Seguimento Litoral Centro - Agosto 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Ficou prezo nos 38 °C.
O ambiente na rua está horrível.
Já em casa, acabei de atingir os 31°C.
Tendo em conta que hoje a casa não vai refrescar, vai ser complicado...

Aqui tudo fechado, 26,2ºC, 51%. Marquise sul nos 38ºC, norte nos 32,2ºC.

Ainda houve ligeiras subidas das máximas nas últimas duas horas (assinaladas com ^ ).
Algumas estações a registarem a máxima à volta das 18h !

Rede Clima.AML
2023 Agosto 06
Actualização 18h30

Temperaturas Máximas desde 05 Agosto
Norte do Tejo
35,7____39,7ºC Vila Franca de Xira
36,2____36,1ºC Mafra^
33,6____32,3ºC Sintra Algueirão
35,3____37,3ºC Amadora^
------____------ºC Odivelas
37,0____39,9ºC Loures
36,1____39,6ºC Lisboa Carnide
35,1____38,3ºC Cascais^
35,3____37,8ºC Oeiras

35,54___37,63ºC MÉDIA

Sul do Tejo
------____------ºC Almada
36,5____40,7ºC Montijo
37,2____41,3ºC Alcochete
37,1____39,2ºC Barreiro^
36,4____39,9ºC Moita^
37,4____41,4ºC Seixal S.Marta Pinhal^
38,0____41,3ºC Sesimbra Q.Conde
37,1____40,2ºC Palmela
37,3____40,2ºC Setúbal^

37,13___40,53ºC MÉDIA

Também me pareceu duvidoso, mas pode haver um efeito local até porque outra estação muito perto teve 40,6ºC, apenas menos 5 décimas.
Estas estações não estão mesmo junto ao rio, mas dentro da malha urbana de Algés. Note-se ainda que no momento da máxima o vento local era predominante do quadrante NW, embora fraco ou em quase calma.
Quando são valores que desconfio, comparo sempre com estações de localidades mais quentes. Faz algum sentido essa estação (tão perto da costa) ter registado ontem uma máxima mais alta que Coruche e Alcochete? Ou mesmo Lisboa/Geofísico e Tapada da Ajuda (sendo que já desconfio dos valores desta estação).

Última edição:
Quando são valores que desconfio, comparo sempre com estações de localidades mais quentes. Faz algum sentido essa estação (tão perto da costa) ter registado ontem uma máxima mais alta que Coruche e Alcochete? Ou mesmo Lisboa/Geofísico e Tapada da Ajuda (sendo que já desconfio dos valores desta estação).
Sim, pode fazer sentido caso o vento venha de terra. Veja-se as temperaturas atingidas no sotavento algarvio, com previsões que chegaram aos 45ºC para as praias!
Nesse caso de vento de terra até a poucos metros da água se podem ter temperaturas 20ºC ou mais acima da temperatura da água.
No caso de Algés o efeito de ilha urbana no fundo de um vale é importante também. Não quero dizer com isto que os registos não possam estar errados ou a estação mal instalada/calibrada, mas sim que não são de todo impossíveis.

IMG_20230806_201612~2.webp
IMG_20230806_201618~2.webp

Muito fumo no ar.
34,5°C.

Amanhã todas as praias do Oeste têm previsão de temperaturas a subir, vários graus, a ficarem na casa dos trintas.
Hoje, andamos pela Ericeira, aquela avenida junto às praias é qualquer coisa...uma diferença de 8 a 9°C. Junto ao Intermarché da Ericeira a marcar 32°C, ao pé da praia 24/25°C, nortada com bastante intensidade.

40.6°C de máxima, amanhã outro dia complicado, a temperatura dentro de casa já acima dos 30°C.

28.4° e 33% de HR o vento acalmou, para mal dos meus pecados

Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk

Hoje, andamos pela Ericeira, aquela avenida junto às praias é qualquer coisa...uma diferença de 8 a 9°C. Junto ao Intermarché da Ericeira a marcar 32°C, ao pé da praia 24/25°C, nortada com bastante intensidade.

40.6°C de máxima, amanhã outro dia complicado, a temperatura dentro de casa já acima dos 30°C.

28.4° e 33% de HR o vento acalmou, para mal dos meus pecados

42°C previstos para amanhã para Loures.

Temperatura ia a descer, ainda baixou aos 24,0ºC na estação Meteo Santa Iria cerca 4h15. Então chegou a nova massa de ar quente e nessa estação tem vindo a subir e está nos 26,2ºC.

Mas... dei uma volta pelas ruas até há pouco (5h) e deparei-me com a corrente de Leste, mais forte a esta altitude e pude observar na Kestrel o contraste do choque das massas de ar: a que ainda estava retida nas esquinas Oeste das ruas e vãos dos prédios, com valores à volta dos 25-26ºC e a que vinha já pela rua de cima, vento à volta dos 10 a 15 Km/h, atingindo os 29,3ºC e trazendo ainda um intenso cheiro a incêndios. Impossível de abrir janelas, mesmo que não fosse pela temperatura que em nada iria refrescar o interior, devido ao cheiro do fumo.