Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2010

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Bom dia.
O acumulado de precipitação ontem ficou-se pelos 44.7mm, acima das minhas expectativas. A ver vamos como vai ser o dia de hoje...
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Mínima de 15,7 ºC esta madrugada.

Acumulados 8,6 mm desde as 0h.
 

Jodamensil

Cumulus
Registo
29 Out 2008
Mensagens
350
Local
Loures (200m)
pessoal o que podemos esperar para esta tarde? aquela instabilidade toda que ai vem vai nos contemplar com alguma coisa especial? No topico do seguimento dos modelos fala-se de um aviso de " a few tornados " lol SERÁ??
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas, desculpa a pergunta (deve ser mesmo básica :) ), mas como sabemos se essa massa nebulosa tem ou não precipitação? Não há a possibilidade de serem só nuvens?

Através da experiência que se vai ganhando em observar imagens de satélite.

Por exemplo, e de forma muito simplista:

953zm4dm.png


A vermelho são nuvens de chuva moderada/forte que poderão ter ou não actividade eléctrica.
A amarelo uma mancha mais homogénea, de chuva moderada.
A azul, nuvens altas (sem precipitação ou precipitação residual). Muitas vezes estas acabam por "esconder" nuvens médias que podem trazer precipitação.
A preto, nuvens médias/baixas.

Mas como disseram, para a determinação da intensidade da precipitação, o radar é essencial.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
pessoal o que podemos esperar para esta tarde? aquela instabilidade toda que ai vem vai nos contemplar com alguma coisa especial? No topico do seguimento dos modelos fala-se de um aviso de " a few tornados " lol SERÁ??


sinceramente nem sei o que dizer....

eu já falei com os meus pais em Tomar para estarem novamente preparados....
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Através da experiência que se vai ganhando em observar imagens de satélite.

Por exemplo, e de forma muito simplista:

953zm4dm.png


A vermelho são nuvens de chuva moderada/forte que poderão ter ou não actividade eléctrica.
A amarelo uma mancha mais homogénea, de chuva moderada.
A azul, nuvens altas (sem precipitação ou precipitação residual). Muitas vezes estas acabam por "esconder" nuvens médias que podem trazer precipitação.
A preto, nuvens médias/baixas.

Mas como disseram, para a determinação da intensidade da precipitação, o radar é essencial.


Obrigado :thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Neste dia em que se celebram 2 anos antes do fim-do-mundo (:D), sigo com céu encoberto, nevoeiro acima dos 500m, e vento moderado.

15,4ºC actuais, com pressão nos 997 hPa, tendo a mínima até ao momento sido de 14,6ºC.

4,0mm acumulados.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra