Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
Família realojada em Leiria

A Protecção Civil registou 45 ocorrências no distrito de Leiria devido ao mau tempo.

O comandante distrital de operações de socorro, José Manuel Moura, afirmou que em Peniche um casal com duas crianças foi realojado em casa de familiares porque o telhado da sua habitação foi arrancado, adiantando que a situação da moradia é recuperável durante o dia de hoje, quarta-feira.

Em Óbidos, uma caravana ficou parcialmente destruída, obrigando o casal que aí estava a ir para outra propriedade de amigos.

José Manuel Moura acrescentou que a acção dos bombeiros se concentrou sobretudo entre as 04:00 e as 06:00, nos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, explicando que houve dezenas de árvores caídas, cabos eléctricos e de telefone arrancados, bem como telhados e outras estruturas danificadas.

Fonte da GNR esclareceu que durante a noite diversas estradas nacionais e municipais estiveram cortadas ao trânsito, particularmente no Sul do distrito, onde "várias localidades estão sem energia eléctrica e sem telefone".
 


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Nesta zona, ainda se viram alguns ramos arrancados e pequenas marcas do vento, mas nada de extraordinário...
Por enquanto isto segue calminho, com pouco vento, sol a brilhar entre as abertas e temperatura amena...
Mais logo se verá como decorre o dia... Sigo então com 17.4ºC, 73%HR, 995hpa.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Estou aqui em Cabeça Gorda Campelos Torres Vedras e a minha estaçao wmr 200 registou as 4.18 a rajada maxima de 124.2 km/h. A estaçao resistiu mas 4 arvores de algum porte nao. nao ha electricidade por isso estou a enviar do telemovel sem pontuaçao. tirei algumas fotos q depois colocarei no forum.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
tirei agora estas fotos da destruição que os tapume sofreram.



a linha a vermelho identifica a inclinação que o candeeiro sofreu:eek:

 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Por aqui a miséria de sempre... 50 km/h certinhos.

Esta estação tem um limitador de velocidade do vento, só pode. :angry:

Espero que esta madrugada que vem registe alguma coisa de jeito.

Há muitos estragos a lamentar, :shocking: a única coisa que desejo é que ninguém fique ferido e que aqueles que passaram por isto tudo recuperem o mais depressa possível a normalidade das suas vidas. :(
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Durante a madrugada, pus em causa os valores registados pela estação amadora da Lapa, no Cartaxo.


Hoje, e ao ver as imagens da região, acho que talvez os dados até não sejam assim tão descabidos.

asdx.jpg


Rajada máxima de 153,7km/h.


semttulo2nu.png


Os registos da precipitação é de loucos. Com essas rajadas de vento o pluviometro deve ter andado a voar. Registou um rain rate de doidos, e um diluvio.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Pois é, estava mesmo no centro da acção da depressão em cavamento, é bem provável que estejam certos!

Medonho! :eek:


Estou de olho é na formação que vai avançando a W de Lisboa lentamente..
Ainda não dá bem para perceber onde vai entrar.. Mas se calhar a Norte da capital.. Mas tem de se acompanhar!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Pois é, estava mesmo no centro da acção da depressão em cavamento, é bem provável que estejam certos!

Medonho! :eek:


Estou de olho é na formação que vai avançando a W de Lisboa lentamente..
Ainda não dá bem para perceber onde vai entrar.. Mas se calhar a Norte da capital.. Mas tem de se acompanhar!

bem lá vai o Cartaxo a entrar de novo em rota de colisão com o Mau Tempo...:eek:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Aqui onde moro, como é uma zona alta, o vento também soprou especialmente forte. Mas a única consequência que vi foi o tombar do ecoponto das embalagens ao fundo da rua, e o voar e espalhar dos sacos de plástico por toda a rua e jardim. Assim como os caixotes de lixo virados.
Haviam carros estacionados ao lado, não sei se algum sofreu algum dano.

Aqui é frequente os caixotes de lixo andarem rua a baixo, rua a cima com o vento. Mas o ecoponto foi a primeira vez que vi tombar. Talvez não estivesse muito cheio, desta vez.

No entanto, parece que não foi o único a tombar.

semttulo6k.jpg



Ainda de referir que a luz do candeeiro, entre as 3h30 e as 5h da manhã, esteve constantemente a dar sinal.

Quanto a precipitação, não foi nada por aí além.
Apenas 17,2mm.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Boas, por aqui foi uma noite mesmo aterradora, o vento superou os 100km/h:shocking:, há varias coisas arrancadas, como arbustos e árvores, algumas que ficaram mesmo carecas devido a brutalidade do vento:surprise:
Isto está muito estranho, nunca vi um cenário igual, depressões atrás de depressões...:shocking:
 

PTbig

Cumulus
Registo
17 Dez 2009
Mensagens
101
Local
Tapada Das Merçês - Sintra

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Meteorologista revela que temporal pode ter sido "causado por um tornado"
Hoje às 13:27


O temporal que atingiu na última madrugada a região Oeste de Lisboa pode ter sido causado por um «tornado», mas só a análise posterior dos estragos poderá ajudar a determinar o «fenómeno», disse à TSF a meteorologista Idália Mendonça.

A meteorologista Idália Mendonça explica que o temporal que atingiu a região do Oeste de Lisboa pode ter sido provocada por um tornado

Em declarações à TSF, Idália Mendonça disse que os meteorologistas ainda desconhecem o que ocorreu na região Oeste de Lisboa, em particular porque a rede de estações do Instituto de Meteorologia (IM) não detectou o «fenómeno».

«Não foi detectada pela nossa rede de estações. Foi um fenómeno de pequena escala, pontual. O valor mais alto que temos na rede é de 140 km/hora em Cabo Carvoeiro, que é próximo, mas estes 140 km/hora não justificam aquele grau de destruição», explicou a meteorologista.

Idália Medonça admite a hipótese de se ter tratado de um tornado, mas só um estudo posterior aos estragos pode ajudar a esclarecer a situação.

«Provavelmente pode ter sido um tornado de pequena escala. É importante avaliar-se primeiro os estragos e só depois é que se consegue determinar o que se passou na região, mas ainda é cedo», disse.

De acordo com a meteorologista, é «perfeitamente normal a rede de estações não ter detectado o fenómeno».

«Estes fenómenos são pontuais e às vezes podem ocorrer num determinado local e a 10 km haver uma estação e ela não o detectar», explicou.

Quanto a previsões, adiantou que o mau tempo vai regressar ainda esta quarta-feira com previsão de chuva e vento forte que «vai começar pelo Sul e gradualmente estender-se para Norte».

Segundo a meteorologista, o mau tempo deve-se à passagem de várias depressões pelo território, «a depressão que nos afectou de madrugada já se afastou do território, hoje de manhã já é outra e no dia de Natal aproxima-se outra. São sucessivas depressões que vão passando pelo território», explicou.

Idália Mendonça referiu ainda que «as melhorias temporárias do estado do tempo que se vão sentindo ao longo do dia devem-se aos intervalos entre as depressões».

O forte vento da madrugada desta quarta-feira deixou um rasto de destruição em vários concelhos da região Oeste, havendo casos de desalojados devido a estragos nas habitações.

O IM prevê a partir do final da tarde de hoje no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões Centro e Sul vento forte a muito forte com rajadas da ordem dos 120 km/hora.

Para quinta-feira, a previsão aponta para céu geralmente muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva passando a aguaceiros, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e vento moderado a forte de sudoeste, tornando-se fraco a moderado de noroeste a partir da tarde.

Nas terras altas, o vento será forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 100 km/hora, enfraquecendo para o final do dia.


in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1454506
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar

Noticia do Jornal "O Templario"

O vento forte que se fez sentir esta madrugada provocou estragos em várias zonas da nossa região. O caso mais grave aconteceu na Asseiceira onde a queda parcial de uma casa provocou um ferido ligeiro e três desalojados.
Em Tomar há registo de algumas casas que ficaram parcialmente sem telhas, dezenas de árvores arrancadas, toldos e painéis destruídos e postes de electricidade, telefone e iluminação tombados.
A queda de algumas árvores provocou o corte de estradas e ruas na cidade. Foi o que aconteceu em Carvalhos de Figueiredo, na av. Cândido Madureira e em frente ao Tribunal do trabalho, por exemplo.
A aldeia de Vale da Figueira, freguesia de Sabacheira, ficou isolada uma vez que caíram árvores de grande porte nas duas estradas de acesso à localidade. Aqui há também o registo da queda de um poste que atingiu uma viatura.
Desde as três da manhã, os serviços de protecção civil mobilizaram os bombeiros, serviços de higiene e limpeza e de jardins, departamento de obras municipais, PSP e GNR para acompanharem a situação e resolverem os problemas que iam surgindo.
Ao início da manhã já não há estradas cortadas ao trânsito.

“O Templário” solicita e agradece o envio de fotografias deste temporal por mail para geral@otemplario.pt ou por telemóvel para 918395417.

Mais um video da noite.



Fonte : O Ribatejo

"Seis desalojados e estragos por todo o distrito devido ao temporal – FOTOS
Autor Bruno Oliveira em destaque, twitter, Últimas Dez 23, 2009
Seis pessoas ficaram desalojadas e praticamente todas as principais estradas do distrito de Santarém tiveram trânsito condicionado devido aos fortes ventos que hoje de madrugada provocaram a queda de árvores e destelharam casas.

Num balanço do temporal que se registou na madrugada de hoje praticamente em todo o distrito, a Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona, afirmou que os desalojados foram realojados, acreditando que se tratam de situações temporárias.

Além de três pessoas que tiveram que sair da sua casa em Atalaia, concelho de Tomar, outra pessoa ficou desalojada em Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, e outras duas no concelho de Santarém, em Vale de Figueira e Grainho.

Sónia Sanfona falava no final de uma reunião realizada no Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS), na qual participaram também o comandante distrital de operações de socorro, Joaquim Chambel, e representantes da Segurança Social, EDP, Estradas de Portugal e forças de segurança.

Joaquim Chambel afirmou que os ventos, que registaram rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora nas estações de Abrantes e Fonte Boa, prolongaram-se por perto de três horas, provocando quedas de árvores, que originaram os condicionamentos de trânsito e danos em habitações, sobretudo nos telhados.

As quedas de árvores e outros objectos provocaram ainda problemas no abastecimento de energia, encontrando-se brigadas da EDP no terreno a tentar resolver as diversas situações.

Segundo disse, o nível de prontidão dos serviços distritais de protecção civil vai manter-se até quinta-feira, dada a previsão da continuação de tempo instável.

Sónia Sanfona pediu “atenção redobrada” aos automobilistas, sobretudo numa época em que se regista maior circulação automóvel, uma vez que muitos sinais de trânsito foram derrubados ou danificados."
 
Editado por um moderador: