Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2009

franco

Cirrus
Registo
27 Ago 2009
Mensagens
14
Local
Abrigada
Viva,

este topico vem um pouco fora do tempo, mas é só para deixar uma imagem da "destruição" que passou por aqui no dia 23/12/2009.

[/IMG]

Não tenho estação meteorológica, mas não tenho duvidas que os ventos atingiram pelo menos 150km/h por aqui...

Freguesia de Abrigada, concelho de Alenquer.
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Acumulados 27,6 mm desde as 0h.

Uma manhã com temperaturas bastante elevadas, com 18,8 ºC no momento.
 

FJC

Cumulus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
324
Local
Marinha Grande
Desculpem mas tenho de escrever isto!

No jornal da uma da TVI a jornalista que estava a entrevistar uma senhora do IM, despediu-se dos telespectadores, com uma afirmação louca! Que poderia nevar em Lisboa na passagem de ano!!!!:lol: Quando antes a meteorologista disse, queda de neve no dia 31 acima de 600 metros!!!!:)

Não sei se será possível assistir de novo a isso, no site deles.


Pela Marinha Grande o céu está muito carregado, mas não chove desde a madrugada. E está uma temperatura bastante amena.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Desculpem mas tenho de escrever isto!

No jornal da uma da TVI a jornalista que estava a entrevistar uma senhora do IM, despediu-se dos telespectadores, com uma afirmação louca! Que poderia nevar em Lisboa na passagem de ano!!!!:lol: Quando antes a meteorologista disse, queda de neve no dia 31 acima de 600 metros!!!!:)

Não sei se será possível assistir de novo a isso, no site deles.


Pela Marinha Grande o céu está muito carregado, mas não chove desde a madrugada. E está uma temperatura bastante amena.

Se calhar a jornalista pensa que os 600 metros é a distância ao mar!:D
A meteorologia deve ser dos assuntos menos bem tratados pela comunicação social,desde boletins do tempo a dar 40 graus para Santarém em Novembro,quando o IM dá 20 graus,essa belissima história,e muitas outras. Um bocadinho de cuidado ficava sempre bem!
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Caros colegas,

No passado dia 23 a região Oeste foi afectada por "um ciclone extratropical de grau 3, com ventos a rondar os 220 Km/h".

Tentei obter os dados que apoiam esta afirmação mas apenas consegui os da estação da Lapa, Cartaxo, que apontam para ventos de 150 Km/h.

Estou de Férias nos Casais das Comeiras que ficam a 2 Km da Lapa, assim aproveitei para examinar os danos junto da referida estação.

Concluo que se os dados da estação da Lapa estão correctos, então os ventos de 220 Km/h que se falam nas notícias são plausiveis, visto que a destruição na Lapa e arredores foi inferior.

Gostaria de saber se alguém tem medições da intensidade do vento nas zonas mais afectadas que apontem para ventos de 220 Km/h.

Cumprimentos
Luís Guilherme

Na televisão falavam há pouco de um ciclone "tropical". Típico?
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Quando puder coloco aqui os vídeos que fiz sobre o temporal do dia 23-12 e a trovoada de ontem. ;)

Noite com bastante vento, que ainda se faz sentir de momento. Rajadas na ordem dos 35 km/h, nada por aí além.

O vento aqui parece que tem limite de velocidade, bah... :D

Acumulado desde as 0 horas: 22,9 mm.

Céu muito nublado e ameaça chover. Temperatura mínima de 16,6ºC. Temperatura actual de 18,5ºC, tendo já chegado aos 18,7.

Entre as 00h e as 04h choveu sempre sem interrupção.

Depois de ter acabado de chover, o vento passou dos 20 km/h para os 0 km/h, uma verdadeira acalmia. Podem ver isso no gráfico do wunderground.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Desde que começou a chover depois das trovoadas, acumulei 40mm, a madrugada depois até se segui-o calma, por agora levo 17,6ºC, 99% HR, vento fraco e céu muito nublado.

Deixo aqui um pequeno vídeo com o que passou por cá ontem:thumbsup:

 
Editado por um moderador: