Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009



meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Boa tarde

Desculpem este off-tópico mas ouvi agora no Jornal da Sic, que o fenómeno meteorológico que passou na zona do oeste, foi um ciclone Tropical, com rajadas de vento de 220 Km/h:eek:, confirmam esta afirmação!?

É que não li muita informação sobre o que lá terá passado. Li no fórum que a frente tinha tido um rápido desenvolvimento antes de entrar em Portugal continental.

Ps-Desculpem a falta dos nomes técnicos, e a minha falta de informação sobre este assunto.
Obrigado

Eu quase que confirmo que houve rajadas de vento de 220 km/hora.Para além de uma estufa perto de Santa Cruz ter assinalado rajadas de 210 km/hora,a destruição que por lá vi, nunca vi nem semelhante aquilo. Não sei bem do que se trata um ciclone tropical,mas é confuso ver destruição em árvores,persianas ou muros virados para Norte,e ficarem destruidos,quando o vento nesse dia era de Sul! :shocking:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Qualquer depressão é um "ciclone"..

Agora "ciclone tropical" claro que não.. Não teve nada a ver com génese de ciclones ou tempestades tropicais, furacões, etc..

Isto apesar dos ventos em momentos terem sido dessa força, mas não se pode chamar nada disso, será claro mais um disparate dos media em assuntos meteorológicos!
:angry:

Foi "apenas" ciclone de latitudes médias (portanto extra-tropical) com um desenvolvimento muito intenso..


Quanto ao pormenor dos estragos em locais não virados a Sul..
Então repara meteo, se o centro da depressão passou ali, lembra-te do mapa de ventos à volta do centro de uma depressão.. Os ventos circundam a depressão, portanto se o centro passou ali, claro que houve ventos de diversas direcções à passagem do mesmo..
;)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Pois,está certo Rozzo. Obrigado pela explicação :thumbsup:
Não pensei nisso,mas faz todo o sentido. O centro da depressão passou mesmo pelo meu quintal então. :p
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá ;)

Por lapso, no último post não coloquei a temperatura mínima atingida esta madrugada a qual foi de 6.1ºC.

Céu muito nublado, vento fraco predominando de Sul e até ao momento sem ocorrência de precipitação.

Por aqui (work) verifico que estão cerca de 12ºC.
 

barts

Cirrus
Registo
27 Dez 2009
Mensagens
19
Local
Torres Vedras
Qualquer depressão é um "ciclone"..

Agora "ciclone tropical" claro que não.. Não teve nada a ver com génese de ciclones ou tempestades tropicais, furacões, etc..

Isto apesar dos ventos em momentos terem sido dessa força, mas não se pode chamar nada disso, será claro mais um disparate dos media em assuntos meteorológicos!
:angry:

Foi "apenas" ciclone de latitudes médias (portanto extra-tropical) com um desenvolvimento muito intenso..


Quanto ao pormenor dos estragos em locais não virados a Sul..
Então repara meteo, se o centro da depressão passou ali, lembra-te do mapa de ventos à volta do centro de uma depressão.. Os ventos circundam a depressão, portanto se o centro passou ali, claro que houve ventos de diversas direcções à passagem do mesmo..
;)

boas! é o meu primeiro post por aqui, descobri o forum ao pesquisar informações sobre o que sucedeu aqui por Torres na noite de 22 para 23 de Dezembro, e, apesar de não perceber muito disto vi que alguns questionaram as velocidades do vento aqui nessa noite, sem dúvida que foram superiores a 200 km/h.

Segundo Carlos Bernardes, vice-presidente da câmara de Torres Vedras e responsável da protecção civil de Torres, o que se sucedeu foi um ciclone extra-tropical de grau 3 com ventos superiores a 200 km/h.

Ja agora, se alguem pudesse elucidar um pouco sobre esse tipo de fenómenos agradecia...

cumprimentos
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Se me permitem, e visto que este tópico está direccionado para um seguimento com constantes actualizações por nós colocadas, deixo a sugestão de que se desenvolva este assunto no tópico já aberto para o efeito: Tempestade Vento Região Oeste (23 Dezembro... ;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Segundo Carlos Bernardes, vice-presidente da câmara de Torres Vedras e responsável da protecção civil de Torres, o que se sucedeu foi um ciclone extra-tropical de grau 3 com ventos superiores a 200 km/h.

Ja agora, se alguem pudesse elucidar um pouco sobre esse tipo de fenómenos agradecia...

cumprimentos

Experimenta procurar por Downburst no wikipédia. O artigo apesar de pequeno não está mal escrito e tem fotos interessantes. Acho que todo o fenómeno da zona oeste se resume a um extenso Downburst... :cool:
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Boa tarde, céu encoberto e 14,2º, vento fraco.
Estão-me a perguntar se vai chover em Lisboa até às 20horas e eu pelas imagens sat, radar, etc. não sei responder...:( parece-me que só depois disso...
A situação de Torres Vedras parece ter sido um dos episódios mais extremos de sempre em força do vento - era importante desenvolver mesmo o tema, quanto às condições que ocorreram, nesse novo tópico.