Geiras
Cumulonimbus
Sim, devem ser daquelas células com código incompatível com o nosso rectângulo, veremos se vale a pena o entusiasmo...
Pois..não me parece que venha para aqui...parece estar a ir para o Algarve...
Sim, devem ser daquelas células com código incompatível com o nosso rectângulo, veremos se vale a pena o entusiasmo...
Aquele enchimento na extremidade sul parece progredir; talvez se aguente até à costa sul!
Ao fundo as elevações a ENE da cidade de Coimbra com os seus cerca de 500m e os campos do baixo Mondego cobertos com alguma geada, se bem que parece não ter havido muita acumulação, talvez um possível nevoeiro mais denso ao início dessa manhã seja o culpado!
Em Odivelas, nos últimos dias, o meu pluviometro tem falhado devido à elevada humidade. O problema tem sido recorrente nas estações Oregon, e já no inverno passado perdi imensos dados devido a isso.
Este ano, e depois de um verão escaldante, pensei que o problema estivesse resolvido.
Até porque Outubro foi muito chuvoso aqui e ele nunca falhou. Novembro não foi tão chuvoso, mas houve poucos dias de sol.
Mas veio Dezembro e...
Até dia 5 tudo normal. No dia 5, deixou de dar sinal quando ia com 24mm acumulados. A estação do INAG em Caneças, (a mais perto de mim) acumulou nesse dia 45,2mm.
Entretanto o sinal do pluviometro voltou milagrosamente no dia 7. Isto apesar da continua humidade elevada. Ontem, dia 8, nem deu sol e ele não perdeu o sinal. Poderá também a ver com a temperatura, não sei...
No dia de ontem, acumulei 8mm.
Nos últimos dias, ainda destaque para os 2,4ºC atingidos na madrugada de Sábado (dia 4), aqui em Odivelas.
Nesse inicio de manhã, não em Odivelas, mas na A1, junto a Coimbra, o cenário era o seguinte: (gelado)