Seguimento Litoral Centro - Agosto 2020

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boas! Já chuvisca por aqui com 18.7ºC. Deu para chegar aqui ao Alentejo, parece.
Também já chegou aqui. Chuvisca lá fora (embora nem dê para molhar o chão) e está um tempo muito abafado, com 20,6°C, 91% de humidade relativa e vento quase nulo. Aliás, a temperatura até aumentou na última hora, após ter atingido os 20,3°C por volta da meia-noite. :calor:
 
Bom dia,
Em Lisboa manhã com céu nublado com abertas. Vento fraco a moderado de oeste.
Nevoeiro no estuário do Tejo.

Fotos captadas a partir do comboio na ponte 25 de Abril:
Panorâmica a este:
ehiTLGc.jpg


Panorâmica a oeste:
avrtOF0.jpg


4dMmuKx.jpg
 
Última edição:
Bom dia,

Está tempo de Açores, como costumo dizer... ;)

Foi uma noite difícil, de tão abafada que estava.
Vê-se uma grande camada de nevoeiro sobre o mar e pelo rio dentro, com algumas nuvens dispersas pelo céu.
Temperatura, no Auriol do lado sul, na casa dos 27-29ºC (conforma tapa ou destpa o Sol) e humidade entre 60 e 70%. :sweat::sweat::sweat:
 
Boa tarde pessoal! Longa ausencia devido a férias, mas cá estamos de volta para relatar sempre que possível... :)

Está mesmo um tempo típico das ilhas, pouco frequente mas não inédito em Agosto, e sem dúvida que é estranho estar calor e tanta humidade no ar e sentir este bafo todo! :sweat:
Mínima quase tropical, de 19ºC ao inicio da manhã! Chuviscou também por aqui ontem à noite e esta madrugada, mas nem molhou o chão..

26ºC actuais e 63% HR - sensação de 29ºC!
Céu nublado, por vezes com abertas, com vento fraco a moderado de O/SO. Já observei para sul nuvens baixas em deslocamento rápido, o que indica nevoeiro junto ao rio!
 
Bom dia,

Está tempo de Açores, como costumo dizer... ;)

Foi uma noite difícil, de tão abafada que estava.
Vê-se uma grande camada de nevoeiro sobre o mar e pelo rio dentro, com algumas nuvens dispersas pelo céu.
Temperatura, no Auriol do lado sul, na casa dos 27-29ºC (conforma tapa ou destpa o Sol) e humidade entre 60 e 70%. :sweat:

Boa tarde

Situação de Oeste bastante húmida, massa de ar tropical húmida, bem delimitada por uma frente com várias ondulações, entrada ontem de uma primeira oclusão e depois uma frente quente e assim ficámos num sector quente bem longo.
A imagem do satélite Suomi de hoje às 13:54 utc até parece revelar a existência de um 'rio atmosférico' :intrigante:. Certo é que nas regiões litorais do noroeste a precipitação acumulada já é significativa, enquanto aqui pela RLC ficamos nas décimas ou 1 a 2 mm no máximo (1,4 mm Alcobaça e 1,9 mm Coimbra-Mata S.Pedro).

GQMXIwg.jpg


vDvJvc6.gif


Curiosidade da webcam do Guincho às 13:38 utc, com o Cabo da Roca a 'fumegar' uma pluma de nuvens que depois vai encobrir a Serra de Sintra:

w5Wwulr.jpg


Ontem, Domingo 16: 15,6ºC a 25,6ºC; 87% a 41%; 40,2 Km/h rajada máxima, predominou de W; 0,0 mm.

Hoje: subida da mínima (18,6ºC) e da máxima (27,6ºC); subida da HR mínima (47%); mantém-se o vento bastante fixo em W/WNW, rajada máxima até agora 38,6 Km/h; 0,0 mm até agora e assim deve continuar.

Dados da estação Parque de S.Iria (a Escola está offline)
 
Bom dia!

Início de manhã muito húmido com períodos de chuvisco / chuva fraca, no caminho entre a Azambuja e Coruche. Agora aqui em Coruche, não chuvisca, o Sol já brilha entre nuvens e vai aquecendo. Já a humidade mantém-se elevada.
 
Última edição: