Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009



StormFairy

Cumulus
Registo
23 Fev 2008
Mensagens
242
Local
Quinta do Anjo - Palmela
interessante :rolleyes:

em que sentido??


ps-por aqui vento e mais vento...


A norte ... tenho andado lá fora a apanhar as decorações de Natal voadoras sabe-se lá de quem... e todo o tipo de lixo que veio parar ao meu quintal... O vizinho da frente vai ficar espantado de manhã quando der pela falta do Mega Pai Natal insuflável que tinha no terraço... foi-se !! :(

Sinceramente ... não estou a achar grande piada a esta madrugada... só espero que não me caia nada em cima do carro !!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
bem que rajadas de vento brutais!!:surprise::surprise:

parecia um barulho de um camião a vir...:eek:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
A cerca de 300m daqui passa o famoso e polémico corredor de cabos de alta tensão, que penso eu se prolonga até Cascais; é incrível o som à passagem do vento entre os cabos! Mais parece mar tempestuoso... :shocking:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
ate agora tem estado vento muito forte com rajadas da ordem dos 100km.h, a precipitação tambem caiu vigorosamente...uma loucura:eek::surprise:
neste momento estamos sob o nucleo da depressao, que se prolonga um pouco para sul do centro de circulaçao.
neste momento a depressao esta centrada a SW do cabo carvoeiro, movimentando-se para ESE, ate ao amanhecer deveremos ser invadidos por uma massa mais fresca e o vento rodará para W/NW nas regioes a sul de lisboa, a norte o vento rodará para N/NW ,mais aguaceiros se seguirao mas serao possivelmente menos intensos nesta segunda fase ate as 09h.
dados recolhidos pelas estaçoes meteopt e das estaçoes do IM permitem afirmar que esta depressao foi muito mais intensa que o modelado, com Pmin na ordem dos 980hpa tambem as temperaturas que subiram com a aproximaçao do nucleo permitem supor a existencia de um nucleo quente nos niveis baixos e a propria extrutura em virgula premitem adivinhar uma ciclogenese explosiva....
so saberemos ao certo o que aconteceu amanha. quando gente mais "perita" que eu fizer uma analise da situação:thumbsup:

volto a insistir....o vento esta tremendo com rajadas de 100 ou + km.h, chove fraco e estao 13.5 a 14.0º:eek:
este fenomeno trata-se de algo muito perigoso e que podera voltar a acontecer dia 24....isto porque dia 24 esta tambem prevista uma depressao forte que, caso se comporte como esta entrando em explosao pode ser catastrofica...peço que tenham cuidados redobrados nas prox 72h;)
concerteza que ja ha muitos danos agora plo sul e centro do pais:sad:
aqui a imagem que ilustra a grande besta:

no comments:surprise:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
consigo avistar clarões do lado de lá da leziria.... para os lados de samora correia

Penso que com esta intensidade de vento, as trovoadas que eventualmente surjam, a sua potência não corresponderá ao vigor do que estamos a assistir.

Com estas condições, o seu potencial não deve ser significativo, acho que não passarão de meros clarões; corrijam-me se estou enganado!