também alguma nebulosidade alta ao início da tarde, mas que se dissipou e o dia acabou com céu limpo e vento moderado, mais uma vez. A temperatura foi semelhante à de dias anteriores. :sono:

Charneca da Caparica
Máx: 28,2°C
Mín: 18,0°C
Rajada máxima: 39 km/h NO

Agora estão 19,7°C e está céu limpo, com vento fraco de nordeste. :)
 
Boa noite.
A nortada tem sido uma constante nos últimos dias. Só durante as manhãs é que tem estado mais calmo.
Neste momento outra vez arroz e céu muito nublado.
Domingo fui à Duna da Cresmina (um dos locais mais bonitos do país, na minha opinião :)). Ficam umas fotos:
GRsY1ek.jpg

As dunas engolem o passadiço como se nada fosse:
aZH2flY.jpg

:p
65LTtdE.jpg

kDL34qS.jpg

Ux8n9DK.jpg

Ao pôr do sol, no topo da colina de Oitavos com uma vista esplêndida para o Cabo Raso:
ZfiZfuC.jpg
 
[QUOTE="RStorm, post: 796885, Ericeira-Sintra. Como manda a tradição, o céu encoberto e a neblina marcaram presença ...
O vento é que vai lá vai. Nortada agreste com rajadas ...[/QUOTE]

Hoje, outra vez, céu cinzento, húmido e a valente nortada - que soprou e assobiou toda a noite - teima em ficar. 18C marca o termómetro.
Conheço bem o tempo desta terra - que adoro - mas não me lembro de um verão tão mauzinho. Parece um outubro já bem entrado.
 
Praia de Valmitões, distanciamento social ...
2a87fe76f2dc9e863aac916daf993052.jpg

Praia de Valmitão e não Valmitões! :)

A minha avó é de Ribamar que fica muito perto do Valmitão, também passei por lá no Domingo à tarde, mas não fiquei na praia, estava frio! :cold:
 
Tempo por aqui nos últimos dias ventoso e algo fresco, tendo a ventania abrandado na tarde de ontem,

mas como as terças é dia de ir fazer caminhada pela zona de Sintra, ( a mesma volta ), lá fui, por aqui já aquecia, mas claro ao chegar a Azóia, outro tempo,
ainda assim as temperaturas rondaram os 23º - 25º

e começa a ventania, embora mais "soft",

neste local que resolvi ir, muitas vezes mencionado pelo @jonas_87





nas zonas mais costeiras o vento andou nos 65 - 75 km/h

mas continua a ser neste local onde tenho sempre registado os maiores valores desde que faço esta caminhada e respectivos registos





e a chegada a Peninha, outro mundo, bonito mesmo





e as vistas da Peninha, onde o vento não era nada de relevante






Por aqui agora algum calor e vento fraco.
 
Boa Tarde

Últimos três dias foram soalheiros e algo quentes, com uma subida notória de temperatura.
Após o "vendaval" de segunda -feira, a nortada tem andado meio desaparecida, aparecendo apenas de forma temporária a meio da tarde e em modo fraca, contrabalançando com alguma lestada que tem surgido, especialmente durante a manhã.
O céu tem se apresentado totalmente limpo.

Terça-feira:
Mínima: 18,3ºC
Máxima: 29,6ºC

Quarta-feira:
Mínima: 17,4ºC
Máxima: 31,5ºC

Quinta-feira:
Mínima: 19,6ºC
Máxima: 33,7ºC

T. Atual: 31,4ºC
HR: 42%
Vento: NW / 5,4 Km/h
 
[QUOTE="RStorm, post: 796885, Ericeira-Sintra. Como manda a tradição, o céu encoberto e a neblina marcaram presença ...
O vento é que vai lá vai. Nortada agreste com rajadas ...

Por acaso, em termos de nebulosidade, a parte pior da viagem foi mesmo aí na Ericeira :D Pairava um nevoeiro intenso sob o mar e a subir as falésias na zona sul, por momentos parecia que ia chuviscar.
No entanto, creio que ontem e hoje você tenha apanhado tempo mais agradável, pois não tenho visto nuvens para essas bandas :D
 
Última edição:
Boa noite,
Nada para contar para além de dias quentes, noites quentes, muito sol e diminuição da nortada. Um tempo de chacha, portanto! :calor:

Ontem:

Charneca da Caparica
Máx: 33,3ºC
Mín: 18,0ºC

Hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 31,5ºC
Mín: 18,7ºC

Agora estão 22,6ºC e vento de nordeste. Seria no dia 15 que iria para o Algarve - vai-se a ver e é quando a temperatura diminui por lá! Com caraças! :disgust: