Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009



Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Estação ferroviária de Mira-Sintra/Meleças, há coisa de 1h30.:cold:

00000geadamirasintra141.jpg


Sim, andei a espalhar água no chão. :lol:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Por aqui vou seguindo na mínima do dia, com uns primaveris 6.2ºC...:disgust:
Pelo menos está mais fresco que ontem por esta hora...

Máxima de 11.2ºC.

De momento, além dos 6.2ºC, ainda 55%HR (ontem estava mais seco o ar), 1013hpa, céu limpo, vento fraco.

Uns primaveris 6,2ºC... :p

A RFM voltou agora a falar da neve na Serra de Sintra. Acredito profundamente em água neve..Se virmos que ontem em Sintra a mínima foi de 1 grau negativo,não sei como poderá ser assim tão impossível que tenha 5 ou 10 minutos de água-neve,com a chegada da precipitação e ainda com algum frio instalado.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
a temp. aqui esteve estagnada nos 3.5ºC durante quase 1 hora:eek: entretanto começou a descer até aos 3.2ºC mas agora voltou a subir e está nos 3.4ºC.

Ai..o ventinho:mad:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Uns primaveris 6,2ºC... :p

A RFM voltou agora a falar da neve na Serra de Sintra. Acredito profundamente em água neve..Se virmos que ontem em Sintra a mínima foi de 1 grau negativo,não sei como poderá ser assim tão impossível que tenha 5 ou 10 minutos de água-neve,com a chegada da precipitação e ainda com algum frio instalado.

Mas estas estações têm mínimas negativas devido à inversão.. O perfil vertical de temperatura é de ela subir com a altitude nas primeiras dezenas/centenas de metros. O chão é que tá frio, a temperaturas negativas!

Se hoje p.ex ainda temos nos níveis acima até 850hPa ou mais baixo, valores negativos, que caso houvesse precipitação, poderiam ser de neve.. Amanhã não! Como já disse o Vince, a temperatura aos 850hPa (portanto cerca de 1500m acima do solo!) será já bem positiva, mesmo de noite! Além do frio aos 500hPa ser menor.. E mesmo que esteja temperatura negativa medida nas estações.. É cá em baixo!!! Junto ao solo apenas.. E a neve não se forma aqui! Forma-se lá em cima, e tem de atravessar toda uma camada com temperaturas positivas!

Mesmo que comece a precipitar durante a noite com temperaturas perto dos 0º cá em baixo, embora não impossível, será altamente improvável que esteja ainda frio suficiente nas camadas médias/baixas à excepção do solo, para a neve ter qualquer chance de chegar a cotas baixas!

As pessoas esquecem-se disso, e associam facilmente a temperaturas perto dos 0º à superfície chance de neve, o que está longe de garantir alguma coisa!
;)

Não vou dizer que é impossível também, os modelos podem estar a falhar, pode precipitar ainda no limiar do ar frio suficiente a várias camadas.. Mas é muito difícil..
E só queria chamar a atenção, para este facto, da fácil e directa analogia que se faz: "se ainda estiver nos 0º e cair precipitação vai nevar!"..

Em situações de frio à superfície, com entrada quente e húmida depois, na volta até pode estar a chover com temperaturas negativas! :p
Pode é haver "freezing rain".. Mas também por aqui é altamente improvável.. Embora no interior seja possível realmente na 4ª-feira..

Mas pronto, esperemos que os modelos estejam redondamente enganados, e os senhores do IM com mais que fézada! :p
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá

Céu completamente limpo, vento quase nulo de N/NE.
Saindo um pouco do conforto dos 17ºC aqui em casa e por meros instantes sair até ao meu pátio, diria que parece surreal..., exige um certo esforço respirar este ar relativamente seco mas sobretudo muito frio!

Extremos de 14-Dez:

Máximos: 12.0ºC / 69% HR

mínimos: 2.9ºC / 28% HR

Valores actuais: 3.5ºC /60% HR
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Eu sei isso Rozzo.Mas se muitas vezes defendemos o IM,então agora é bom acreditarmos que ao darem essa possibilidade á Serra de Sintra, não se estejam apenas a basear na temperatura à superficie. :p Eu acredito,porque o IM fala nisso. E o IM em princípio tomou em conta todos esses factores.
Obrigado pela explicação já agora ;)