Seguimento Litoral Centro - Agosto 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
47iVYGz.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
O primeiro de agosto foi também a transição para o "inverno". Foi um dia calmo, mas fresco e cuja nebulosidade foi aumentando ao longo do dia. :unsure:

Não estava à espera de que chovesse por aqui, mas a chuva ainda acumulou 1,5 mm. A frente foi mais intensa do que o previsto pelos modelos, tanto que acabou por chegar com maior intensidade a zonas mais a sul do que o previsto... :rain:
Entretanto a nebulosidade que tapava o céu ao início da manhã já dissipou e estão 22,3°C, com uma brisa de oeste.

Aqui fica um resumo do dia de ontem: :)

Charneca de Caparica
Máx: 23,1°C
Mín: 15,1°C
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Este tópico anda muito morto... Aqui pela Figueira temos chuva fraca, não esperava
Normal que ande muito morto. A realidade é que não há nada para dizer... Eu, que sou até uma pessoa muito assídua a este fórum, até gostaria de fazer análises diárias mas simplesmente não consigo fazê-las porque não há suficientes coisas para dizer. Os dias passam e a pasmaceira é a mesma... Em anos como 2019 foi a nortada forte a grande protagonista, mas parece que este ano nem nortada explosiva temos! :sono:
Quanto à chuva por aí, não percebo a surpresa. O IPMA e os modelos já previam chuva para esta madrugada de sábado por aí. As nuvens da frente em dissipação também já chegaram aqui à minha zona e a temperatura na última hora até aumentou, estando agora nos 19,1ºC. :)

Quanto à semana que hoje vai acabar, podemos dizer que, depois daquela chuva na segunda de madrugada, o tempo estável voltou. Curiosamente, as noites até nem foram nada frias tendo em conta o clima da zona, e os dias foram bem quentinhos... :w00t:

Aqui fica um resumo dos últimos dias:

Charneca de Caparica

Segunda, dia 2
Máx: 26,5ºC
Mín: 18,3ºC
Prec: 1,5 mm

Terça, dia 3
Máx: 29,4ºC
Mín: 15,6ºC

Quarta, dia 4
Máx: 28,2ºC
Mín: 19,5ºC

Anteontem, dia 5
Máx: 28,6ºC
Mín: 17,0ºC

Ontem, dia 6
Máx: 25,5ºC
Mín: 17,9ºC
Rajada máxima: 33,2 km/h NO
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Normal que ande muito morto. A realidade é que não há nada para dizer... Eu, que sou até uma pessoa muito assídua a este fórum, até gostaria de fazer análises diárias mas simplesmente não consigo fazê-las porque não há suficientes coisas para dizer. Os dias passam e a pasmaceira é a mesma... Em anos como 2019 foi a nortada forte a grande protagonista, mas parece que este ano nem nortada explosiva temos! :sono:
Quanto à chuva por aí, não percebo a surpresa. O IPMA e os modelos já previam chuva para esta madrugada de sábado por aí. As nuvens da frente em dissipação também já chegaram aqui à minha zona e a temperatura na última hora até aumentou, estando agora nos 19,1ºC. :)

Quanto à semana que hoje vai acabar, podemos dizer que, depois daquela chuva na segunda de madrugada, o tempo estável voltou. Curiosamente, as noites até nem foram nada frias tendo em conta o clima da zona, e os dias foram bem quentinhos... :w00t:

Aqui fica um resumo dos últimos dias:

Charneca de Caparica

Segunda, dia 2
Máx: 26,5ºC
Mín: 18,3ºC
Prec: 1,5 mm

Terça, dia 3
Máx: 29,4ºC
Mín: 15,6ºC

Quarta, dia 4
Máx: 28,2ºC
Mín: 19,5ºC

Anteontem, dia 5
Máx: 28,6ºC
Mín: 17,0ºC

Ontem, dia 6
Máx: 25,5ºC
Mín: 17,9ºC
Rajada máxima: 33,2 km/h NO

Boas, olha que este verão está ser extremamente ventoso, e já houve semanas e semanas de nortada violenta,acredita. Até a malta alentejana com quem me dou têm se queixado muito do vento, portanto o que dizer do litoral. Há 2 semanas atrás fui dar um mergulho a Cascais, e água estava um gelo inacreditável, e eu para me queixar é complicado.:D
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Boas, olha que este verão está ser extremamente ventoso, e já houve semanas e semanas de nortada violenta,acredita. Até a malta alentejana com quem me dou têm se queixado muito do vento, portanto o que dizer do litoral. Há 2 semanas atrás fui dar um mergulho a Cascais, e água estava um gelo inacreditável, e eu para me queixar é complicado.:D
Há previsões de temperaturas da água do mar abaixo dos 13 ºC nos próximos dias em grande parte do litoral norte, é obra
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas, olha que este verão está ser extremamente ventoso, e já houve semanas e semanas de nortada violenta,acredita. Até a malta alentejana com quem me dou têm se queixado muito do vento, portanto o que dizer do litoral. Há 2 semanas atrás fui dar um mergulho a Cascais, e água estava um gelo inacreditável, e eu para me queixar é complicado.
Como ninguém aí da zona dizia nada supus que o tempo por aí estivesse mais pasmacento que em anos anteriores, mas pelos vistos isso não é verdade... :D

Seja como for, no passado sábado ainda caiu chuva por aqui, acumulando 0,5 mm - não estava mesmo à espera! Entretanto parece que vem aí pelo menos uma semana bem quentinha, com temperaturas superiores a 30ºC. Para já os dias continuam "amenos", com temperaturas perto das normais para o mês de agosto ou ligeiramente inferiores. :calor:

Charneca de Caparica

Anteontem, dia 7
Máx: 25,2ºC
Mín: 17,2ºC
Prec: 0,5 mm

Ontem, dia 8
Máx: 26,6ºC
Mín: 16,4ºC

Hoje, dia 9
Máx: 27,7ºC
Mín: 14,2ºC

A noite de hoje segue mais quente que as anteriores, com uma temperatura atual de 19,8ºC. :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
A madrugada de hoje ainda foi fresca, com uma mínima de 14,1ºC, contudo já se vai notando a mudança do estado do tempo. Hoje, pela primeira vez em agosto, foram ultrapassados os 30ºC de temperatura, e acredito que possa chegar aos 35ºC nos próximos dias. Contudo, duvido que o recorde de 37,1ºC de julho seja superado... :calor:

Sigo com 28,8ºC de temperatura atual e vento que tem variado entre o noroeste e o nordeste (e sem a intensidade de dias anteriores). :)
 

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Pelo Litoral Sintrense 20ºC. Completamente nublado desde manhã cedo. O Sol ainda pareceu estar a vencer a nebulosidade pelas 13H, mas nada... Voltou a fechar.
Se não há vento, há nuvens ;-)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.