Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Meus amigos só tenho uma coisa a dizer, que espectáculo este inicio de noite, com muitos relâmpagos, trovôes e muita chuva:w00t::w00t:, a 1º trovoada rendeu 6mm em pouco tempo, depois vieram outras, e neste momento ainda continua chover, o acumulado até agora é de 22mm:rain:.

Extremos de Hoje:

T.Máxima: 14.6ºC

T.Minima: 11.3ºC

HR.Máxima: 99%

HR.Minima: 80%

Rajáda Máxima: 18,7km/h
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Aqui está... 95.8km/h registados pela Auriol.

vento.jpg
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Boa noite!
Dia de instabilidade generalizada, destacando eu o fortíssimo aguaceiro que caiu por volta das 19h e pouco, estava eu a sair de casa, acompanhado de uma belíssima trovoada.
A precipitação segue nos 19mm (dados do Lightning) e a temperatura nos 14.2ºC. De momento, não chove.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas

Inicio de noite de trovoada mas não passou em cima da cidade passou ao lado infelizmente, ainda assim não passou ao lado da minha máquina fotográfica :p posto a seguir as fotos num tópico de fotos ;)

Total acumulado 20,2mm
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aqui está... 95.8km/h registados pela Auriol.

vento.jpg

:surprise::shocking:
As AURIOL, são estações que reportam como "gust", não o vento instantaneo mas uma média de 2 min.....puxa!
Para teres uma media de 2min de 95km.h, as rajadas passaram os 100-110km-h....terá sido um gustnado?
Houve danos?
:shocking:
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
:surprise::shocking:
As AURIOL, são estações que reportam como "gust", não o vento instantaneo mas uma média de 2 min.....puxa!
Para teres uma media de 2min de 95km.h, as rajadas passaram os 100-110km-h....terá sido um gustnado?
Houve danos?
:shocking:

Eu aqui também senti esse vento muito forte, aqui partiram-se vidros tal a força do vento.

Foi uma coisa de segundos, e eu estava a falar com uns colegas aqui do fórum no messenger, e até disse "Isto parece mais um tornado", tal era o meu espanto.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
No entanto o que aconteceu pode ter sido uma frente de rajada intensa (Da célula), cujos ventos podem ser bem constantes e fortes. Mas alguém mais experiente na matéria que faça uma análise.
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
A que horas foi e qual a localização exata do fenomeno?

Começo por te responder, no momento em que começou o vento, estava eu a fazer algumas coisas aqui em casa, e de repente do nada, sem que esperasse começou uma ventania descomunal :shocking: eu só pensei em ir à janela porque deduzi logo que fosse uma célula, tal foi a rapidez com que o vento começou, e realmente eu pensei que fosse algo mais que vento, pois o vento até estremeceu (pouco mas dava para se sentir) a casa, e estou num rés-do-chão, mal vou à janela reparo na valente chuvada que caia, e sem demoras fez logo um bom relâmpago! :D

Ainda vi uns 6 relâmpagos, 5 deles com o respectivo trovão e relativamente perto daqui.

Ainda fiz um pequeno vídeo da trovoada, mas foi com o telemóvel, mais tarde colocarei aqui, assim que formatar o PC. :thumbsup:

Bem, por enquanto sigo com 13,2ºC, vento fraco e 1010 hPa.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa